Bíblia A Mensagem é lançada no Brasil

No dia 16 de maio, num jantar realizado no Espaço de Eventos Hakka, em São Paulo, a Editora Vida fez o lançamento oficial da The Message, uma paráfrase-tradução de Eugene Petersen, que no Brasil terá o nome oficial de A Mensagem: Bíblia em Linguagem Contemporânea ou simplesmente A Mensagem. Fiz parte da comissão editorial como revisor de estilo. Não pude comparecer ao jantar de lançamento, mas recebi o meu kit, com um exemplar da Bíblia, caneta e até uma plaquinha. A supervisão exegética e teológica foi do biblista Luiz Sayão.

Por ser mais uma Bíblia de leitura, ou seja, daquelas que a gente normalmente não leva para a igreja, mas que proporciona um exercício muito interessante quando comparada com outras versões, A Mensagem não apresenta o texto dividido em duas colunas, como nas outras Bíblias. O resultado foi um layout menos sisudo, convidativo à leitura. Quanto ao conteúdo, embora Peterson tenha traduzido a obra dos textos originais, ele tomou certas liberdades na linguagem e na interpretação, o que faz de A Mensagem um meio-termo entre a tradução e a paráfrase. O salmo primeiro, por exemplo, ficou assim:

Como Deus deve gostar de você:

você não aparece no Bar do Pecado,

você não anda à espreita no Beco Sem Saída,

você não frequenta a Escola dos Desbocados!

Pelo contrário, você vibra com a Palavra do Eterno,

você rumina as Escrituras dia e noite.

Você é como uma árvore replantada no Éden,

dando frutos novos a cada mês,

Que nunca perde suas folhas

e que está sempre florescendo.

Você não é, de jeito nenhum, como os perversos,

que não passam de poeira ao vento —

Sem defesa nos tribunais,

são companhia imprópria para as pessoas inocentes.

O Eterno traça o caminho que você escolhe.

Mas o caminho que eles escolhem é uma pista escorregadia.

About these ads

22 comentários em “Bíblia A Mensagem é lançada no Brasil

  1. Graça e Paz Judson,

    Olha, parece interessante esta Bíblia, fui ao site da Editora Vida para conhecer melhor, pois sei que eles sempre disponibilizam trechos da obras, e li os salmos do 18 ao 31, é bastante coisa, deu pra dar uma bela noção da obra, parabéns pelo trabalho da equipe.
    Agora, com relação ao autor, Eugene Petersen, outro dia ia comprando um livro dele, Espiritualidade subversiva, e fiquei em dúvida, as vezes estes escritores de fora a gente não conhece bem, não sabe muito bem o que eles escrevem, depois conversando com um amigo ele me disse que ele é bom, que eu podia comprar, o que você me diz?
    Um abraço.

  2. Caro Fábio,

    Ainda não li nenhuma outra obra de Peterson. O que sei é que ele tem muitos admiradores no Brasil e também alguns que desaprovam as suas ideias. Creio que estamos diante da velha questão de reter o que é bom e descartar o que é nocivo, se houver.

  3. QUANTAS E MAS QUANTAS BÍBLIAS TEREMOS, E CADA UM COM SUAS PRÓPRIAS INTERPRETAÇÕES.
    E NO FIM É TUDO PARA INTERESSE PRÓPRIO (DINHEIRO,DINHEIRO,DINHEIRO….)
    ESSE POVO PROTESTANTE TEM TANTAS BÍBLIAS E POR ISSO QUE TEM TANTAS IGREJAS,CADA UMA COM CERTEZA TEVE TER UMA BÍBLIA DESSAS.
    SÓ JESUS NA CAUSA!!!!

  4. Quem conhece um pouco da história da organização da Biblia como a conhecemos, o contexto histórico da Septuaginta e da Vulgata de Jerônimo com suas invenções profanas visando agradar ao clero romano, e como os concílios papais canonizaram e organizaram os livros, depois os protestantes pouco fizeram para recuperar as traduções lípidas, vindo após isso inúmeras versões que somente se pode classificar como mais fiel e menos fiel, mas nunca sem interferências humanas, claramente expostas nas notas, vindo após isso os biblistas alemães ávidos por vender sua nova invenção, a Biblia compacta, sinceramente ficam algumas dúvidas, sendo estas Bíblias modernas fruto do retrabalho de Westcott e Hort em cima do texto de Erasmo de Roterdã, um católico, humanista, a quem Lutero tinha grande admiração e que hoje são reconhecidos como vasos para desonra, convém lembrar Lutero queria reformar a Igreja católica e morreu confessando-se um padre reformado. Será que a parábola do semeador, na parte em que o inimigo começou a semear o joio enquanto os lavradores dormiam não se referia a isto ? Álguem sabe dizer porque no conselho editorial da NVI havia um homossexual e porque os direitos de impressão da NVI nos estados unidos pertencem ao Rumpert Murdoch, dono de estudios de cinema e televisão assim como de inúmeros sites pornôs ?

  5. Gilson Lira,ainda bem que alguem esta acordado,levando em conta que a Biblia e o livro mais vendido no mundo não e de admirar que esse tipo de gente esteja metido nisso,tem muitas coisas mais,porem eles tomaram o poder e não podemos fazer mais nada,pena

  6. A Paz do Senhor,
    A Tradução da Biblia A Mensagem esta gerando duvidas sobre a identidade do homem em relação a Deus. EX: o salmo 1 esta dizendo como Deus deve gostar de vc ( a duvida esta ai) pois nas tradicionais diz Bem aaventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios e enm se detem no caminho dos pecadores SL-1. Em comparação a esses dois versiculos SL 1, as traduções tradicionais não deixam duvidas, pq o homem que confia no Senhor é bem aventurado

  7. A paz do Senhor,
    Muito boa essa biblia. Moro nos estados unidos e ainda nao chegou ela aqui em portugues. mais o meu pastor tem ela, dei uma lida e agradei muito! Facil de entender usando palavras mais profundas…. AMEEEI! Estou correndo atraz de uma.
    Fiquem com Deus

  8. PESSOAL, SE VCS ENCONTRARAM INTERPRETAÇÕES IRREVERENTES AO Q A BIBLIA DIZ NESSA VERSÃO DA BIBLIA “A MENSSAGEM”, O QUE SE DEVE FAZER, Ñ É DESFAZER DA SUA SE VC JÁ A POSSUI. AGORA É COMO O JUDSON CANTO DISSE, “RETENHA O Q FOR CONVENIENTE E DELETE OQ FOR NOCIVO”. OU LEIA A VERSÃO TRADICIONAL (DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA OU A BÍBLIA SHEDD) TAMBÉM. JÁ Q APÓS ELA,COMEÇARAM A INVENTAR OUTRAS TRADUÇÕES PARA FACILITAR A LINGUAGEM PARA INCENTIVAR OS LEITORES, E ATÉ QUE NESSE TEMPO PRESENTE BÍBLIA “A MENSSAGEM” CHEGOU EM NOSSAS LIVRARIAS PARA FACILITAR E ENCORAJAR A LER A + BIBLIA. NÃO PRECISA DESSA PICUINHA TODA PRA DRAMATIZAR A SITUAÇÃO. ESSA É A SOLUÇÃO: POIS SE A INTENÇÃO DE EUGENE PETERSON FOR DE AMENIZAR O QUE A BIBLIA DIZ NA SUA LINGUAGEM ORIGINAL, A GENTE JÁ TÁ INFORMADO DO Q A BÍBLIA DIZ NO SEU CONTEXTO ORIGINAL.
    EU Ñ TENHO UMA BÍBLIA A MENSSAGEM, MAS VOU CONSEGUIR 1A PRA MIM, E FAÇO QUESTÃO DE TER UMA. A GENTE CRENTE TEM Q PARAR C/ ESSA IGNORÂNCIA!!! TEMOS Q TER CIÊNCIA, SABER DE TUDO UM POUCO PARA TERMOS OQUÊ DEBATER OU ARGUMENTAR DIANTE DE QUESTÕES Q CHEGAR ATÉ NÓS. NINGUÉM SABE TUDO OU É OBRIGADO A SABER TUDO,MAS DEVEMOS BUSCAR INFORMAÇÃO DO Q Ñ SABEMOS, 1X QUE SOMOS QUESTIONADOS NA TAL QUESTÃO! SENDO HUMILDE DE DIZER Q Ñ SABE, MAS VAI PROCURAR SABER OU ESTÁ APRENDENDO. E SE PORVENTURA ALGUM “JOÃOZINHO – SABE – TUDO” CHEGAR EM VC COM AQUELA RISADINHA SARCÁSTICA, COM IRONIA TIRANA E CURTIDORA, SÓ PORQ VC Ñ SOUBE RESPONDER A SABEDORIA CULTA DELE, VC DIZ BEM ASSIM: E VOCÊ? O QUÊ VC SABE??? –
    ISSO É TUDO, PESSOAL!!! ATÉ+. PAZ!!!

  9. PEGUEI ESTA COMPARAÇÃO DE UM SITE QUE VISA DESQUALIFICAR “A MENSAGEM” VEJAMOS:

    Em Mateus 6:9-13 lemos: “…Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém” (Almeida Corrigida Fiel – ACF).

    “A Mensagem”: “Pai nosso que estás no céu, revela-nos quem és. Põe o mundo nos eixos; faze o melhor possível, tanto em cima como em baixo. Conserva-nos vivos com três refeições diárias. Mantém-nos perdoados contigo e perdoando os outros. Guarda-nos a salvo, de nós mesmos e do Diabo; a responsabilidade é tua.”

    Sabemos que as traduções nunca serão totalmente exatas, principalmente pq as originais foram em sua maioria citadas para que os copistas as escrevessem.

    O que achei mas fastástico? “…que est;a no CÉU”…revela-nos quem és…(vem a nós o teu Reino). Conserva-nos vivos com três refeições diárias( essa é D+, pq só pão não rola rs), e ai vem a the best! Mantem-nos perdoados contigo e PERDOANDO os outros( meu irmão se depensessemos da versão antiga estamos mortos….”Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos ao NOSSOS DEVEDORES”… GENTE, PERDOAMOS?
    ESSE CARA É UM GÊNIO rsrsrsrs. VLW GALERA e desculpa alguma coisa…Mateus 18. 23-35

  10. Se havia um homossexual no conselho editorial da NVI, eu não sei. É novidade pra mim. Mas de acordo com a linguagem da NVI, nada influenciou nesse texto: “Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos
    e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.
    Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si.
    Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.
    Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza.
    Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.
    Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.”
    Romanos 1:22-28

    Acho que esse cara, não leu isso. Vocês parecem que não leem a bíblia, em Mateus 5:18?: “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Ou em Apocalipse 22:18: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro.”
    Pessoal, Deus, o todo Poderoso, jamais permitirá que sua Palavra seja mudada. Nada. Ou não sabemos que a Bíblia é o único livro que persiste há séculos, é o mais lido no mundo e jamais será extinto. Pois o nosso Deus, todo poderoso, Criador dos Céus e da Terra, é o dono dessa Palavra. Esse é o Deus eterno, não muda, e assim como Ele, sua Palavra também o é. Não muda e será eterna. Então, não vamos ficar fazendo burburilho, pq a linguagem da Bíblia foi contemporanizada. Deus abençoe a todos.

  11. MANIFESTAÇÃO SATANICA

    Recentemente recebi esta biblia por incomenda, com selo de Hong Kong… não havia remetente nem indereço nem nada, simplismente apareceu…. Fequei lendo esse livro de satanas chamado A MENSAGEM, estava percebendo que eu não estava mais tendo um dicernimento da Palavra de Deus, como tinha antes, estava me sentindo como se deus não estivese mais falando comigo atraves da sua Palavra… ate que descobri o que esta em MATEUS 6 DO VERSO 9 EM DIANTE

    Pai nosso que estás no céu, revela-nos quem és. Põe o mundo nos eixos; faze o melhor possível, tanto em cima como em baixo. Conserva-nos vivos com três refeições diárias. Mantém-nos perdoados contigo e perdoando os outros. Guarda-nos a salvo, de nós mesmos e do Diabo; a responsabilidade é tua

    Fiz uma pesquisa e descobri que estas palavras são as mesma da oração da NOVA ERA, demonio dos ifernos… ae então descobri o porque estava me sentindo afastado de Jesus Cristo… Agora sei o porque a palavra de Deus ira acabar. Com tantas traduções satanicas que não tem nada a ver com a Palavra verdadeira de Jesus, esse sim sera o fim da Biblia Sagrada….

    DESTRUA ESSE LIVRO DE SATANAS DA NOVA ERA CHAMADO – A MENSAGEM
    tudo gira em torno de Mamom ou seja dinheiro dinheiro dinheiro etc….

    SE POSSIVEL enganaria ate os escolhidos de Deus, SE POSSIVEL mas Jesus não deixa os seus filhos verdadeiros enganados…

    DESTRUA ESSE LIVRO DE SATANAS DA NOVA ERA CHAMADO –
    A MENSAGEM
    DESTRUA ESSE LIVRO DE SATANAS DA NOVA ERA CHAMADO -
    A MENSAGEM
    DESTRUA ESSE LIVRO DE SATANAS DA NOVA ERA CHAMADO –
    A MENSAGEM

  12. Eu pegunto, o que ”esses” caras que não entende nada sobre os originais pode criticar de uma forma tão burra uma versão da blblia como a mensagem? Deveriam pelo menos mostrar respeito a quem entende do assunto. Pra mim é uma linguagem contemporanea fiel ao texto original e ponto final.

  13. Eu gosto dessa bíblia ela fala da forma como nos falariamos no nosso dia a dia, eu não desprezo as outras versões da bíblia, mas acredito que A Mensagem aproxima as pessoas que não conhecem a Palavra de Deus e tenham o desejo de le-la e melhor compreende-la de forma simples e direta. E assim mostrando outras traduções da bíblia futuramente a essa pessoa. E até muitos de nós cristãos deixamos de ler certos livros da bíblia (senão a bíblia inteira) por causa das palavras dificeis ou linguagem de dificil compreensão. Por exemplo que le o livro de Levitico e entende tudo o que nele esta escrito. Agora eu posso dizer que estou gostando de ler Levitico na tradução A Mensagem, é facil de entender e dá até para ler de uma vez só o livro inteiro.

  14. nooooosssa essa biblia e uma bençao.. otima biblia.. indico para todos.. especialmente pessoas que nao tem a pratica de ler… vai aprender muita coisa EM NOME DE JESUS

  15. oi querido pode comprar o livroo. ja li e é muito bom. o autor é muito bom. poder ler pois voce vai gostar

  16. quero te parabenizar, VOCÊ, grande crítico e juiz setenciador, parabéns por tua santidade, amor, honestidade, integridade, sinceridade, grande transparência, verdadeira bondade, fidelidade, abnegação, por tua mansidão, e também quero dar-te parabéns por você ser assim tão verdadeiro, justo, puro, amável, de boa fama, com tanta virtude e digno de tanta aprovação de Deus. O céu glorioso , perfeito e santo, lugar de PAZ PROFUNDA te aguarda

  17. Para Eliezer Carvalho: pelo seu comentário, vc deve ser católico. As várias versões da Bíblia Sagrada ñ são exclusividade “desse povo protestante”. Veja só algumas das Bíblias “Católicas” no mercado: Bíblia de Jerusalém (a última versão revisada é bem diferente em alguns textos e comentários), Edição Pastoral (2 versões, sendo uma bem rara de se encontrar), Tradução da CNBB, Ave Maria, Ave-Maria de Estudos, Bíblia do Peregrino, Tradução Ecumênica da Bíblia (versão simples e de estudo), da Editora Vozes, Edições Paulinas, de Aparecida, Bíblia Católica do Jovem, Método Lectio Divina (Tradução da Linguagem de Hoje em parceria com a SBB), A Grande Promessa (versão romanceada da Bíblia), Edição Ecumênica da Barsa (esgotada), e por aí vai. Nada contra, muito pelo contrário, quanto mais melhor! Deus é tão misericordioso que, diante dessa salada toda que são as tantas versões diferentes, ninguém vai poder se desculpar diante dELE por ñ conhecer as Escrituras!

  18. Esta bíblia esta a serviço do ecumenismo,o autor é suspeito.Façam uma pesquisa no sit do Espada do Espírito, e vocês verão o que está por trás desta tradução, e quem é o autor e qual sua filosofia.

  19. É boa como estudo… mas pra substituir a tradução antiga não vale a pena pois esta muito diferente!

  20. O problema é deixarmos nos levar por qualquer comentário de blogs ou sites “especialistas” no assunto. Tire suas próprias conclusões e leia você mesmo. Não basei suas ideias em teorias de sites duvidosos. Tenho alguns livros deste pastor e posso garantir que sua linguagem em nada difama o evangelho. Pelo contrário, me ajudou muito na época do seminário e tem me ajudado até hoje. não conheço nenhum aluno ou pastor que esfriou na fé ou deixou de congregar por causa de ter lido algum livro suspeito. Isso é palhaçada! Cristão de verdade não é influenciado por qualquer vento de doutrina. Cresçam!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s