Lançada em português obra sobre a história dos movimentos pentecostal e carismático

A Editora Vida acaba de lançar o livro O século do Espírito Santo, obra coletiva editada pelo historiador pentecostal Vinson Synan e traduzida por esta ovelhinha.

O livro conta a história do movimento pentecostal desde as suas raízes, cuja maior expressão foi o avivamento da rua Azusa, que marcou oficialmente o início do pentecostalismo no mundo.

Mas quem conhece um pouquinho a história sabe que os primeiros batismos pentecostais não ocorreram na rua Azusa (aliás, nem mesmo os primeiros batismos no movimento liderado por William J. Seymour ocorreram ali — ainda vou escrever sobre isso). A primeira pessoa a receber o batismo com o Espírito Santo no século XX foi Agnes N. Ozman, no dia 1.º de janeiro de 1901 — portanto, no primeiro dia do século XX. Podemos citar ainda o avivamento no País de Gales, ocorrido em 1904, e vários outros.

Um caso interessante de batismo pentecostal anterior ao avivamento da rua Azusa e bem pouco conhecido é o de Mary Campbell, da pequena cidade escocesa de Port Glasgow. Ela e dois jovens amigos, os irmãos gêmeos James e George McDonald, falavam em línguas e também as interpretavam para o idioma inglês. Foi o primeiro caso de interpretação sobrenatural de línguas registrado nos tempos modernos — e isso aconteceu em 1830!

O livro conta como surgiram as principais denominações pentecostais do mundo e como o pentecostalismo se espalhou pelas Américas e pelo globo. Não deixa também de registrar as polêmicas que marcam a história do movimento desde o seu início.

Alguns capítulos são dedicados à história do movimento de renovação carismática, tanto nas igrejas que chamamos “tradicionais” quanto na Igreja Romana. O livro encerra com um balanço das principais correntes de avivamento do século XX e com uma cronologia da obra do Espírito Santo que remonta aos tempos bíblicos. Recomendo-o a todos os pentecostais e carismáticos e aos cessacionistas curiosos.

Anúncios

7 comentários em “Lançada em português obra sobre a história dos movimentos pentecostal e carismático

  1. ola queridos irmaos eu estava procurando algo sobre a historia da igreja na internete,e achei o site de vcs,nao tenho condisoes de comprar este livro,mas estou lhes escrevendo p\ ver se vcs poden me mandar um exemplar p\ min gratoito,gosto de estudar sobre os avivamentos do senhor .o meu endereço e,rua benjamin rodrigues dos santos-82,bairro sao vicente,cep.37.502-002 itajuba minas gerais,se for posivel me mandar ficarei muito grato irmaos,obrigado pela atençao . a paz.

    Curtir

  2. Ótima notícia, Judson. Vou correndo a uma livraria, em busca do meu exemplar. Quanto melhor conhecermos a história do Movimento Pentecostal, tanto menos asneiras cometeremos. Como dizia Santaiana: Os povos que não conhecem sua História estão fadados a repeti-la. Abraço, Paz. P. Ferreira.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s