Raridade: obra acadêmica reafirma credibilidade do Novo Testamento

Recebi há poucos dias o meu exemplar de Uma introdução aos Escritos do Novo Testamento, do teólogo suíço Erich Mauerhofer, que acabou de ser lançado pela Editora Vida. Fiz nesse livro um trabalho de preparação (padronização e nova ortografia).

Não se trata de uma obra teológica como as que estamos acostumados a ler, nas quais as informações úteis à teologia conservadora precisam ser retiradas com uma pinça do palheiro de teorias esdrúxulas que florescem nos campos da teologia histórico-crítica. A Introdução… de Mauerhofer, elaborada com todo rigor acadêmico, representa décadas de pesquisa por parte do autor e consiste numa resposta cientificamente fundamentada aos teólogos que questionam a autoridade, a autenticidade e, portanto, a credibilidade dos livros do Novo Testamento. No prefácio à edição brasileira, lemos:

Na apresentação do conteúdo, a exposição e interação com teorias, das mais variadas, são constantes. Quando pertinente, o prof. Mauerhofer desmascara ar­gumentos críticos, originados no ceticismo, e sugere alternativas partindo de uma perspectiva de fé. Por exemplo, em vez de aceitar a teoria de que uma testemunha ocular, como Mateus, tenha escrito seu evangelho dependendo de outro, escrito por alguém que nem testemunha ocular foi (Marcos), e de uma hipotética e questionada fonte Q, o prof. Mauerhofer propõe uma solução muito mais plausível para a origem dos evangelhos.

Portanto, se você tem pedido a Deus uma obra conservadora substancial, diferente daqueles livros bem-intencionados, mas que não resistem a uma sabatina mais rigorosa, a obra de Mauerhofer é a resposta às suas orações.

Anúncios

4 comentários em “Raridade: obra acadêmica reafirma credibilidade do Novo Testamento

  1. Olá Judson,
    A Paz do Senhor!

    Estamos fazendo uma promoção desse livro Uma Introdução aos Escritos do Novo Testamento – Editora Vida, por R$29,94 no site http://www.livrariasampliar.com.br. Se tiver interesse em publicá-lo no seu site, alcançaremos mais pessoas com esse conteúdo que, realmente é excelente.

    Deus o abençoe poderosamente
    Yuri

    Curtir

  2. A Paz do Senhor, Judson

    Obrigado pela dica. Com certeza a referida obra será de grande utilidade aos estudantes da Bíblia. Veio em boa hora. Se tiver mais alguma sugestão de livros nessa linha, não faça cerimônias, passe-me com urgência!!

    Abraço

    Ev. Wanderlei Domingues

    Curtir

  3. Paz, Judson!

    A sugestão é muito boa e já vai constar na minha lista de livros que irei adquirir nas próximas compras.

    Graças a Deus e a um vídeo do Dr. William Lane Craig (Neutralidade Intelectual), retomei a atividade de leitura e compra de livros. Nesse sentido, comecei a adquirir livros sobre os fundamentos da fé cristã: vida, morte e ressurreição de Cristo, confiabilidade do Novo Testamento, etc.

    Como estou professor da EBD, tenho incentivado os alunos nesse sentido e já estamos criando um grupo de estudos que será realizado aos sábados, na parte da manhã. A igreja fez um empreendimento grandioso nesse sentido – no segundo piso fez uma enorme sala de aula e já encomendou o material didático e equipamentos – quadro, cadeiras universitárias, etc. (Fiz uma postagem sobre a pré-inauguração da sala com fotos: http://www.evangelismoelouvor.com/2010/07/palestra-para-os-jovens-e-pre.html )

    Sua dica é de grande valia para minha empreitada.

    Ah, sobre o artigo “Livros, poeira e nenhuma aventura”, não deixe seus livros deteriorarem-se e perder-se. Se desejar fazer uma doação (kkkkkk), nosso grupo de estudos agradece. rsrsrsrs

    Deus continue te abençoando,

    Em Cristo,

    Elian Soares
    http://www.evangelismoelouvor.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s