Assembleia de Deus faz 99 anos hoje

Templo da AD em Belém (PA). Foto: Jornal Gospel News

Há exatos 99 anos, no dia 18 de junho de 1911, um grupo que não chegava a 20 pessoas reuniu-se na casa da irmã Celina Albuquerque, em Belém do Pará, para o primeiro culto realizado pelos pentecostais excluídos da Igreja Batista, tornando-se a data em que se comemora a funda­ção das Assembleias de Deus no Brasil.

A programação do aniversário da AD começou já no dia 12, e o ponto alto será a grande concentração amanhã, dia 19, no Estádio do Mangueirão. Segundo o jornal O Liberal, a festa “começou com o Pentecostes Social, que foi um grande mutirão de serviços à comunidade nas principais praças da capital, com expedição de documentos, cortes de cabelo, orientação jurídica, pedagógica, assistência social, aconselhamento pastoral e evangelização com distribuição de sopa, aplicação de flúor e outros. A congregação também realizou casamento comunitário para cerca de 500 casais”.

Alegro-me com os irmãos de Belém e com todos os assembleianos do Brasil. Infelizmente, não podemos ignorar que a tônica das festividades parece ser a divisão, não a unidade, o ressentimento, em vez da alegria geral. Com os ânimos acirrados na disputa pela presidência da CGADB nos últimos anos entre Samuel Câmara, pastor-presidente da igreja-mãe, e o atual presidente da CGADB, pastor José Wellington, as comemorações de Belém do Pará cada vez mais parecem festa particular. O pastor José Wellington já não comparece há alguns anos. No blog do principal líder da denominação, não foi feita até o momento, nem sequer menção da importante data. Os 99 anos da AD também foram solenemente ignorados no portal CPADNews e no próprio site do Centenário.

Diante disso, fico tentando visualizar a comemoração dos 100 anos. Será que vai ter um grupo soprando velinhas na sala e outro na cozinha? Se isso acontecer, há o risco de que a festa, que deveria ser de autêntica alegria no Espírito, vire sessão pastelão, com guerra de bolos e de egos.

Anúncios

13 comentários em “Assembleia de Deus faz 99 anos hoje

  1. Concordo com o Pr. Geremias do Couto bem como com o irmão Sanches. Não entendo como os mesmos homens que há alguns anos ensinavam-nos sobre ética, respeito e unidade, julgam-se hoje, ” donos ” de convenções, de ministérios e se prestarmos bem atenção, de pessoas. Estas, porque deixam-se anular, renunciando a valores que antes defendiam, apenas para continuarem ” pendurados “nos ilusórios e frágeis galhos do alto poder ( que é diferente do poder do alto).

    Curtir

  2. Caro Gilson,

    Motivado por seus questionamentos, pretendo escrever em breve alguns artigos sobres nossas origens, tanto do pentecostalismo quanto da AD, nos EUA e aqui. Estamos na reta dos 100 anos, e acho o momento ideal. Espero que o artigo que lhe enviei seja de utilidade.

    Curtir

  3. Olá Judson, agradeço os dois links, a origem da minha dúvida é que o nome oficial Assembléia de Deus, adotado em 1918, já existia desde 1914 na AD americana, assim como no Canadá. Como é oriunda de uma missão sustentada no principio pela Apostolic Faith, que deu origem as ADs americana, canadense, escocesa e no Reino Unido, tbem era a igreja oficial na Rua Azuza em L.A. , a igreja (capela) no seminário do Prof. Pradham e até então a única igreja que havia adotado o pentecostalismo na forma como conhecemos hoje. Segundo a história, a criação da AD americana se deu por divergência doutrinária com relação a trindade, sendo organizada no Arkansas nova denominação. O estranho é que a AD de lá é congregacional e aqui episcopal.

    Curtir

  4. Caro Gilson,

    São dois fatos independentes.
    Leia, aqui no blog:
    https://judsoncanto.wordpress.com/2009/09/25/algumas-curiosidades-sobre-a-assembleia-de-deus (Seções: “Datas importantes” e “A escolha do nome Assembleia de Deus”).

    Para um estudo mais aprofundado, recomendo a leitura do livro O SÉCULO DO ESPÍRITO SANTO, que eu traduzi:
    https://judsoncanto.wordpress.com/2009/12/27/lancada-em-portugues-obra-sobre-a-historia-dos-movimentos-pentecostal-e-carismatico

    Abraço.
    Judson.

    Curtir

  5. Uma pergunta: a “Assembly of God” em seu site http://ag.org/top/About/History/index.cfm, afirma ser fundada em 12/02/1914 no Arkansas, também fruto do ministério da “Fé Apostólica” como a Assembléia de Deus brasileira, mas não reconhece qualquer vínculo histórico com a irmã brasileira, ou seja, beberam da mesma fonte americana, são contemporâneas, tem o mesmo nome, coincidência ?

    Curtir

  6. moro,no Japao ha 21 anos e somos assembleianos,eramos membros do templo central na epoca do pastor Firmino da Anuciacao Gouveia.
    Gostariamos de estar ai em Belem,prestigiando esse grande
    evento.Que DEUS,abencoe ricamente.e que muitas almas,possam ser
    alcancadas.Amem.

    Curtir

  7. Caro Judson Canto,

    A Paz do Senhor!

    Os fatos por você narrados são reais e lamentáveis, coisas de homens que pensam em si mesmos, e não na coletividade, no entanto, neste momento de apagarmos as 99 velinhas, não podemos esquecer da grande obra realizada pelos pioneiros, com a cooperação do Senhor, conforme registrado no livro de Atos sôbre a igreja primitiva. A salvação de milhares de vidas, essa ninguém pode apagar.

    Parabéns pela abordagem!

    Um grande abraço!
    Seu conservo,
    Pr. Carlos Roberto

    Curtir

  8. Lamentável que a CGADB fale tanto em Centenário, mas se esqueça dos 99 anos.

    A nossa justiça, infelizmente, não excede a dos escribas e fariseus!

    Enquanto flamenguistas, vascaínos, atleticanos, cruzeirenses etc. etc. etc., se unem para torcer pelo Brasil na Copa não temos capacidade e nem disposição de pôr de lado essas querelas e adorarmos a Deus pela “sua” Assembleia, que, certamente, não pertence a homem algum.

    Até onde isso vai chegar?

    Abraços!

    Curtir

  9. Meu amigo Judson, a igreja Assembléia de Deus em Belém do Pará tem um dos melhores líderes do Brasil. Pr. Samuel Câmara é um eclesiástico que faz jus ao cargo e está assessorado por homens de peso como o Pr. Benjamin Souza, filho do falecido pastor (e homem exemplar) Estêvam Angelo de Souza, a quem tive a honra de ter como pastor por durante quase 20 anos.

    Tudo que aprendi na fé foi com ele. Nunca vi meu pastor metido em confusão e muito menos em divisão. Guardo com muito carinho seus conselhos dados a mim pessoalmente, antes de ir para o Rio de Janeiro. Suas últimas palavras para mim foram:

    “Meu irmão, o mundo inteiro procura homens de vergonha. Erros se cometem. Claro. Mas se você errar, erre como homem de vergonha e honesto. Nunca conte seus segredos a ninguém, muito menos seus planos e projetos ainda não realizados. O único feitiço que pega em crente é a inveja. Deixe que com o tempo, e aos poucos, saberão quem é você e onde você estará”.

    Isto ele disse próximo de eu ir trabalhar na CPAD-RJ, onde só então entendi o por que dos conselhos que ele deu a mim antecipadamente.

    Mas, como você disse, Judson, estamos fazendo 99 anos de história. Uma história melada por brigas, divisões, ressentimentos, exibicionismo e ambição. Como será amanhã? O que se vai comemorá no próximo ano, à luz dos 100 anos de história pentecostal? Só Deus sabe. Ou talvez nem ele sabe, diante do que se esperar e do quadro que se tem em vista.

    Pr. Battista Soarez

    Curtir

  10. A CGADB e a CPAD querem comemorar os 100 anos e se acham no legitimo (legitimo mesmo?) de fazer tal coisa.

    Mas se esquecem que antes do CENTENÁRIO vem os 99 anos….
    e sequer falam nesses 99 anos.
    E em 2011 vão querer comemorar o centenário, esquecendo que dia 19/06./2010 a igreja faz 99.

    Como podem ser tão burros? eis a pergunta q não quer calar.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s