CPAD suspende publicação da Bíblia Dake

Se você procurar a Bíblia de estudo Dake no site da CPAD, irá deparar com a mensagem: “Produto indisponível no momento”. O aviso é normal para produtos que esgotaram o estoque e aguardam nova impressão, porém no caso da Dake é diferente. As reimpressões da Bíblia de estudo que causou furor entre os defensores da confessionalidade da editora e instaurou uma crise institucional protagonizada pelo Conselho de Doutrina e pela Comissão de Apologética foram suspensas — ao que parece em definitivo.

De acordo com o que pude apurar, o motivo seria justamente o desgaste da imagem da editora em face da polêmica promovida por pertinazes  blogueiros e pelas entidades mencionadas, que se opuseram à sua publicação. A ordem que o diretor executivo da CPAD, irmão Ronaldo Rodrigues de Souza, passou a todos os seus comandados foi textualmente esta: “Ninguém toca mais nesse assunto” (o que fez este blogueiro espernear um bocado para conseguir a informação).

No entanto, o real motivo pode ser outro, ou pelo menos o que contribuiu em definitivo para a decisão. Lembram-se da reunião com a família Dake, em março deste ano, que noticiei aqui? Naquela matéria, informei que Gary Haynes, diretor da executivo da Atos, deveria estar presente, mas não apareceu. Entretanto, ele esteve na Dake Publishing alguns dias atrás e prometeu ao herdeiros do autor resolver a situação com a CPAD, talvez desfazendo o contrato com a Casa — por via judicial, se necessário. Não pude apurar sobre as ações de Haynes após a reunião, mas o certo é que a ordem de silêncio na CPAD foi emitida logo depois. (Cabe aqui outra informação: soube por fontes fidedignas que Haynes só tomou conhecimento das mudanças que a CPAD fez na Dake quando viu  exemplar impresso, ainda assim porque alguém o alertou.)

Deve-se ressaltar, no entanto, que a decisão de suspender a publicação da Dake não resolve o “imbróglio”. Se antes a CPAD ignorou a determinação do Conselho de Doutrina e da Comissão de Apologética e continou a publicar a Dake, não deixou de fazê-lo agora por causa deles. O impasse continua.

Anúncios

6 comentários em “CPAD suspende publicação da Bíblia Dake

  1. Meu Amado Irmão Claudio
    Gostaria de lhe informar que não existe nada contra a DAKE e sim uma briga interna pelo fato desta bíblia comentada ser lançada sem a consulta da comissão Apologética, e um caso pessoal a DAKE já esta no Brasil há mais de 40 anos, e ninguém nunca disse nada contra, alem disso o Presidente da comissão foi meu Professor e eles (muitos deles) usam a DAKE sem parar, já venderam milhoes de bíblias DAKE em todo mundo alem disso que produziu mais que ele? Desculpe
    Pr. Moabel

    Curtir

  2. Caro Amigo Judson Canto
    Obrigado por postar assuntos do Pr. DAKE vale lembrar que ele não era teólogo, porem um homem com muitas habilidades na obra de DEUS, em toda minha vida já vi muita gente de grande valor, em todas as áreas, mas DAKE foi muito alem de qualquer um, (sem desmerecer o talento de ninguém) Estou para fazer outra visita a EDITORA DAKE e fazer mais vídeos sobre o assunto Assim que tiver qualquer noticia o amado será um dos primeiros, a saber, a Comissão Apologética estará reunida na próxima terça feira dia.14 de set 2010……para tratar de assuntos da bíblia comentada DAKE
    Obrigado Pr Moabel

    Curtir

  3. Caro irmão Fernando,

    Ainda sem novidades sobre o processo. Assim que algo for apurado, publicaremos aqui.

    Abraço.

    Judson.

    Curtir

  4. Dake, Dake! A novela continua. Que coisa!

    PAstor, o senhor tem alguma notoícia sobre aquele processo na justiça contra a CGADB feito por 7 pastores, pedindo a prestação de contas?

    Curtir

  5. Meu caro Judson:

    Como bom jornalista, você tocou no “x” da questão. A motivação pode ser bem outra que não as reesoluções do Conselho de Doutrina e da Comissão de Apologética. O seu último parágrafo resume apropriadamente o “imbróglio”: duas resoluções não foram acatadas e enquanto não houver um pronunciamento claro o impasse não terá sido resolvido. O assunto terá de ser levado à Assembléia Geral da CGADB em abril do próximo ano. Não tem outra saída.

    Abraços!

    Curtir

  6. Fico imaginando como esses homens querem ir para o ceu ? mentindo trapaceando e querendo justificar o injustificavel com relaçao a DAKE !
    tODA AQUELA polemica se cresolveria com uma simples nota explicando os pontos que nao concordamos com a mistura teologia da DAKE

    http://WWW.EXEJEGUES.BLOGSPOT.COM

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s