Bíblia Dake: pastor Antonio Gilberto fala a O balido

Percebendo nos últimos dias uma série de comentários sobre a participação do pastor Antonio Gilberto na publicação da Bíblia de estudo Dake, que variam de citações a ofensas pessoais, perguntei-me: “Por que não inquirir o próprio?”. Aproveitando a sua presença em Curitiba, como palestrante da 48.ª Escola Bíblica de Obreiros (EBO), solicitei uma entrevista com ele e fui atendido prontamente (ele me conhece dos tempos da CPAD).

Já de início, fiquei sabendo que ele está impedido de se pronunciar sobre o assunto, no que concerne a determinados aspectos da publicação da polêmica obra. Mesmo assim, várias questões importantes, que percebo serem do interesse da blogosfera cristã, puderam ser respondidas.

Em razão de parte das declarações do pastor Antonio Gilberto terem sido espontâneas, preferi não utilizar o formato tradicional de perguntas e respostas. Em vez disso, destaquei os assuntos:

Sobre o impedimento de se pronunciar

“O Conselho da Casa se reuniu e bloqueou o assunto. Só posso me pronunciar em reuniões, como fiz aqui [na EBO de Curitiba]. Pedi ao pastor Wagner Gaby, vice-presidente da igreja: ‘Por estarmos numa escola bíblica, com gente de vários lugares, o irmão autoriza eu tomar no máximo uns cinco minutos para dar um alerta sobre uma onda de boatos sobre a Dake? Não é questão de consideração comigo. Há uma onda de rumores, de pessoas desqualificadas e desautorizadas dando palpites em blogs, na Internet’. Vendo que ele concordava, tomei os cinco minutos para dar uma rápida satisfação. Mas estou bloqueado pelo Conselho, até ele me liberar. Na primeira quinzena de março, o Conselho vai se reunir novamente (não por causa disso, é uma reunião regular), mas o assunto volta.”

Sobre o seu real conhecimento do conteúdo da Dake

“Em 1969, eu era estudante na América. Antes de eu viajar para lá, o pastor Lawrence Olson, de saudosa memória, me disse: ‘Irmão Gilberto, quando chegar à América, logo que puder, compre uma Bíblia de estudo Dake, que foi lançada agora’. E não foi só ele [que a recomendou]. E, de fato, logo que pude, comprei uma, mas não pude nem sequer tocar, devido ao programa do meu curso. Mas logo que retornei ao Brasil, eu a peguei por cinco anos. Foram cinco anos de estudo metódico, sem aquele negócio de pega e deixa.”

Sobre a recomendação de sua publicação pela CPAD

“Há seis anos, quando a Casa estudou a possibilidade de publicá-la em português, o projeto foi enviado para mim, como consultor, para eu dar um parecer. Eu me senti tranquilo, porque conhecia tudo sobre a Dake. Então dei o meu parecer. Eu disse: ‘Olha, a Bíblia é um manancial. É uma riqueza para estudantes, para pregadores, para pastores, para escritores. Mas faço algumas ressalvas, porque nela há alguns pensamentos intelectualistas, quer dizer, produto do cérebro humano. Há também alguns pensamentos racionalistas, da razão humana. Há também uma porção de pensamentos que são filosóficos. Mas o irmão Dake é falecido, a gente não pode conversar com ele e perguntar por que ele fez aquilo. Então sugiro que a CPAD obtenha licença para isentar a edição brasileira nesses pontos’. E, de fato, alguma coisa foi feita, mas, por razões que desconheço, passaram outras.”

Perguntei ao pastor Antonio Gilberto o que ele queria dizer exatamente com “pensamentos intelectualistas”, “pensamentos racionalistas” e “pensamentos filosóficos”, mas ele não tinha nenhum exemplo em mente. Perguntei se ele havia apontado especificamente alguma heresia, e ele respondeu que estava impedido de dizer, em razão de seu acordo com a Casa.

Sobre os críticos

“Pergunto: por que é que esses irmãos que estão sendo contrários não citam o caso do Novo Testamento interpretado, que contém impropriedades? É claro, não estou falando contra Champlin, eu o conheço pessoalmente. A linha que ele adotou foi colocar diante do leitor um leque de assuntos, e o leitor que escolha, usando de sabedoria. Como eu disse aqui na reunião, não sou obrigado a comer o peixe e as espinhas, senão vou me engasgar. Mas ninguém está falando contra Champlin. Logo se vê que é simplesmente ataque.”

Sobre o silêncio da CPAD

“Numa reunião do Conselho, o diretor da Casa [irmão Ronaldo Rodrigues de Souza] fez uma pergunta para mim: ‘Pastor Antônio Gilberto, seja franco: o irmão, como consultor, seria favorável à publicação de um encarte com uma nota explicativa no Mensageiro da Paz?’. Minha resposta foi: ‘Não, não sou favorável’.”

Não fui autorizado a publicar o restante da resposta, mas posso dizer que, na opinião do pastor Antonio Gilberto, o melhor era a discussão se desenvolver e morrer por si. Ao que parece, o conselho foi acatado.

Sobre seu posicionamento hoje

Por fim, perguntei ao pastor Antonio Gilberto se ele, depois de toda essa polêmica, ainda recomendaria a Dake. Sua resposta:

“[A Dake] é uma riqueza, e eu a recomendo, com aquelas ressalvas”.

(Leia também: Bíblia Dake: mudanças não estavam autorizadas.)

Anúncios

62 comentários em “Bíblia Dake: pastor Antonio Gilberto fala a O balido

  1. Pega Leve amigo. O Presidente da Ass. de Deus Missão no Brasil irá fazer seu salário de R$ 70 Mil limpo, Limousine e Seguranças privados de que jeito se não “capar as verdades” nos comentários de Dake. Pensa meu colega.

    Curtir

  2. Caros irmãos, Não adianta que a CPAD mantenha essas heresias que, por mais que sejam poucas, ocultas perante a mídia, impedindo assim que o leitor se previna e mantenha alerta. Eu acho que vem a ser o caso de lembrarmos dos apócrifos, que tem um valor histórico e importante para o desenvolvimento bíblico, mas não são divinamente inspirados, e se um novo convertido as olha em um primeiro momento, terá um pensamento “humano” sobre determinado assunto do qual ele foi impedido de falar. Pelo menos é importante nos lembrarmos da frase que está no prefácio da DAKE: “os comentários não são divinamente inspirados e pode haver erros.”

    Curtir

  3. O problema é que tem muita gente saindo da simplicidade do evangelho. Se empolgam e querem ter raciocínios que só Deus sabe absolutamente. E os valores espirituais nada. A melhor bíblia de estudo é a “Bíblia de Estudo Pentecostal” de Donald Stamps. Podem conferir, não tem invenções.

    Curtir

  4. parece me que a CPAD, tornou defensora só mente do dinheiro, das vendas e não das “doutrinas bíblica”.

    Curtir

  5. vejo com profunda tristez a posição do pr Antonio gilberto.estou impedido de falar. como assim? acordo com a casa, como assim? interesses sim, não podemos tapar o sol com a peneira.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Hello There. I found your blog using msn. This is an extremely well written article. I’ll be sure to bookmark it and come back to read more of Bíblia Dake: pastor Antonio Gilberto fala a “O balido” | O balido . Thanks for the post. I’ll certainly comeback.

    Curtir

  7. são todos hipócritas as lições bíblicas desse semestre fala sobre a teologia da prosperidade. consultor doutrinário e teológico pastor. Antonio Gilberto,da pra entender que ele se refere a prosperidade.espiritual.e não material,ele hipócrita igual aos os outros.ele ta nadando em dinheiro com os dízimos, se a prosperidade é espiritual pq ele ta milionário?.

    Curtir

  8. Depois da Biblia comentada DAKE o ensino Teologico no Brasil numca sera o mesmo,alias mais duas grandes obras estao para sair terminando assim um debate que DAKE numca perde,omais dificil para os inimigos de DAKE sera quando seus filhos estudarem a DAKE e outros livros dele e eles ficarem para traz.
    Quem viver vera esse repetidores de mensagens ficarem no banco e outros que estudarem tomar o pulpito;conheco a familia de DAKE
    somos amigos,vou na casa deles sento na cadeira onde DAKE sentou,conheco a obra ha mais de 30 anos,sei do falo
    obrigado Pr.Moabel

    Curtido por 1 pessoa

  9. DIZ QUE TEM ESPINHAS NA DAKE MAS NAO DIZ QUAL,DIZ QUE TEM PENSAMENTOS INTELECTUALISTAS,MAS NAO DIZ ONDE,FILOSOFICOS E RACIONALISTAS MAS NAO SABE ONDE
    VC DEVIA SER IMPEDIDO DE FAZER ENTREVISTAS,TA PEGANDO MUITO DURO,PEGANDO PESADO E TUDO MAIS, CADE O AMOR.KKKKKKKKKK

    Curtir

  10. A Inercia Espiritual é mesmo de quem não tem mente para pensar. Infelizmente, fico estarrecido com a posição de alguns aplaudidndo a posição de quem apoia “Heresias”. Ou melhor, de pessoas que ora, eram defensoras das “Doutrinas Ortodoxas”, e hoje para não admitir a incoviniência da CPAD e pelo fato de trabalhar lá ou não são os primeiros a apoiar as heresias de tais argumentos infundados de Dake. Ou seja, são pessoas alienadas de um sistema religioso, ou até mesmo autoritário como assim acontece nas Assembléias de Deus. Onde a um simples mortal se coloca a supremacia do saber Teológico, sem contudo analisar os fatos propostos por outras fontes fidedignas. A grande questão é, do por que a CPAD publicou uma obra onde contém venenos, ou seja, ensinamos e pregamos em nossas Igrejas aos membros e congregados a sã doutrina Bíblica, mas somos capazes de adquirir uma Bíblia cheia de Heresias, e ainda vemos alguém dizendo que se come peixa, e separando-se as espinhas. É um absurdo tais argumentos disproprocionais de uma verdadeira “Exegese Teológica”. Penso que, se algum autor Brasileiro, tivesse uma Obra dessa magnitude a publicar, com certeza jamais a sua Obra sairia das cavetas, mas como veio lá da América, ou melhor, somos acustumados a valorizar tudo o que de lá vem. E na verdade, tais obras na minha Estante não param, pois como conhecedor da Bíblia e Professor, não posso admitir obras que contenhas posições teológicas heréticas. E na verdade, há por trás disso os interesses financeiros que falaram mais alto sem olhar as consequências que tal Obra causou no meio dos evangélicos. Senhores, não somos donos da verdade, pois toda a verdade está em Deus, mas podemos encontrá-la quando assim deixemo-nos que a Luz do Espírito de Cristo nos esclareça e enxerguemos as coisas como devem ser. Estudei, e me preparei ao longos desses quase 30 anos que sirvo a Deus, e sempre passo aos meus alunos que estudar não é simplesmente ouvir o professor, mas buscar e encontrar nas fontes fidedignas o que o nosso coração quer saber.

    Curtir

  11. Vamos respeitar o “Direito de Expressão”. O Pr. Antonio Gilberto é um exímio conhecedor da Bíblia, mas não significa que ele é o único que conhece a Bíblia. Se a CPAD com A Editora Atos publicaram uma Bíblia cheia de heresias, infelizmente erraram, pois jamais deveriam acontecer tais fatos dentro da História das Assembléias de Deus. E aqui pra gente, existem muitos pastores e pregadores ensinando Dake ao povo, e principalmente aos neofitos na Fé, e depois sairão ensinandos aos demais, pronto, heresias já estão fundadas nas assembleias de Deus e outras Igrejas Evangélicas. Principalmente quando as pessoas não param para “Examinar a Palavra de Deus”, e são logo orientadas pelos comentários de seus rodapés que mais são cheios de heresias e pensamentos humanisticos filosóficos. Portanto, não podemos se refém de um sistema religioso, o que Deus que é sejamos como os cristãos de “Bereia” que era tidos como os mais nobres, pois examinavam tudo o que ouviam e liam. Que não sejamos como aqueles que são levados por todo vento de “Doutrina” como disse Paulo “Ef 4.12-13”.

    Curtir

  12. irmâo A Paz do senho: Pr. Antonio Gilberto um forte abraço de um irmâo que ora pelo senhor e seu ministério. sou mebro da igreja Evagelica Ass. de Deus em Cururupu-MA.pastoreada pelo amado Pr. Amaro Camilo da Silva, Deus lhe abençoe

    Curtir

  13. Caro Judson. Gostei da feliz iniciativa de entrevistar a pessoa que mais tem autoridade na CPAD para falar do assunto. As respostas do Pr. Antonio Gilberto são sempre revestidas de sua peculiar maturidade e sabedoria. Quanto aos “erros” ou “interpretações equivocadas” do Dake, os tais não fazem parte do universo da obra e sim de alguns assuntos em particular. É comer o peixe e tirar as espinhas mesmo.

    Curtir

  14. Prezados irmãos:

    O grande problema que há entre muitos líderes evangélicos diz respeito a má formação teológica. É que por falta de um excelente conhecimento das Escrituras , teologia , exegese , história , antropologia , filosofia , mitologia ,etc., acabam cometendo erros absurdos concerente a Palavra de Deus e à Igreja. Não concordo com pastor leigo de Bíblia ou de Teologia. Na verdades esses pastores só de carteirinha deveriam matricular-se em algum Seminário Sério.
    Em Cristo,
    Pator Roberto dos Santos
    Assembleia de Deus -Ministério do Belém – SP

    Curtir

  15. Caro amigo Judson Canto… só vejo barulho ação nada
    Depois de ter o material DAKE por 30 anos, visto que perto de DAKE ninguém forma,alem de ser amigo da família de visitá-los de trabalhar em conjunto da pena tanta gente fazendo tanto barulho por nada,para informação a bíblia comentada saiu em 1963,e não em 1969 eu tenho varia inclusive uma de 1965 com autografo e tudo mais ( uma raridade);alem disso nunca vi nada em escritos de DAKE que estraguem o bom andamento da obra recentemente fiz palestras em Massachuts USA fui bem aceito e já me convidaram de novo gostaria de possível fosse postar alguma coisa que já esta no youtube obrigado Pr. Moabel

    Curtir

  16. Com sua permissão Judson, gostaria de retrucar ao Pr. Battista Soarez. É nítido seu desconhecimento da importância da Comissão e de como o imblóglio Dake começou. Vou ser breve:
    1) A CPAD publicou uma obra não alinhada à confessionalidade da editora, sem fazer qualquer ressalva, e ainda divulgou como a melhor. Segundo os parâmetros assembleianos não é;
    2) A Comissão referida neste post optou pela retirada da publicação do mercado;
    3) A CPAD, subordinada à CGADB, e, por extensão, à comissão, descumpriu a determinação, como o faz até hoje. Se a determinação não deve ser cumprida, para quê existe a Comissão?

    Outrossim, não sou contra a Dake, pois tenho obras muito mais “desviadas”, como a enciclopédia de Champlin. Minha opinião, desde o início da polêmica, é: publiquem a obra, completa, sem cortes, e resguardem a confessionalidade numa nota de abertura. Inclusive citei em meu blog uma nota semelhante que existe nos livros de William Barclay, publicados pela Vida Nova, os quais possuo. Que por sinal não é uma editora confessional.

    Por oportuno, chamo de apologistas da balança torta àqueles que num momento emitem uma posição contrária aos vários escritos heréticos que existem nos meios evangélicos, e se calaram diante da Dake. Será por conta da oportunidade de publicar pela CPAD? Não sei, eles que respondam. Só para exemplificar tem um deles que morre dizendo que não existem diaconisas na Bíblia, enquanto Dake afirma o contrário. Estes mesmos apologistas fazem parte de um grupo que acha que determinadas pessoas, tidas como luminares, não podem falhar em seus juízos. Penso justamente o contrário.

    Mas pode discordar de mim, não me preocupo com isso. Sei conviver com o contraditório. Vou procurar mais tempo para seguir seu conselho: “ler mais, pesquisar mais e estudar mais os princípios da ética bíblica.”. Vivo aprendendo.

    Curtir

  17. Eu não compro obra nenhuma multilada por uma ideologia doutrinária que desconhece a cultura da civilização universal. A CPAD — editora que joga no mercado evangélico literatura para ser consumida apenas por um grupo de religioso alienado de tudo e de todos — continua cortando pensamentos de grandes autores e alejando obras consagradas de absoluto valor cultural e literário. A Bíblia Dake é uma fonte de consulta enriquecedora. Mas que, agora, ficará capenga simplesmente por causa de mentes religiosas que não querem pensar e crescer.

    O Daladier Lima disse, a meu respeito, que: “Acho descortês alguém vir aqui depois de toda a polêmica e emitir um juízo tão prejudicado. Provavelmente, o nobre missivista se alia aos apologetas da balança torta. Que desrespeitam uma comissão em nome de interesses obscuros”.

    Em sua sentença, o excelentíssimo “juiz” me classificou como “apologeta da balança torta”. E que estou entre os “que desrespeitam uma comissão”(?). Eu acho engraçada é a criatividade desse pessoal legalista. Não tem criatividade para pensar a cultura da civilização universal, mas a tem para estigmatizar pessoas com jargões evangelicalizados, como esse, por exemplo. Eu não desrespeito comissão nenhuma. Pelo contrário, acho que é essa tal comissão é que está desrespeitando o direito das pessoas de terem acesso ao conhecimento universal. Direito este, inclusive, garantido pela Constituição Federal, pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e, principalmente, pela Bíblia, quando diz que “devemos examinar de tudo e reter o que é bom”.

    Acho que filtrar informações históricas preciosíssimas, em nome de uma idéia doutrinária radical, é um “posicionamento” mais prejudicado do que qualquer fonte de informação cultural. O Lima precisa ler mais, pesquisar mais e estudar mais os princípios da ética bíblica.

    Naquele que é a Fonte absoluta da multiforme sabedoria e graça divinas, Deus abençoe a todos.

    Pr. Battista Soarez
    http:/battistasoarez.wordpress.com

    Curtir

  18. Ela já está á venda sem as espinhas? Onde poderia comprá-la? Pensei que o amado pr Antônio Gilberto gostasse de esclarecer os cristãos. Por quê ele precisou ser tão submisso ao sistema? Sempre o vi como um cristão de valor ensinando a Verdade.

    Curtir

  19. Sobre a Dake, gostaria de enfatizar que este tipo de assunto é peculiar aos ultimos dias. Quem não se der conta que estamos naqueles dias dificeis que a Bíblia relata vai ficar confuso e sem noção dos acontecimentos. Jesus disse que seriam como os dias de Noé e Ló, e não como nos dias de Paulo de Pedro, nem como nos dias reformadores ou quando a Igreja Assembleia de Deus surgiu. Obrigado pelo espaço. A paz do Senhor.

    Curtir

  20. Prezado Judson, me permita replicar ao Battista Soarez. Na exposição de sua opinião ele nos chamou a todos contrários à posição (veja Soarez, não estamos contra pessoas, mas contra posicionamentos) da CPAD de incautos. Sei qual o peso intelectual do Pr. citado, mas nem ele, nem eu, nem ninguém somos infalíveis, logo é desnecessário dizer que desprezo manifestações unilaterais como a sua. Ademais me resguardo o direito bíblico e constitucional de manifestar-me contrariamente à posição de QUALQUER PESSOA. Acho descortês alguém vir aqui depois de toda a polêmica e emitir um juízo tão prejudicado. Provavelmente, o nobre missivista se alia aos apologetas da balança torta. Que desrespeitam uma comissão em nome de interesses obscuros.

    Curtir

  21. Judson, meu mano, quem coisa, hein?

    Li todos os comentários sobra a publicação da polêmica Bíblia Dake. E vejo que a igreja ainda está engatinhando. O pastor Antonio Geilberto, o qual conheço da época da CPAD, é um humem experiente que sabe muito bem o que fala, pensa e faz. Mas as mentes incautas nem respeita a saudável maturidade de uma autoridade cultural e espiritual como ele.
    Mas é isso. Vamos em frente.

    Battista Soarez
    http://battistasoarez.blogspot.com
    http://battistasoarez.wordpress.com

    Curtir

  22. como vcs vão recolher todas as biblias vendidas e as que estão nas lojas sera que agente vai ficar no prejuizo

    Curtir

  23. POLITICAGEM NÃO É SÓ NO SENADO NÃO, UMA PUBLICADORA COMO A CPAD NÃO PODE FICAR CALADA, SEM DAR EXPLICAÇÕES. SEI NÃO, ISSO ESTA ME CHEIRANDO A FALSOS PROFETAS, LOBOS EM PELE DE OVELHAS

    Curtir

  24. Prezado Judson,
    a paz do Senhor.

    Pela primeira vez tenho o prazer de postar um comentário em seu blog. Queria ressaltar um fato que achei interessante na relevante entrevista do pr. Antonio Gilberto:

    “Em 1969, eu era estudante na América. Antes de eu viajar para lá, o pastor Lawrence Olson, de saudosa memória, me disse: ‘Irmão Gilberto, quando chegar à América, logo que puder, compre uma Bíblia de estudo Dake, que foi lançada agora’. E não foi só ele [que a recomendou]”

    Ou seja, o que hoje está sendo tachada de herética e um absurdo que seja publicada, foi recomendada pelos principais nomes das Assembleias de Deus no passado (e um passado nem tão distante assim). Creio que muitos pastores assembleianos estudiosos possuíam exemplares dela em inglês.

    É normal que com o passar das décadas haja um refinamento doutrinário e teológico da denominação, porém, devemos tomar cuidado para que nosso zelo não nos leve a renegar o nosso passado.

    Apesar dos pesares, naquela época a Bíblia Dake cobriu uma importante lacuna pois não havia – nem aqui nem nos EUA – uma Bíblia de Estudo de linha pentecostal. Ela existe (em inglês) a mais de 40 anos e nem por isso a Assembleia de Deus se tornou uma igreja que se afastou da ortodoxia doutrinária e adotasse doutrinas heréticas.

    Creio que devemos fazer o que nossas lideranças do passado fizeram: observar tudo, e reter o que é bom. Sem agressões, exaltaçoes nem ofensas pessoais a homens de Deus e instituições que pretarame ainda prestam relevantes serviços à obra de Deus no Brasil.

    Fique na Paz.

    Curtir

  25. O Pr. Antonio Gilberto vale o que lhe pagam. Portanto um Ministro do Evangelho que tem um preço pra ficar calado diante de erros tao graves, pra dissimular, e ainda arranjar um jeito de sacramentar heresias, nao podia ocupar o pulpito de nenhuma Escola biblica para obreiros. Pr. Antonio Gilberto começou tao bem, e vai terminar mal porque se vendeu ao sistema cujo trono está ocupado por mamom.
    É triste ver gigantes espirituais tombarem diante do sistema. Por esses nao digo que orem, diriam os pais da igreja.

    Curtir

  26. Se for pra falar de gente desqualificada, é bom nem tocar no assunto. Nomes é que não faltam.

    Curtir

  27. Obrigada, Judson, pelos esclarecimentos. Creio que o melhor seja ouvir bastante antes de fazer os julgamentos, que nos são tão fáceis. Prefiro reter o que é bom e ter senso crítico para descartar o que é meramente humano.

    Tenho certeza de que a CPAD saberá dar esclarecimentos ao público e de que o nosso leitor, o evangélico, está aprendendo a ter discernirmento espiritual e intelectual.

    Curtir

  28. Caro irmão Judson, a Paz do Senhor.

    A arrogância e/ou a jactância é flagrante na fase abaixo:

    “pessoas desqualificadas e desautorizadas”.

    Será que o digníssimo mestre aceitaria a ação dos bereanos em At 17.11? O Espírito Santo que inspirou o escritor de Atos ( Lucas), deixou registrado este exercício espiritual sobre aceitar ou não aceitar a palavra de um ícone (apóstolo Paulo).

    Mais uma vez insisto que a posição do ÍCONE não pode validar ou convalidar, uma doutrina ou questão que confronte a Bíblia. Agostinho e Tomaz de Aquino foram e são ícones da Teologia Cristã, porém suas posições em defesa do Catolicismo não calaram os Reformadores.
    A Bíblia, a PALAVRA DE DEUS é superior aos ícones, sejam eles católicos, protestantes ou outros julgados sábios qualificados e autorizados.

    Um abraço
    PAULO MORORÓ

    Curtir

  29. Caro irmão Judson Canto,

    Desejo parabenizar-lhe mais uma vez pela entrevista, pela qual, como um autêntico jornalista, corroborou o que eu, em meu modesto blog, já havia noticiado, ainda que não tivesse divulgado as palavras do mestre Antonio Gilbero como uma entrevista. Parabéns por sua imparcialidade, retratando os fatos da maneira como realmente são. Por isso mesmo, fiz questão de republicar a sua entrevista em meu blog.

    Que Deus o abençoe!

    Curtir

  30. Irmão Judson, parabéns pela entrevista,

    O pastor Levy Conde, que conheço por pertencer a CADEESO, escreveu:

    “Quem ainda não adquiriu a DAKE corra, aqui em Vitória ainda encontramos nas lojas evangélicas. Comamos o peixe e deixemos as espinhas para quem gosta de se engasgar”.

    Lembrei-me quando em janeiro do ano corrente, estava ministrando na AD de Coqueiral de Itaparica, e em dado momento, pedi ao pastor Carlos, que congrega com o Rev. Mário Souza, e solicitei uma bíblia Dake que estava em suas mãos, pois ele havia comprado tal bíblia simplesmente pela recomendação do seu AMIGO PESSOAL, Rev. Antonio Gilberto, com o intuito de presentear seu genro (que não é cristão) Ocorre que discorri sobre os erros da tal bíblia naquele culto.

    Quando encerrei e me sentei, o pastor Carlos me indagou: “E se tirarmos as espinhas?” ao que respondi “O senhor daria para uma criança peixe com espinhas?” De pronto me disse “NÃO” então prosseguiu VOCE ME CONVENCEU, não vou mais dar de presente essa bíblia.

    Nós assembleianos, só comemos peixe com espinhas quando compramos na PEIXARIA DOS OUTROS, não costumamos comprar peixe com espinhas na NOSSA PEIXARIA. Embora já aconteceu em algumas LIÇÕES BÍBLICAS, que vieram para o NORDESTE com espinhas, todavia, não foram aprovadas. Por incrível que pareça, eram Lições de Adolescentes.

    Portanto, peixe com espinhas aqui no Nordeste não são bem-vindos. Aqui, só compramos peixe com espinhas, quando sabemos por antecedência quem são eles.

    Em segundo lugar o pastor Levy ainda disse uma frase que considero infeliz:

    “Agora, cercear o direito de quem quer que seja de se manifestar a respeito deste ou de qualquer um outro assunto, é contrariar a própria constituição. O mestre Antônio Gilberto, declarando-se “cerceado”, mostra mais uma vez para todos nós sua humildade”.

    Ora, percebo que a emoção tomou conta do pastor Levy nesse momento. Pois ele não parece estar a par do assunto. Quando diz que o pastor Antonio Gilberto está sendo cerceado, não tem idéia de quem está lhe cerceando. Ele pensou que fomos nós, quando na verdade foi a CPAD.

    Em tempo, o Digníssimo pastor Antonio Gilberto, é que se dirigiu a todos nós como DESQUALIFICADOS e DESAUTORIZADOS para discutir o assunto, como se não tivéssemos o direito de expor nossos pensamentos.

    Porquanto, o pastor Levy, na ânsia de defender cegamente o nobre consultor da CPAD, acabou por nos defender INSTITUCIONALMENTE. Aproveito a ocasião, para agradecer o nobre cantor sacro e pastor Levy Conde.

    Curtir

  31. MEUS MUI AMADOS IRMÃOS,
    PAZ E GRAÇA
    HÁ ALGUM TEMPO (ANOS) COMO PIONEIRO EM BLOG PREOCUPADO JUSTAMENTE COM TAL INFORMAÇÃO IMPARCIAL. NÓS COMO POVO DE DEUS ESTAMOS NUM PARTIDARISMO DESENFREADO ONDE NOSSOS LIDERES NÃO SE PREOCUPAM MAIS COM A DOUTRINA DOS APÓSTOLOS E SIM COM O NOVO EVANGELHO QUE NÃO É DE JESUS CRISTO, NÓS O MAIS HUMILDES ESTAMOS A MERCER DOS PREGADORES INTELECTUALIZADOS SEM VIDA COM DEUS. PRECISAMOS , OU MELHOR, O POVO DE DEUS PRECISA É SANTIFICAÇÃO SEM A QUAL NINGUÉM VERÁ O SENHOR, HJ A IGREJA BRASILEIRA ENTRA EM QUESTÕES IMPORTADAS DE NAÇÕES HERETICAS E APOSTATAS O POVO ANDA CAMBALEANDO COMO OVELHAS SEM PASTOR. ISSO MESMO PASTOR. NÃO TEMOS MAIS HOMENS DISPOSTOS A PASTOREAR AO POVO DE DEUS. PEDRO TU ME AMAS? PASTORA MINAS OVELHAS. A CPAD ERA SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO A PRÓPRIA EDITORA REFLETE O CORAÇÃO DE SUA DENOMINAÇÃO ONDE TODOS OS PASTORES (LIDERES) TEM PERDIDO O PRIMEIRO AMOR E ACHARAM A GANÂNCIA . É MUITO TRISTE O INTERESSE DA EDITORA NO EVANGELHO MERCADOLÓGICO ACHANDO QUE OS QUE ESTÃO BUSCANDO AO DEUS VERDADEIRO NÃO ESTÃO ATENTOS. ISSO MESMO ATENTOS. A IGREJA PRECISA TER SUAS LÂMPADAS CHEIAS. A IGREJA PRECISA ESTAR EM VIGÍLIA. PORQUE O SENHOR VIRÁ COMO UM LADRÃO NA NOITE EM QUE NINGUÉM O ESPERA. TUDO ISSO É UMA LOUCURA ONDE OS DESCRENTES TÊM SE DELICIADO COM A GRANDE CONFUSÃO QUE É O MEIO EVANGÉLICO HOJE. AMADOS OREMOS, MAS OREMOS MUITO MESMO PARA OS ENHOR LIVRAR A NÓS E NOSSAS FAMÍLIAS DESTE MUNDO MAL QUE ENCONTRA-SE DENTRO DA IGREJA, MAS NA IGREJA DE CRISTO PQ ESSA ESTA ATENTA A ESTES VENTOS DE DOUTRINAS HERÉTICAS TEM SOPRADO NA POPA DO BARCO ONDE ENCONTRA-SE DIREÇÃO DA VIDA DO CRENTE. E POR FIM COMO NADA SEI E TUDO Q SEI É QUE JESUS ESTÁ VOLTANDO E TA BEM PERTO ONDE ESTA CAMINHADA ATÉ A TERRA PROMETIDA É ESTREITO E APERTADO O CAMINHO QUE CONDUZ A SALVAÇÃO. VIM PARA Q TENHA VIDA E VIDA EM QUE? ABUNDÂNCIA NÃO DE PECADO E HERESIA, MAS SIM DE PODER DE DEUS PARA TODO AQUELE QUE CRER. A GRAÇA É DE GRAÇA NÃO CAUSA ÔNUS ALGUM. O ÚNICO ÔNUS É PRO INFERNO QUE NÃO TEM MAIS DOMÍNIO SOBRE NOSSAS VIDAS. AMEM

    Curtir

  32. Não estou mais nas ADs mas o pastor Antonio GIlberte sempre foi uma referencia para mim.
    Neste episodio ele caiu uns pontinhos no meu conceito ao indicar tal obra,mas tudo bem ele ainda tem créditos)
    Agora a censura e a opreração abafa depõe contra a CPAD e contra sua proprietaria a CGADB, isso nos faz pensar um pouco sobre os bastidores da igreja e toda politicagem e interesses que estão por traz dela.
    Triste… muito triste.

    Nei
    exemplobereano.blogspot.com/

    Curtir

  33. Caro Judson:

    Mais uma última pergunta retórica:

    Por que a CPAD (no caso, os seus diretores) não cuidou de preservar a imagem do seu consultor doutrináro, vindo ela mesma a público para dar os esclarecimentos necessários, já que, em última análise ela é responsável pelo lançamento da obra, não o pastor Antonio Gilberto?

    Curtir

  34. Quero, ainda, ressaltar em alguns poucos pontos a nossa posição (minha e de alguns) quanto à Bíblia Dake manifestada em alguns debates propiciados pelos blogs, sobretudo no Point Rhema:

    1. Entendemos que por tratar-se de uma editora confessional, a CPAD não deveria lançar a Bíblia Dake, nem com nota de advertência.

    2. Nossa insistência se deve também ao fato de uma resolução do Conselho de Doutrina e da Comissão de Apologética não ter sido acatada.

    3. Por último, eu, Geremias do Couto, acredito que se a CPAD por sua confessionalidade não pode lançar determinada obra, também não é correto mutilá-la para retirar os pontos conflitantes. Isso se chama desonestidade intelectual. Deixasse, então, que uma editora independente, sem os limites confessionais trouxesse a Dake a lume. Com todos os comentários.

    Curtir

  35. Caro amigo Judson:

    Quero inicialmente lhe dar parabéns pela entrevista, não quanto ao que disse o entrevistado, mas em razão de o amigo ter-se portado como um verdadeiro jornalista, com absoluta imparcialidade, pontuando onde deveria pontuar e deixando que nós, leitores, chegássemos às nossas próprias conclusões.

    Quando escrevi no meu blog sobre a “precipitação” de trazer o nome do nosso patriarca para a blogosfera, como bem expressa o pastor Paulo Ferreira, minha intenção sincera era preservá-lo, pois aqui é uma terra onde a liberdade corre solta, inclusive para os ataques de anônimos e outros que não medem as consequências do que escrevem.

    Mas a partir do momento em que ele próprio se expõe, o resultado aí está, com a grande maioria dos comentadores levantando novos questionamentos, mais pelas dúvidas que a entrevista traz do que pelos esclarecimentos.

    Tenho algumas perguntas retóricas que deixarei registradas?

    1. Se ele está proibido pelo Conselho Administrativo de se manifestar, por que então concedeu a entrevista?

    2. Se a Bíblia Dake está sendo questionada nos blogs por pessoas desautorizadas e desqualificadas, por que não as aponta?

    3. Se os blogs são uma arena desqualificada para esse debate, por que aceitou vir a essa arena para manifesta a sua opinião pela metade?

    4. Ao mencionar que há na Dake pensamentos intelectualistas, racionalistas e filosóficos, mas estava impedido pela CPAD de falar sobre se há heresias na obra, que motivação há da editora por trás disso?

    5. Quer dizer então que a ideia de deixar o assunto morrer por si foi do próprio pastor Antonio Gilberto ou a CPAD lançou mão de sua frase para por em prática a “operação abafa”?

    6. Considerando o que disse a fonte idônea ao pastor Paulo Ferreira (um dos comentadores da postagem), então é possível pressupor que o interesse da CPAD era apenas o lucro?

    Por fim, é como disse acima: sua entrevista trouxe mais dúvidas do que aclarou.

    Curtir

  36. Caro Antonio Gilberto, Mt 5:37 Diz: Seja, porém,a tua palavra: Sim,sim; não,não. O que disso passar vem do maligno. Como consultor teológico da Cpad, o senhor tem um compromisso com essa editora. Agora como cristão o senhor tem um compromisso com verdade (as Sagradas Escritura). Será que Jesus recomendaria essa bíblia para a sua igreja?

    Curtir

  37. Caro irmão Judson,

    Parabéns pela entrevista com o Pr. Antonio Gilberto. A informação de que houve uma certa “censura” por parte do Conselho da CPAD, inclusive ao próprio Consultor Teológico da Casa é preocupante. Leva a inevitável pergunta: O por quê da censura? O que não está revelado ainda sobre a publicação desta Bíblia de estudo?

    Um abraço.

    Curtir

  38. Irmão Judson,

    Parabéns pela entrevista com o Pr. Antonio Gilberto. Porém é preocupante quando lemos que o Conselho da CPAD, censura o pronunciamento do seu consultor teológico. A pergunta é inevitável: O porquê da censura? Qual a informação, que não pode ser revelada?

    Um grande abraço.

    Curtir

  39. Prezados,

    Não entendi as seguintes colocações do Pr. Levy Conde (eu costumo me identificar por não ter medo de perguntar):

    1) Quem vive achincalhando o Pr. Antonio Gilberto? Quem não compra a Bíblia Dake? Quem critica a publicação? Ou quem não concorda com a indicação? Em qualquer das situações o significado da palavra “achicalhar” mudou e eu não sabia. Em tempo: reservo-me o direito de discordar do nobre Pr. Antonio Gilberto, no blog, pessoalmente, em qualquer lugar, sempre de maneira respeitosa!

    2) O Pr Levy disse: O mestre Antônio Gilberto, declarando-se “cerceado”? A colocação dá a entender que a blogosfera está fazendo isto. Ele diz na própria entrevista que a editora o impediu de comentar sobre a publicação. Das duas uma ou eu não entendi o que o mestre disse ou o Pr. Levy quer mistificar? Se a editora cerceou a fala de um consultor teológico, em breve chegaremos à Era das Trevas e veremos livros não indicados queimados em praça pública ou nas igrejas. Acho que a editora deve é explicações. Aliás, esta é a posição de muitas outras lideranças de projeção nacional. Não citaria seus nomes, a não ser se solicitado. Falo por mim.

    Por fim, parece que o prezado Pr. Levy discorda do parecer do Conselho de Apologética da CGADB, que RESOLVEU PELA RETIRADA da publicação do mercado, no que foi apoiado pela COMADESPE. Acho desnecessária a medida, mas concordo que a editora deveria fazer uma ressalva nas páginas iniciais da mesma. Quem quisesse comprar, comprasse. Na hipótese de discordar da decisão, pra quê serve um Conselho de especialistas desta natureza? Para respaldar o que já está decidido por uma pessoa só ou julgar as atitudes dela?

    Meu blog é daladier.blogspot.com, sou evangélico há 39 anos, sou evangelista, com ação pastoral em duas congregações, na Convenção Abreu e Lima/PE, casado, administrador, analista de sistemas, pai de duas lindas filhas (Desculpe aí Judson, mas agora temos que dizer quem somos, senão, alguém fica pensando que somos uns meninos de short e blusão!)

    Abraços!

    Curtir

  40. irmão judson muito louvavél o trabalho que voçê fez. a poucos dias fiz um comentário em um site a respeito da biblia Dake, mas depois arrependi, não porque eu ache que esteava errado no meu ponto de vista, mas sim pela forma como comentei. de qualquer forma situações como essa da publicação dessa biblia é bom acontecer os nossos crentes estão acostumados a ganhar comida na boca constantemente e o momento nos convoca para sermos mais sabios diante do que esta sendo nos é oferecido, inclusive nos convidado a aprendermos a separar o espinho do peixe. o problema nã é a bilbia Dake, petencostal, shed, ou qualquer outra bilbia o problema talvez seja nós mesmos.

    estuarte

    Curtir

  41. Estimado Judson.

    Além do trabalho ser excelente e esclarecedor é importantíssimo. Espero que chegue às mãos (nos blogs) daqueles que sem nenhum conhecimento da causa, vivem achincalhando o Mestre Antônio Gilberto, a CPAD e muitos blogueiros sérios e competentes que tiveram a coragem de se manifestar a respeito e sem usar o anonimato, a grande arma dos covardes.
    Agora, cercear o direito de quem quer que seja de se manifestar a respeito deste ou de qualquer um outro assunto, é contrariar a prórpia constituição. O mestre Antônio Gilberto, declarando-se “cerceado”, mostra mais uma vez para todos nós sua humildade.
    Quem ainda não adquiriu a DAKE corra, aqui em Vitória ainda encontramos nas lojas evangélicas. Comamos o peixe e deixemos as espinhas para quem gosta de se engasgar.

    Curtir

  42. A fonte que passou a informação sobre uma adequada revisão é fonte de águas turvas. Se for possível publicar Dake, também é possível publicar os Vedas, o Evangelho segundo A.K(nem quero falar o nome todo), Mórmons, Alcorão… é só dar um jeitinho. Brincadeira, hein!?

    Curtir

  43. “pensamentos intelectualistas”, “pensamentos racionalistas” e “pensamentos filosóficos”, mas ele não tinha nenhum exemplo em mente. Perguntei se ele havia apontado especificamente alguma heresia, e ele respondeu que estava impedido de dizer, em razão de seu acordo com a Casa.

    operação abafa? Sinto que o mestre ficou sem palavras!

    Curtir

  44. Impedido de se pronunciar pela CPAD?
    Só se for contra né?
    Vejo OPERAÇÃO ABAFA ai como disseram acima!
    A Bíblia é fiel qdo diz que não devemso confiar em homem algum.

    Curtir

  45. Caro irmão Judson Canto,

    A paz do Senhor!

    Parabéns pelo seu trabalho!
    Lamento no entanto, a constatação da “operação abafa” já preconizada aqui na internet.
    Ela não esclarece os fatos e concretiza as dúvidas.
    Quanto ao seu trabalho, mais uma vez parabéns!
    Estou postando o link da entrevista no meu blog.
    http://www.pointrhema.blogspot.com

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    Curtir

  46. Parabéns meu caro pela entrevista. Foi bastante esclarecedora e não é necessário, ao menos, ao que realmente tinha-se dúvida, quanto à participação do mestre Antonio Gilberto.

    Forte abraço,

    Pr. Mesquita

    Curtir

  47. Prezado Judson,

    De maneira geral, a entrevista publicada referenda outra de outro blog. Merece nosso repúdio a orquestração para que a Bíblia “passasse” sem uma ressalva da editoria ou a retirada de TODAS as heresias. Pessoalmente, preferia a ressalva. E que julgássemos o conteúdo.

    Publicarei um post crítico em meu blog.

    Abraços!

    Curtir

  48. Caro Judson: Sei, de fonte idônea, que as espinhas não foram retiradas, como recomendou nosso patriarca Antônio Gilberto, porque houve uma corrida insensata da CPAD, contra outra editora. Compraram uma tradução pronta, não tiveram o cuidado de revisar, e deu no que deu. Perdemos nós, brasileiros, que deixamos de ter acesso a essa preciosidade. Creio que Deus, que tem cuidado tanto do seu rebanho no Brasil, nor proporcionará outro acesso. Quem sabe, a outra editora, a que perdeu a corrida, tenha agora tempo de publicá-la sem as espinhas… PAZ.

    Curtir

  49. Concordo plenamente com Lex Aleksandre e acrescento: Esta discussão está longe de terminar. Ela é inequecível.

    Curtir

  50. a paz
    exelente entrevista porem nao vejo o porque da cpad nao deixar o pastor espresar-se literalmente e tao simples e ja esclarecia de uma ves por todas esse asunto.
    fiquem na paz.

    Curtir

  51. Com todo respeito que todos merecemos, mas onde é que eu consigo essa autorização para comentar uma obra que considero, sim, detentora de diversas heresias que vão de encontro com minha fé? Gostaria de não mais pertencer ao grupo das “pessoas desqualificadas e desautorizadas”.
    É uma pena minha mente não aceitar esse negócio de que, para interpretar assuntos referentes à Palavra de Deus, exista um grupinho autorizado e qualificado para isso e que, por fim, ainda são pertencentes ao grupo que fica com todo o lucro dessa obra que bateu recordes de vendas.
    Conheço muitos irmãos simples e até muitos novos convertidos que compraram a referida Bíblia por ação do marketing das edições da CPAD.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s