Versão on-line do VOLP com nova ortografia

A mudança na ortografia está confundindo você? Não sabe se ainda se escreve “mão-de-obra” ou se caiu o hífen? Se o correto é “coerdeiro” ou “co-herdeiro”? Se o acento de “assembléia” caiu mesmo? Seus problemas acabaram!

A Academia Brasileira de Letras acaba de disponibilizar na Internet a quinta edição o Vocabulário ortográfico da língua portuguesa (VOLP), do ano 2009, atualizado pela nova ortografia. A obra contém 381 mil verbetes.

Além de facilitar a vida de pobres revisores como eu e de quem mais se interesse por uma escrita correta, a novidade representa uma economia de cerca de 100 reais, que é o preço médio da versão impressa (não é o meu caso, que comprei o meu exemplar ainda quentinho).

Você pode fazer a busca por palavras inteiras ou apenas por parte de palavras. A lista de palavras encontradas aparecerá logo abaixo do campo de pesquisa.

O endereço eletrônico é este: VOLP on-line.

A dica é da minha amiga Rosana Brandão Ihara.

***

Se quiser entender as mudanças, sugiro a versão em pdf do Guia da reforma ortográfica, disponibilizado pelo Governo do Estado de São Paulo.

About these ads

9 comentários em “Versão on-line do VOLP com nova ortografia

  1. Olá dear Canto, muito obrigado pela dica que você e Rosana nos oferecem com tanto carinho. Como editor estou preocupado com as alterações na grafia da nossa língua, chegamos a comprar um programa de computador – logo depois da assinatura do acordo – e nos demos conta que havia uma série e erros e impropriedades; perdemos tudo e ainda tivemos que refazer várias edições. Agora estou mais tranquilo, e já vamos aproveitar sua maravilhosa dica. Muito obrigado mesmo e espero em breve participarmos de um projeto de revisão ortográfica em nossa tradução da Bíblia King James com você e sua equipe. Um grande abraço e parabéns pela brilhante iniciativa.

  2. Caro Judson:

    Muito agradecido pela sugestão. Como você, fui um dos primeiros a adquirir a versão impressa assim que saiu, diretamente na lojinha da ABL, aqui no Rio. Mas, sem dúvida, a versão online é uma mão na roda. Isso, junto com o inolvidável Houaiss eletrônico.

    Um grande abraço,

    Josemar

  3. Olá meu irmão. Obrigado pela dica!!!

    Acabei de testar, só que achei meio “mequetrefe”, pq se vc não souber a grafia correta ATUAL da palavra, não vai encontrá-la, a menos que vá arriscando e procurando na lista que retorna da pesquisa. É um contrassenso (p.exe. a palavra “contrassenso” eu arrisquei pela minha interpretação da nova regra, uma vez que não a encontrei pela ortografia antiga – contra-senso – e nem com alguma derivada direta, como contrasenso ou contra senso… Quem poderia imaginar, sem conhecer a regra, que a consoante duplica??), pq se eu soubesse como se escreve, não teria necessidade de usar o recurso! Concorda?? (rsrs)

    Abraço e, em todos os casos, obrigado por enviar. Ainda vou encontrar uma utilidade – rsrs.
    Selner

  4. Caro Selner,

    Quando houver dúvida, o melhor é pesquisar PARTE da palavra, como “contra” ou “contras”, e por aí vai. Aí é seguir a lista que aparece para encontrar a palavra. O VOLP registra apenas como as palavras são escritas, não tem a função de comparar com a ortografia antiga.

  5. Valeu, Judson! Não sabia que tinham disponibilizado também na net. Já não era sem tempo, né? Aproveito pra mandar um abração pra Rosana também!

  6. Uma pedrada nos químicos a tal Nova Ortografia da Língua Portuguesa, especialmente quando nomes de compostos químicos iniciados com ciclo, di, poli,tri, cujos nomes fundamentais se iniciavam com h, e este foi suprimido após os referidos prefixos ou se o nome fundamental se inicia com o ou i. Exemplos respectivos:cicloexano (nome fundamental:hexano); diidroxilado (nome fundamental:hidroxila; hidroxilado e hidroxílico, os adjetivos correspondentes); diimida (nome fundamental:imida); poliisopreno (nome fundamental:isopreno); poliidroxilado (veja acima o caso diidroxilado);triiodado (nome fundamental:iodo; iodado, adjetivo correspondente). Se é que vamos retornar às origens e aplicar regras totalmente subjetivas no emprego do hífen para casos em que a junção de prefixos ou elemnetos de composição com palavras iniciadas
    com a mesma vogal ou consoante terminal daqueles (por exemplo, anti-inflamatório, micro-onda, super-realismo, ciclo-octano, multi-inflacionado, inter-relação), aonde iremos chegar, se o VOLP publica
    nomes que permitem duas grafias? Cicloexano e ciclo-hexano, por exemplo. Aqui faltaram consultas a pessoas de áreas acadêmico-científicas que tratam com profundidade e seriedade da nomenclatura
    dos termos envolvidos em suas áreas. Não é um autoritarismo de lexicógrafos? Perdoem-me o desabafo. Que mal existe em mantermos a grafia de antiinflamatório , microorganismo e microonda, já que quiseram simplificar o emprego do hífen e vieram com tantas regras subjetivas e confusas? Que mal existe em escrever interrelação, superrealismo sem hífen?
    Aos profissionais da Química vale uma boa reflexão neste assunto, principalmente quem vai ensinar essa disciplina ou publicar trabalhos correlatos a ela.
    Anthony

  7. Ótimo, Sr. Brant, esse “autoritarismo de lexicógrafos”. Uma verdadeira loucura essa mudança ortográfica. E eu que pensei que sabia alguma coisa, já que trabalhei mais de 15 anos como revisora de textos. Acredito que estamos vivendo uma praça de guerra com as palavras, devido à divergência entre os dicionários sobre a nova ortografia. O que fazer? Porque aprender a nova ortografia é fácil, basta estudar, mas não consigo entender a divergência; nem eu nem ninguém. A propósito, preciso de uma dica para a nova forma de grafar pseudo-sábio. Pseudossábio?
    Obrigada.

  8. Excelente!
    Já tava comprando o impresso para estudo. Estou estudando para prova de revisor, pela Gráfica do Estado do RS, quando vi no teu post que tem o online. Muito obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s