Livros, poeira e nenhuma aventura

Tenho uma pequena biblioteca, mas por falta de espaço, a maioria dos livros sempre esteve encaixotada. Na casa onde moro hoje, há mais de dois anos dezenas de caixas estão amontoadas sobre a laje, tendo como cobertura apenas o telhado e uma respeitável camada de poeira. No último domingo, resolvi brincar de Indiana Jones, disposto a resgatar do improvisado depósito alguns exemplares de O Assembleiano, jornal que editei em tempos idos, dos quais pretendia reeditar algumas histórias, e o meu exemplar da Dake em inglês, para fazer um pequeno trabalho de comparação com a edição brasileira. Com as costas e as pernas doendo (a semelhança com qualquer aventura do herói arqueólogo acaba aqui) tive de abortar a missão antes de poder verificar metade das caixas e assim voltei à parte respirável e iluminada da casa sem os jornais e sem a Bíblia. Contudo, minha ligeira incursão àquela região de pó e sombras não impediu certa iluminação, que passo agora aos leitores na forma de conselhos, caso um dia venham a se arriscar em semelhante empresa:

Se a entrada para o depósito for uma tampa no teto do único banheiro da casa, você pode arranjar encrenca com a família. Melhor inserir a tarefa num cronograma. Se houver uma emergência, pergunte-se: “O que Indiana Jones faria?”.

Caso não tenha uma escada à mão e resolva improvisar o equipamento de escalada (por exemplo: uma cadeira de escritório com rodinhas e duas banquetas dispostas uma sobre a outra, como um bolo de casamento), certifique-se de ninguém em casa esteja portando uma filmadora.

Num ambiente de iluminação precária, uma mancha sobre um livro pode ser uma aranha estressadinha.

Não ponha nenhuma caixa pesada de livros sobre outra que contenha apenas frágeis CDs, principalmente se tiver a intenção de sentar em cima.

Se não encontrar o que procura, traga outros livros ou qualquer outra coisa. Ajudará você a convencer-se de que as duas horas que passou respirando poeira e maltratando a coluna não foram em vão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s