Mundo pré-adâmico: pastor Moabel responde ao pastor Mesquita

Em fevereiro deste ano, o pastor Antônio Mesquita publicou o artigo “Dake — O que deve e o que não pode!”.  Na seção “Discordâncias da Dake (I)”, ele rebate a teoria do intervalo (gap), defendida na Bíblia Dake, que entende haver um espaço de tempo entre Gênesis 1.1 e Gênesis 1.2. Assim,  a criação do mundo, narrada nesse capítulo, seria na verdade uma recriação. O versículo 2 estaria retratando o estado caótico de uma primeira Terra, cujos habitantes foram destruídos no episódio da rebelião de Satanás.

Essa teoria também abre caminho para a suposição de que os demônios, cuja origem é muito discutida, seriam a humanidade pré-adâmica, que hoje vaga pelo mundo na condição de seres sem corpo, daí a compulsão por se apossarem de humanos e animais.  Ela também explicaria a existência dos dinossauros, extintos quando aquele primeiro mundo foi destruído. Eis o que diz o pastor Mesquita sobre o tema em questão:

Já nos primeiros versículos (Gn 1.1 e 2) o comentário de Dake remete para a Teoria de GAP, chamada de brecha (espaço, abertura), a partir da tradução de que a Terra tornou-se (e não era) sem forma e vazia (“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gn 1.2).

Realmente GAP deve ser visto ao pé da letra, pois caso seja esta a interpretação, fica entre os dois versículos a abertura, o buraco, uma janela cósmica, para se introduzir muitas teorias. Cabe nela até mesmo a Teoria da Evolução, a sociedade pré-adâmica, também, defendida por Dake, os bilhões de anos, defendidos e necessários à evolução natural dos seres, e assim por diante.

Lógico que Dake, em sua época, não possuía as informações que temos atualmente, dentre elas as que dizem respeito aos avanços científicos e que derrubam informações forjadas pelos defensores da evolução.

Dake toma o vocábulo era e o interpreta, a partir do hebraico hayah, como tornou-se, passou a ser, veio e aconteceu, e aí abre espaços então para um buraco sem fundo. Nele se encaixa uma outra criação (que a Bíblia teria esquecido de citar!?).

No comentário original da Bíblia, retirado pela CPAD, Dake fale em re-criar (replisc, no inglês), com a ideia de encher de novo, conforme a indicação contida no sistema refil. A interpretação indica um outro dilúvio – o Dilúvio de Lúcifer – que fez com que o cosmo ficasse envolto em água – o caos aquoso da Terra, por interferência do Espírito Opositor.

Na página 75, o comentário (3), logo na cabeça da página, diz “Encher a terra com homens, como ANTES, quando Lúcifer reinava”, relacionado a Gênesis 1.28 (o grifo é nosso). No comentário anterior (2), a Dake fala em “espécie humana”, mas na página 70, trata da “raça humana”, ideia que vai de encontro à evolução de espécies de animais (de raças). O homem não tem raça como os animais (raça de cavalo, de cachorro, de víboras…), mas foi feito único, a partir de Adão.

O versículo 2 indica ainda a presença de uma poeira cósmica (“sem forma e vazia”). A Terra não possuía o formato visto depois, o globo terrestre, conforme nota Isaías: “Ele é o que está assentado sobre o globo da terra…”, Is 40.22. Portanto, os versículos 1 e 2 indicam a preparação do cenário da Criação. Já nos versos seguintes, até o quinto, após a criação da luz, temos o globo e a órbita terrestres.

“A terra, porém, estava (ou era) sem forma e vazia”, equivale afirmar que o que se via era uma poeira cósmica e o Criador prepara todo o cenário para estabelecer a própria Criação, que se vê na sequência do texto. Outros comentários dão conta de que a imagem descrita no versículo 2 indica a existência de uma massa informe, em meio ao caos aquoso.

Embora o versículo 2 afirme que “a terra era sem forma e vazia…”, o que leva muitos a estruturar a existência de grande separação entre os versículos 1 e 2, Isaías afirma: “Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a estabeleceu, não a criou vazia,  mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro”, 45.18 (o grifo é nosso).

A interpretação mais discutida para explicar o espaço entre os dois versículos diz respeito à destruição da Terra, após a queda do Diabo. Isaías retrata a expulsão de Lúcifer (ou Lucifer, sem acento), que traduzido é “anjo de luz”, no capítulo 14.12-20 e Ezequiel 28.11-19. Ezequiel profetiza: “por terra te lancei”, 28.17 e Isaías diz: “porque destruíste a terra”, 14.20. Daí a explicação do versículo 2: “A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o espírito de Deus se movia sobre a face das águas”.

Neste ponto muitos estudiosos não concordam mais com a interpretação desta parte de Isaías e Ezequiel como sendo uma alusão à queda de Satanás, pois o contexto histórico destas duas passagens diz respeito a reis e nações. Alguns acreditam que Ezequiel 28.11-19 fala do rei de Tiro e Isaías 14.12-15 ao rei da Babilônia. Os dois contextos mostram que as profecias se direcionavam as nações (Sidom, Egito, Moabe, Edom e outras). Da mesma forma Gêneses 1 e 2 é interpretada, segundo Élson Santana, como retratando um momento histórico de Israel quando estavam na Babilônia.

Na verdade, a interpretação mais provável é de que está implícita entre os versos 1 e 2 a narrativa natural da Criação. Desde o primeiro versículo até o último está contida a Criação de todas as coisas, numa sequência natural e sem interrupção.

Dias atrás, o pastor Moabel Pereira, defensor da Bíblia Dake, postou um vídeo no Youtube para responder ao pastor Mesquita e pediu a este blogueiro que o divulgasse. É o que faço agora, atendendo ao pedido do pastor Moabel e com autorização do pastor Mesquita.

Assista ao vídeo clicando aqui.

About these ads

17 comentários em “Mundo pré-adâmico: pastor Moabel responde ao pastor Mesquita

  1. Quanto ao vídeo postado pelo meu nobre amigo e pastor Moabel, devo afirmar ainda que, além da hermêutica – intepretação de texto -, é necessário levar em conta TAMBÉM a exegese. Esta ciência não autoriza a livre interpretação, aquilo que não está contido no texto, suposições, criação de paralelos etc. O que não está no texto não pode ser levado para conclusão de teses, por exemplo.
    Os argumentos da destruição da Terra, entre 1 e 2 de Gênesis 1, são realmente fortes – excluindo obviamente a questão da ‘raça’ pré-adâmica (esta extrapola qualquer bom senso teológico) -, mas não tem nenhuma sustentação do próprio texto bíblico bíblico (a regra mor).

    Curtir

  2. Tambem temos que lembrar Senhor Mesquita que foi descoberto um novo fossil na Siberia que nao tem o mesmo DNA, codico genetico que a Lucy que tem 3.4 milhoes de anos . Tudo que o Senhor ve grama, milho, arvores possui um codigo genentico parecido com o nosso oque nao e nem um pouco parecido com na nova descoberta. A ciencia caminha para frente. Agora acabou o jogo esse negocio da velha guarda dizer que a terra so tem 7 mil anos acabou nao cola e finalmente os cientistas e geologos vao para de rir dos evangelicos . ACABOU.

    Curtir

  3. Jesus e os ensinamentos sobre o mundo pre Adamico .
    Não e somente Sr Mesquita o velho testamento que nos ensina sobre um sistema social na terra destruído antes de Adao, mais muitas escrituras no novo testamento também nos revela o mesmo fato.
    Já que o senhor disse que a bíblia teria esquecido de dar outras referencias vamos ver oque o Sr disse no Blog do Sr. Judson Canto
    .. Dake toma o vocábulo era e o interpreta, a partir do hebraico hayah, como tornou-se, passou a ser, veio e aconteceu, e aí abre espaços então para um buraco sem fundo. Nele se encaixa uma outra criação (que a Bíblia teria esquecido de citar!?).
    Entao vamos as provas do novo testamento e colocar finalmente um fundo no buraco.
    Em Mateus 13:35 Jesus usou uma exprecao “desde a fundação do mundo” que literalmente significa
    “Desde a destruição do mundo “ No Grego a palavra para “mundo” aqui e Kosmos . Significa ordem social ou “Sociedade mundial” “ordem” Arranjo oque e o oposto de caos (vazia) que Deus não criou (Isa 45:18), mais que era uma as condições da Terra em Gen 1:2. A palavra “fundação” no novo testamento vem de 2 palavras no Greco que são as seguintes vamos La.
    1. O pro nome themelios e o verbo themelioo são palavras comuns usadas literalmente para uma construção. Ou uma organização , ou as obras de uma pessoa , o que esta bem claro em Mateus 7:25; Lucas 6:48-49; 1 Cor. 3:11; Efesios 2:20; Heb. 6:1 .
    2. O pronome Katabole o que corresponde o verbo Katabollo não so palavras comuns para “fundação” como são traduzidas as vezes no novo testamento . O que e bem claro nesse assunto e questão que essas palavras são encontradas. Por exemplo Katabollo siginifica derrubar ou retirar, mover e também esta traduzida em 2 Cor. 4:9; Apoc 12:10. Heb. 6:1 ao invés de “não colocar novamente a fundação “ a tradução deve ser “Não derrubar uma fundação” que já esta construída mais a deixar continuar em perfeição. De acordo com o pronome Kababollo , derivado do verbo deveria ser traduzido “interrompido ou arruinado” e esse deveria ser o significado de “fundação” em Mateus 13:35; 25;34; Lucas. 11:50; Joao 17:24 ; Efesios. 1:4 Heb. 4:3; 9:26; 11:11; 1 Pedro. 1:20; Apoc 13:8; 17:8.
    Mais não e so Cristo que menciona o mundo pré Adamico e também Pedro,Paulo, Joao e no final de toda essa matéria que irei postar gostaria de fazer algumas perguntas ao senhor se possível ?

    Moyses Pereira

    Curtir

  4. Muito Agracido Pr. Mesquita,em breve postarei mais assuntos,no momento estou muito atarefado e um prazer trocar ideias com o nobre colega Pr. Moabel

    Curtir

  5. …,que bom saber de tuas palavras Moabel.Agredito ser Moisés teu filho que conheci ainda muito bebe. parabéns pelos ensinamentos…que os tive muito atráves de tua familia no geral , em especial tua mae. registro aqui meus agradecimento por tudo que adquiri atrves da palavra do SENHOR…onde voces foram meus grandes intermediários. Felicidades e tudo de melhor .OBRIGADO !!!

    Curtir

  6. pastor que bom saber que o senehor esta bem sou de itaborai eu era criança quando o sernho pastorio no campo de cabuço com pastor eneas e a merico que ja dorme no senhor

    Curtir

  7. A paz para todos. A respeito da era pré adamica, eu achava absurdo que fosse real, e que isso era papo do INIMIGO , para confundir os cristãos. MAS AGORA VEJO QUE ISSO É UM CASO REAL E VERDADEIRO. A Dake tem conteudo revelador , em um seminário o professor dizia que o mundo tem 7mil anos, então eu fiquei pensando, como, poderia ser se segundo estudiosos a terra tem aproximadamente 4,6 bilhoes de anos e os dinossauros foram extintos a 60 millhões anos atras…Acredito que o homem que é a imagem e semelhança de Deus tenha cerca de 6mil anos de existencia , mais o planeta terra tem mais alguns bilhões de anos na bagagem, acredito que também existia seres racionais na era pre adamica, alem dos dinossauros, porque lucifer dominava nessa epoca isaias 14:06 e 14:17, pois fala d reinos , e cidades,.NÃO ACREDITO EM TEORIAS EVOLUCIONÁRIAS QUE DIZEM QUE O HOMEM VEIO DE UM PROCESSO EVOLUTIVO DE ALGO ANTES DE NEANDERTAL ATÉ O HOMEM QUE SABE QUE SABE O SAPIEN SAPIENS, rsrsrsrsrsrsr. Sei que o homem é criação de DEUS Sua Imagem e Semelhança nos fez. Sei que en DEUTERONOMIO 29:29 esta escrito As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei. È isso ai vamos descobrir o que o SENHOR nos permitir. um abraço a todos e fiquem com a paz do Senhor Jesus.

    Curtir

  8. eu sou um novo convertido faz 10 anos e eu estudo a palavra de de de DEUS a mas ou menos 3 horas todos os dias e eu ja li cercacde 100 livros a cercada biblia e a palavra de deus 10 vezes e nunca vi uma biblia de estudo como a dake a paz vou ficando por aqui
    estou terminando de ler a dake suas anotaçoes e acho espetacular lembre a biblia é simples saõ os homem que complicão ela o antigo testamento é a sombro do novo lembra

    Curtir

  9. A Paz, se pararmos para escutar 14 teólogos diferentes, ouviremos 15 teorias distintas, no entanto não podemos esquecer que nossa salvação não depende de aceitarmos a teoria pré-adamica ou não, se o lugar de tormento fica no centro da terra ou não, se existe 3, 4, ou 7 céus, temos que não perder o alvo que é Jesus o Salvador, Esse sim é incontestável, vamos trocar idéias (expeculações), respeitando os irmãos, que Deus nos encha da sua glória.

    Curtir

  10. Eu achei interente o assunto e a natratiba da explicacacao….parabens mas fico na Graca de Jesus Cristo….que nos nao dependemos desse fato da historia para sermos salvos….mas obrigado a explicacao foi a mais clara que ja li e o teor espiritual e excelente.

    Curtir

  11. tubo baboseira, prefiro a biblia joao de almeida, esse drake é um retardado, bem q na biblia diz ” que surgiram falsos profetas e muitos serao confundidos(enganados).
    “conhecereis a verdadde ea verdade(JESUS CRISTO) VOS LIBERTARA. :)

    Curtir

  12. Claro que existiu vida antes de Adão,o tempo geológico é de aproximadamente 2.5 BILHÕES de anos (um dia para DEUS) os animais e vegetais foram criados no 5ºdia ,o Homem no 6º dia (2.5 bilhões de anos depois) quando a terra estava totalmente pronta para ser habitada. Vejam que quando Noé fez a arca , DEUS mandou que ele utilisasse BETUME( petróleo) para SELAR (vedar) as juntas para que não entrasse aqua na arca. Sabemos que petróleo é produzido por matéria orgânica ,isto é,ANIMAIS e VEGETAIS que depois de Bilhões de anos se transformam em petróleo e gas. Todos os seres d’aquela época, (vegetais e animais) foram exterminados para preparar o planeta para ser habitado pelo homem (ADÃO/ EVA) assim como vai acontecer novamente após o APOCALÍPSE, outro recomeço com o planeta renovado!!!

    Curtir

  13. Assunto importante para estudiosos não ignorantes na área teológica com a finalidade de levar conhecimento sem interferir no elemento basico de nossa salvação. Nós os humanos continuamos sendo, o mundo continua sendo, tudo continua em andamento de formação e é preciso entender a perfeita vontade do Senhor Deus/ELOHYN que governa todo esse universo. O amanhã denuncia os feitos e declara a existencia de novos mundos, novos sistemas elaborado por Êle e colocados como misterio aos nossos olhos para serem revelados aos seus servos. Deus abençoe

    Curtir

  14. as pessoas tem medo de entender o que se passou anos atrás, como se isso fosse ofender a Deus, santa ignorancia é continuar na ignorancia, é lógico que a biblia conta lindam,ente o que houve, como contamos a nossos filhos os lindos contos de fadas e fábulas, a mente humana naquela época só SUPORTAVA ISSO. Crescemos e amadurecemos, está na hora de sabermos a verdade, de onde vieram os bebês… acorda gente, deixa de criancisse e vamos em frente. Deus não vai deixar irmos alem de nossa capacidade de entender, ele terá misericórdia de nós, como no passado, somos ainda um bando de imbecis diante da superioridade divina, tudo a seu tempo. beijos, fiquem com Deus.

    Curtir

  15. Eu gostei muito dos seus videos, eu faço uma pergunta sobre o cair no espírito, pois estou muito muito confusa com este movimento.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s