Notícia de cristãos queimados vivos é falsa

Recebi hoje um e-mail com uma foto que mostra dezenas de corpos queimados com a manchete: “Cristãos queimados vivos por muçulmanos sunitas da Nigéria”.

Intrigado, dei uma pesquisada e percebi que vários blogs estão denunciando a perseguição na Nigéria com base na mesma foto.

Bom, não é novidade para nós que há cristãos perseguidos por muçulmanos na Nigéria, e em outras partes do mundo, havendo até mesmo casos em que os cristãos são queimados vivos e linchados de várias formas.

A notícia vinculada a essa foto, no entanto, é falsa. Trata-se de um acidente que envolveu um caminhão-tanque. O grande número de mortos se explica porque havia uma multidão em torno do veículo, saqueando a gasolina que ele transportava. Houve uma explosão, e mais de duzentas pessoas morreram na hora.

Outra inconsistência é que o acidente aconteceu na República Democrática do Congo (ex-Zaire), não na Nigéria.

Além disso, a notícia não é nova: o acidente ocorreu em julho de 2010.

Se você quiser ver a(s) foto(s) e ler a notícia real, clique nos títulos abaixo:

Explosão de caminhão-tanque mata 230 e fere 100 no Congo (Estadão)

Explosão de caminhão-tanque mata mais de 230 no Congo (O Globo)

Cristãos queimados vivos por muçulmanos sunitas da Nigéria (Senza)

Caminhão tanque explode e 220 pessoas morrem (Isso é bizarro, várias fotos)

Mas leia aqui uma notícia verdadeira sobre cristãos queimados vivos:

50 cristãos queimados vivos na casa de um pastor na Nigéria (Julio Severo)

About these ads

45 comentários em “Notícia de cristãos queimados vivos é falsa

  1. Graça e Paz…

    Recebi um vídeo de natureza semelhante, que concerteza é real, porém como afirmar que o motivo de tais pessoas estarem sendo queimadas vivas deve-se a sua confissão de fé é outra coisa, ainda mais por se tratar de ma fonte que é extremamente oportunista e sensacionalista a IURD, no entanto o vídeo é chocante pela bárbarie humana.
    Com respeito a falsa notícia, está cheio de pessoas irresponsáveis que querem mesmo é aparecer, colocar sua pagina na internet entre as mais… Outros penso que por falta de experiência e sem malícia.
    Se quiser dar uma olhada no vídeo: (se já não viu, foi postado em junho desse ano)

    http://www.videolog.tv/video.php?id=663989

    Já assisti a esse vídeo, mas não tive como comprovar a motivação religiosa. De qualquer forma, é um ato de violência inaceitável.

  2. Pra mim não interessa se são cristãos ou não. O fato está no vídeo, onde mostra essa violência hedionda.

    Sem dúvida. Como eu já disse, é um ato de violência inaceitável.

  3. Vou me meter no assunto…
    As vítimas do vídeo não eram cristãos… eram pessoas acusadas de bruxaria. Alias, o video é de 2009… Alias, o país é o Quênia, e não a Costa do Marfim.
    Bem, e não preciso falar muito sobre quem inventou esse negócio de queimar bruxa…
    Mas o vídeo é sim, cheio de motivações religiosas…

    http://current.com/1covm4c

    http://news.bbc.co.uk/2/hi/8119201.stm

    Grato pelo esclarecimento, Raveira.

  4. Dói na alma ver este ato de violência tão hediondo… Independente de serem cristãos ou não sendo queimados, é uma situação inacreditável e inaceitável hoje em dia… Muito bizarro e maligno! Acredito que não foram pessoas normais que fizeram isto, mas pessoas com sérios problemas espirituais.

  5. Caro irmão em Cristo sua matéria não tem fundamento pois, existe videos e outras provas que realmente aconteceu e não é falsa, peço encarecidamente que se retrate e coloque a informação verdadeira, pois se não tem coragem de morrer pelo Senhor existe vários irmãos no mundo que tem, Francisco Jairo Lopes Pereira

    Caro Francisco, atrocidades como as que o irmão se refere sem dúvida acontecem, como está dito na matéria, até mesmo quando não há motivação religiosa. Mas o que estou dizendo é que a notícia vinculada a uma foto que está circulando na Internet e que eu mesmo recebi não é verdadeira. Se o irmão tem vídeos que comprovam que os mortos nesse episódio são mesmo cristãos mortos por sua fé, gostaria que os apresentasse. Mesmo outros vídeos de pessoas queimadas vivas que circulam pela Internet estão sendo contestados.

  6. É geralemente na africa eles queimam pessoas envolvidas cm magia negra eu pensei de cara logo que podia ser esse o motivo bruxaria!

  7. Como a notícia de perseguição poderia ser verdadeira, devido à situação real de muitos países, eu continuei investigando e encontrei outras fotos do acidente original…

    http://www.afrik.com/article20308.html

    Vale lembrar que muitos condenados por feitiçaria durante a Inquisição eram na verdade cristãos que se rebelaram de alguma forma contra o Vaticano.

    Grato por sua contribuição, Abel.

  8. NADA JUSTIFICA,MATAR PESSOAS,PRINCIPALMENTE DESSA MANEIRA,SE ELES SÃO BRUXOS OU NÃO.EU REPUDIO.

  9. nada justifica tanta barbaridade, mais eu vi um video de um cara sentado e outro batendo nele e tacando fogo

  10. Cássia Xavier, o post realmente trouxe a informação correta de que a foto dos corpos queimados foram de um acidente com um caminhão que transportava gasolina…

    Apesar disto, nos dias atuais, existe violência deste tipo contra cristãos em alguns países da África e do Oriente Médio. Cristãos têm sido perseguidos desde a época de Cristo. Até mesmo durante a Idade Média, alguns cristãos foram queimados vivos acusados de bruxaria, porém alguns casos tratavam-se de falsas acusações, pois o motivo real da perseguição era porque eles não mantiveram o voto de submissão à “Santa Sé”. Alguns liam a Bíblia e entendiam que algumas práticas da Igreja Católica contradiziam a Bíblia. Este descontentamento crescente só explodiu com a Reforma Protestante. Se me perguntar onde está a Verdade, eu te digo que a Verdade só está em Jesus Cristo, assim como o único Caminho ao Pai e a Vida Eterna. Os homens mentem e mudam, mas Deus continua o mesmo.

  11. http://www.exercitouniversal.com.br/2011/05/cristaos-queimados-vivos-na-costa-do.html

    http://www.videolog.tv/video.php?id=663989

    Aqui apenas dois dos vários links a este respeito. São, realmente, pessoas sendo queimadas vivas.
    Peço encarecidamente que o autor do post coloque uma notícia real, como estas que eu estou disponibilizando.
    Que Deus tenha piedade da alma de todos que o desconhecem.

    Miriam, esses vídeos, que são iguais, referem-se a outro incidente, e também há dúvidas de que as vítimas sejam cristãos. A Igreja, de uma forma ou de outra, sempre será perseguida, mas precisamos ter prudência antes de divulgar notícias desse tipo.

  12. A Igreja cristã sempre será perseguida, mas precisamos ter prudência antes de divulgar notícias como esta. Podem configura-se como uma ferramenta do mal…

  13. Pra todos esses doentes que falam que fotos assim tem que ser publicada, se essa noticia fosse mesmo real, o unico beneficio que isso traria é que surtos de intolerancia como “esse” se expalhassem pelo mundo. isso só daria coragem a fanaticos que ja pensam nisso.

  14. Fiquei aliviada ao saber pelo meu sobrinho, que a morte dos 230 no Congo, foi um acidente e não um massacre contra os cristãos da África. Infelizmente não deixa de ser uma atrocidade contra seres humanos famintos cujo país vive mergulhado na ingnorância, enquanto que, outros vivem na abastança.

  15. amigo olha isso e é falso né mano vc ñ sabe o q é realidade omitir ago desse nivel o meio foda né mano isso me indiguna veja isso mano e abra a mente

    Agnaldo, a matéria é sobre um acidente erroneamente identificado como perseguição aos cristãos. Ninguém está negando que haja perseguição à Igreja, apenas que um fato divulgado como tal não corresponde à verdade. Sobre o vídeo que você postou (e outra pessoa também), há quem diga que se trata de pessoas acusadas de bruxaria, não de cristãos. Como não tenho certeza, não vou me arriscar a dar uma informação errada.

  16. prudencia nada mano estamos vivendo nessa realidade se vc q se esconde pode se esconde eu luto pela realidade e pelo meu Deus e não ligoo para o q os outros vao pensar essa é a realidade

  17. Valeu por pesquisar, eu sempre pesquiso antes de passar algo pra frente (aind amais qdo dizem no final da mensagem que se não enviar é pq vc tem vergonha de Deus! Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do greg
    Romanos 1:16 e sim precisamos e MUITO orar e agir pelos nossos irmãos tão perseguidos, mas tb precisamos ter sabedoria e cuidar para não ser manipulados por correntes de internet! a Paz!

    É o que tentamos fazer aqui, Yendy. Obrigado.

  18. O fato mencionado neste post foi realmente um acidente. Veja outra fonte comentando o caso (estou postando o link denovo):

    http://www.afrik.com/article20308.html

    Infelizmente, existe perseguição na Nigéria com os cristãos. Após o culto de Natal (25/12/2011) do ano passado, cristãos foram mortos ao sair da igreja! Pasmem! Esta é a realidade, verifiquem pelo link abaixo. Temos que usar informações verdadeiras para continuarmos dando testemunho de honestidade como um cristão tem que ser, e ao mesmo tempo lutarmos contra as perseguições malignas.

    http://www.portasabertas.org.br/noticias/2012/01/1333622/

    Obrigado pela contribuição, Abel.

  19. Parabenizo os idealizadores dessa matéria, pois encontrei uma dessas fotos postadas no facebook e diante de tanta bestialidade, não querendo me entregar ao veredícto da verdade sem antes comprovar sua consistência, em pesquisa pelo Google cheguei até aqui….
    Já compartilhei a controvérsia das fotos imediatamente!!!!!!!

    Grato pelo interesse, Gilson.

  20. Cheguei por aqui também com o objetivo de saber averacidade do que postaram no Faze…Bom, entendi que a foto postada no Facebook é verídica, porém a notícia relacionada a ela é equivocada, é falsa. Realmente existe perseguições aos cristãos, mas esta foto se refere a outro acontecimento.

    Exatamente, Ceiça.

  21. É ESPANTOSO COMO AS PESSOAS COMENTAM OS POSTS..ESTAMOS FALANDO DE PESSOAS! SERES HUMANOS!CRISTÃOS, NÃO IMPORTA SE SÃO BRUXAS, ATEUS, CURANDEIROS, FEITICEIROS, É UM ATO DE VIOLÊNCIA REPUGNANTE, BRUTAL, SATÂNICO, ONDE MÃE E FILHO MORRERAM A FACADAS E DEPOIS QUEIMADOS AINDA VIVOS, QUE MUNDO É ESTE MEU DEUS!!ONDE PESSOAS MATAM EM TEU NOME! BUSCAM A GLÓRIA DOS CÉUS, DIVIDINDO POPULAÇÕES..UTILIZANDO DO MAIS PODRE SENTIMENTO O PRECONCEITO INERENTE AO HOMEM, COMEÇA COM O PRECONCEITO E TERMINA COM A MORTE SEMPRE DO FÍSICO E DA ALMA!

    Sem dúvida, Gil, nenhuma dessas violências se justificam.

  22. ACHO QUE ESTÁ NA HORA DE NÓS CRISTÃOS,ARREGAÇARMOS AS MANGAS CALÇAR SANDÁLIAS CONFORTÁVEIS, E CUMPRIR O MANDAMENTO DE JESUS: IDE POR TODO O MUNDO PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA,TEM MUITO EVANGÉLICOS DE CARTEIRINHAS ,MAS ,POUCOS BEM POUCOS CRISTÃOS, VOCÊ PARE E PENSE, VOCÊ REALMENTE É CRISTÃO? ESTES SINAIS SEGUIRÃO AOS QUE CREREM ,EM MEU NOME…..MARCOS 16; LEIAM E SABOREIEM ESTE CAPÍTULO INTEIRO ,DIGAM A SI MESMO ,ESTOU SEGUINDO A ORDEM DE JESUS CRISTO OU ESTOU ME ENGANANDO E QUERENDO ENGANAR A ELE?

  23. Isso é verdade seu babaca que não sabe de nada…para sua informação na ásia e áfrica acontecem coisas piores com os cristãos do que serem queimados vivos!!!

  24. Por favor, o autor do post deixou comentários abaixo informando que ele sabe que a perseguição religiosa na Nigéria é verdadeira, porém a foto é relacionada com um acidente de um tanque de gasolina. Eu também verifiquei isto.
    Infelizmente, alguém indevidamente usou a foto para falar da perseguição na Nigéria. Vamos tomar mais cuidado com informações e com acusações, como a Palavra de Deus nos ensina.
    No mais, fique na Paz do Senhor Jesus. Abraços.

    É verdade, Abel. Infelizmente, há quem leia uma coisa e entenda outra.

  25. Sou muçulmano e digo , se os cristoes nao ficassem tentando empurrar evangelio nos outros isso nao iria acontecer , pois se cada um vivece sua religiao isto nao iria acontecer , na minha religiao nao ficamos tentanto converter ninguem , por que sera que atualmente somos o maior numero de religiosos no mundo ? converter ou nao e um trabalho de Deus nao do homem , mas no caso dos evangelicos e do homem por que quanto mais fiel na igreja , mas dinheiro para o pastor ! Se jesus e Deus por tem na biblia que ele orava ao senhor ? Jesus resava para ele mesmo , vcs nao raciocinam ? Jeus e cervo e profeta de Deus , e Deus nem filho de Deus , pois se Deus e um , como pode ter um filho ? pois deus e um unicidade , e nehuma criatura e minimamente comarada ao supremo criador !

  26. Victor Nascimento Peixoto

    vcs são o maior grupo religioso do mundo pq cada um de vcs tem uns trocentos filhos.

  27. Para dar um jeito de esconder as maldades destes grupos que dis ser de Deus,mas mata seu semelhante, eles fazem de tudo até compra materia e arrumam estemnhunhas falsas, ó para dizer que não são eles, poucos assacinos assume o crime, ai eles dizem que são bruxos que foi acidente de caminhão de gazolina e outras mais, só mesmo um ignorante para não perceber que isto é coisa de assacinos religiosos. e não precisa ser perito para analisar as fotos ou videos.
    perdão,perdão, se não eles vem rasreia meu e-mail e ameaça, poque les não podem seu contariados que eles matam…. e se esconde em DEUS.. DEUS NÃO TEM NADA COM ISTO..

  28. se foi um acidente com um caminhão carregado de combustível,como se explica a agresaõ física?já que as vítimas estão sendo queimadas.

    V. R., são dois acontecimentos diferentes.

  29. Até mesmo para um leigo, a analise dessas fotos, não combinam em absolutamente nada com a alegação do acidente, é lógico que o cenário, o solo, de ambas as fotos, são totalmente diferentes, é notório que elas não tem corelação, e não venham aqui dizer, que os corpos foram dispostos assim, para contagem, o solo está queimado embaixo deles, e o solo do caminhão é totalmente diferente, a explosão de um caminhão ao ar livre deixa exatamente as marcas que existem ao redor do caminhão, a proporção é compatível, agora em hipotese alguma as macas do solo onde estaõ os corpos dispostos correspondem a uma explosão ao ar livre, o governo pode dizer o que quiser, a imprensa noticiar o que quiser, agora nós cremos no que vemos, e fica claro que esse monte de corpos tem mais história prá contar em uma simples foto, do que qualquer leigo possa fantasiar, depois nós mulheres é que somos burras, áh tá…aff, aff, aff, quanto ignorancia dita num só lugar, não sei como se prestam a um papel desses….

  30. Você não apenas mostrou que a notícia é falsa, como conseguiu provar que o fanatismo sobra na Internet e que usar o bom senso com esses fanáticos não adianta. Pobre mundo, pobre humanidade. Olha quantos posts só alimentando ódio pelo ódio.

  31. Thais Linhares, chamar os outros de “fanáticos” também incita o ódio, quando se faz isto com a intenção de ofender alguém. Ninguém nasce sabendo tudo e é preciso ter paciência com quem está aprendendo.
    Independente da crença, qualquer pessoa tem o direito de denunciar perseguição religiosa onde e quando quiser, principalmente dirigindo-se às autoriadades competentes. O problema está quando estas “autoridades” que deveriam proteger os cidadãos, apoia a própria perseguição religiosa. Isto é o que ocorre com a Sharia em alguns países mulçumanos (Verdade seja dita e não escondida). Se você relesse a notícia e os comentários, perceberia que existe perseguição religiosa no mundo, sim. Leia este site: http://www.portasabertas.org.br/cristaosperseguidos/classificacao/
    Lá tem mais informações. Na Nigéria, existe perseguição. Neste post específico se informa que as fotos não correspondem aos fatos, mas ele reafirma que a realidade da perseguição existe!
    “O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética… O que me preocupa é o silêncio dos bons.” (frase do Pastor cristão Martin Luther King)
    … Que bom que este homem, Martin Luther King, foi um “fanático” por Jesus e por tudo o que Ele ensinou.

  32. Judson Canto, diante do link do Silvano de Souza, vale a pena publicar um post especial. Infelizmente, agora esta notícia de cristãos queimados vivos é veradeira…

    http://www.portasabertas.org.br/noticias/2012/05/1542242/

    Vale a pena para denunciar.
    Vale a pena se temos compaixão dos que padecem em nosso lugar, pois eles são iguais a nós, inclusive tem a mesma crença, mas estão sofrendo enquanto temos toda a liberdade e não usufruímos por vários motivos: medo, timidez, vaidade ou vergonha.
    Abraços

  33. Não podemos acreditar em nada que venha da imprensa brasileira pois todos aqui são controlados pelos senhores do mundo que controlam todas as midias do mundo a globo aqui no Brasil é a pior de todas pois tem compromisso com ELES e nunca mostraram a verdade pois a verdade pode nos libertar. Abram seus olhos e não assistam mais a rede podre de televisão mais conhecida como gobo ela é maligna e serve a satanás.

  34. Olha tenho amigos em moçambique e realmente os Muçulmanos estão impondo a religião por la e os que não aceitam são mortos, por la se convertem não por livre escolha mas por repreensão, sou Judia e sei bem que são os muçulmanos radicais, que matam e matam e matam, seja cristão seja Judeu ou infiel. isso é real não adianta querer levantar a bandeira de religião e continuar acobertando este mal, Deus é um só e o inferno existe e os que praticam este mal terão seu pago.

  35. Depois de ler todas estas notícias eu peço a todos que postaram mensagens aqui que parem para pensar. O que vemos agora na verdade é o mesmo que acontece desde o início de nossa civilização. O homem tentando impor a sua vontade ao outro. A falta de respeito com a opinião alheia. Primeiro os cristãos sendo perseguidos pelos romanos. Depois os cristãos perseguindo e matando os que não aceitavam sua crença ( lembram das Cruzadas, onde soldados usando o símbolo da cruz em suas armaduras e estandartes, realizavam as maiores atrocidades e pessoas eram queimadas vivas acusadas de bruxaria caso contrariassem a vontade da igreja ? ). Atualmente vemos : 1° – os judeus realizando massacres contra os árabes da Palestina, 2° – várias igrejas evangélicas impondo sua creça aos outros ( eu mesmo já passei por situações de hostilidade e discriminação por ser espírita e até mesmo agressão verbal, como por exemplo, dentro de um trem, onde um grupo evangélico pulava, batucava e dançava como se fosse uma escola de samba. Era cedo e várias pessoas tentavam dormir até chegar ao trabalho. Ao pedir que fizessem menos barulho, eu e um outro rapaz recebemos como resposta : “se alguém está incomodado que mude de trem ou de vagão”, e continuaram mais alto ainda. Só que não havia espaço para ir pois o trem estava cheio ), 3° – assasinatos de cristãos por muçulmanos na África. A intolerância é a razão de todos estes conflitos. Quando cada um vai deixar os outros em paz ? Quando cada um vai respeitar a opinião dos outros, mesmo que não concorde com ela ? Todos nós somos filhos do mesmo Deus e não importa de que modo acreditamos nele ou que nome usamos para chamá-lo. A vontade dele é que respeitemos os outros por sermos todos irmãos. Temos que acabar imediatamente com essas agressões pois caso contrário, ele vai se cansar da perversidade humana e mandará pesados castigos sobre todos nós. Pelo amor de Deus. Que cada um, dentro de sua religião, procure espalhar a paz e o amor. Não divulguem fofocas ou mensagens de ódio e discriminação. Não acreditem em tudo que lerem ou virem. Cada lado sempe vai defender seus argumentos e tentar incriminar o lado oposto. Vamos estabelecer uma corrente de paz e não de ódio. A humanidade está destruindo o meio ambiente e isso vai trazer consequências terríveis. Precisamos ficar unidos e não divididios, pois só assim sobreviveremos aos tempos que se aproximam. O objetivo da minha mensagem é mostrar que esses erros acontecem em todas as crenças e não devemos culpar todas as pessoas de uma certa religião pelos atos de alguns membros radicais. A internet está cheia de mesagens que visam expalhar o ódio e discriminação. Não incentivem isso, pelo amor de Deus. Tenho amigos em vários países, de diferentes crenças e respeito e amo a todos. Se puderem, divulguem minha mensagem para seus contatos. Fiquem em paz.

  36. Boa lembrança! Fica a dica para qualquer pessoa intolerante.
    Com toda a certeza, a religião divide as pessoas. Jesus Cristo veio unir todos em torno dEle, em torno de Deus. Deus não deseja converter ninguém pela força, mas através do Amor dEle, do Espírito dEle e da obra dEle deixada na cruz: o verdadeiro amor que tudo suporta, tudo crê, tudo espera. Cada cristão, ainda que fique revoltado com a morte de outro cristão, deve fazer como Cristo pediu: orar por aqueles que nos perseguem. Paguemos o mal com o bem. Amemos ainda mais os que nos perseguem e nos desejam mal, pois eles não sabem o que fazem. Que Deus nos ilumine e nos guie!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s