Lançado no Brasil comentário da Bíblia escrito por africanos

Recebi hoje o meu exemplar do Comentário bíblico africano, do qual fui um dos tradutores. Chegou acompanhado da notícia de que o seu editor, Tokunboh Adeyemo,  morreu no dia 18 de março, em Nairóbi, Quênia.  A obra, lançada no Brasil pela Mundo Cristão, foi produzida por 70 teólogos africanos no intento de suprir a carência de bom material teológico entre estudantes e líderes eclesiásticos daquele continente.

Temas como poligamia, tribalismo e mutilação feminina, estranhos às pautas de debates cristãos em nosso continente, são tratados em artigos especiais, entre dezenas de outros assuntos. Já nos comentários ao texto bíblico propriamente, transparece, em maior ou menor escala, a preocupação com os rumos da igreja na África. No entanto, o conteúdo das 1.600 páginas da obra é de aplicação universal. Para mim, foi gratificante ler a interpretação de Salmos, Jeremias e Mateus, por exemplo, pela ótica de uma cultura diferente, ou melhor, de diferentes culturas africanas. Só isso já vale o livro.

Eis uma pequena amostra de comentário em que o leitor é iluminado com recursos da rica cultura africana (sobre Mateus 4.15,16):

Um provérbio bemba, da Zâmbia, alerta contra o desprezo a qualquer ser humano: Ako usulile: e kopa noko (“A pessoa que você despreza pode casar-se com sua mãe”). Assim, a pessoa que você despreza pode tornar-se alguém que você terá de respeitar. O tão esperado Messias dos judeus não surgiu em palácios nem no templo de Jerusalém, mas na Galileia, região desprezada do país. É o acontece hoje com a África Subsaariana, que, economicamente insignificante e marginalizada, está tornando-se a bigorna sobre a qual será moldado o cristianismo mundial do século XXI!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s