Códice sinaítico disponível na Internet

Uma notícia que vai interessar aos teólogos e seminaristas, principalmente os que estudam ou conhecem grego: o famoso Códice sinaítico começou a ter o seu conteúdo disponibilizado na Internet. O projeto está a cargo de quatro entidades: a Biblioteca da Universidade de Leipzig (Alemanha), a Biblioteca Britânica, o Mosteiro de Santa Catarina e a Biblioteca Nacional da Rússia.

O Códice sinaítico foi descoberto pelo estudioso das Escrituras Konstantin Tischendorf (1815-1874), no Mosteiro de Santa Catarina, que fica ao pé do monte Sinai. Ele encontrou 129 tiras de pergaminho que continham uma cópia manuscrita da Septuaginta, a tradução grega do Antigo Testamento. O incrível é que os pergaminhos, que datam por volta do ano 350, estavam no lixo, a ponto de serem queimados! Como os monges de repente passaram a demonstrar interesse pelos documentos, Tischendorf pôde levar apenas uma amostra. Uma batalha científica e política arrastou-se por quinze anos e rendeu mais duas visitas ao mosteiro. Ele finalmente conseguiu o restante dos pergaminhos (que estavam outra vez perdidos no mosteiro!), mas não foi só isso. A pessoa que os guardava apresentou também a Tischendorf o restante do códice: o Novo Testamento completo em grego coiné! O Códice sinaítico é a maior prova material da fidelidade dos textos bíblicos. E agora qualquer internauta pode ter acesso a esse extraordinário documento.

As entidades responsáveis pelo projeto pretendem publicar o códice completo na Internet até julho. Alguns textos serão traduzidos para o inglês e o alemão. No site (inglês, alemão e russo), você pode selecionar o livro, ver a figura do manuscrito e ler a transcrição ao lado (com o texto recuperado onde há falhas no documento) e a tradução, além de várias outras ferramentas e informações.

Acesse aqui: www.codex-sinaiticus.net.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s