Certo ou errado?

Estava eu no salão de cabeleireiro para a tosquia bimestral e, enquanto lavava o cabelo, aproveitei para exercitar o velho hábito de escutar a conversa dos outros. Nem preciso dizer que eu estava num ambiente muito propício a essa prática, pois fora daquela atmosfera carregada de odores químicos e papos de novela são poucos os lugares no mundo em que se ouvem tantas opiniões ou mesmo confissões.

Naquele dia, uma mulher reclamava da decisão da filha, que resolvera sair de casa (para viver com alguém ou para viver sozinha, não ficou claro). Após a descrição de uma pequena guerra de argumentos, a mãe suspirou: “Não sei mais o que é certo ou errado!”.

Penso que aquela pobre mãe está começando a perceber os efeitos da mentalidade pós-moderna (embora talvez nem conheça esse termo). Arrendou o coração para os latifundiários do relativismo e agora vê brotar uma robusta floresta de espinheiros. A verdade particular que deveria satisfazer todos os seus anseios, prometida no pacotinho de sementes, revelou-se uma mentira igual à de todo mundo. Nada exclusivo e nem de longe satisfatório. Ainda que os formadores de opinião da nossa época digam que os espinhos são azeitonas, eles continuam espetando o dedo e sufocando os incautos até a morte.

Deus providenciou a verdade da Palavra, para que o ser humano caído, a despeito de suas limitações, não perdesse o rumo na curta jornada da vida. Como na Criação, agiu para consertar o caos da Queda. Mas vieram os pensadores pós-modernos e puseram a humanidade outra vez a correr atrás do próprio rabo. Isso porque a ideia de que cada um pode viver de acordo com a sua verdade impede qualquer iluminação externa, e o ser humano, por definição, nasce perdido. Então, como poderá essa pobre criatura, desorientada por natureza e lançada na escuridão da mentira, construir uma estrada segura para a salvação? A lorota relativista, na pretensão de abrir caminhos alternativos para a humanidade, conseguiu apenas levá-la de volta ao caos.

Bom, pelo menos aquela mãe confusa pode agora ter uma certeza: a filha dela também não sabe o que é certo e o que é errado.

Triste consolo.

Anúncios

4 comentários em “Certo ou errado?

  1. CERTO OU ERRADO ? O MUNDO NÃO SABE COMO DEFINIR ESSAS DUAS PALAVRAS O QUE LHES DÁ NA TELHA DIZEM SEM AVALIAÇÃO ALGUMA, PARA ELES ISSO É NORMAL; QUANDO UMA OPINIÃO COMUM QUEBRA O QUE NÃO FOI ENSINADO SURGEM DEFINIÇÕES PARA EXPLICAR O CASO. A MÃE NÃO SABE MAIS DEFINIR O CERTO E O ERRADO A FILHA ENTÃO PREFERE DAR UM PASSO A FRENTE AJUDANDO A MÃE NO ESCLARECIMENTO DE SUA VERDADE DEIXANDO-A COM SEU PRÓPRIO ERRO. ESSE É O PROBLEMA ATUAL TODOS TEM A SUA PRÓPRIA ORTODOXIA A DEFENDER.OS VENCIDOS SÓ TEM A LAMENTAR.
    HOJE MUITOS TEM A SUA VERDADE SEGUNDO O SEU CORAÇÃO E A SEGUEM SEM SE IMPORTAR COM AS CONSEQUENCIAS DE SUAS DECISÕES EGOCENTRICAS.

    Curtir

  2. A paz do Senhor.

    Caso possivel, solicito que divulgue a vinheta da CPAD/CGADB do Congresso Internacional de missões das Assembeleias de Deus no Brasil, bem como os pregadores e os adoradores do grandioso e pomposo evento. ficarei muito grato: presença masi que especial: Reges Danese cantando “Como Zaqeu” na CGADB/CPAD

    Curtir

  3. bomba:

    Reges Danese na cgadb/cpad

    Vai acontecer no Rio centro no rio de janeiro nos dias 18 a 21 de novembro o congresso internacional das Assembelais de Deus soba presidencia do pr. José Welligton.
    E sabe quem vai estar cantando entre os cantores da cpad?
    REGES DANESEEEEE cantando canção de Zaueu e outars mais.

    não resisti e morri de rir, pq o pr. Ciro vai estar la tbm, e vai ter que engolir o Reges cantando “Como zaueu, eu quero subiur…”
    fonte: http://www.centenarioadbrasil.org.br/CPAD/PAGES/noticias.php?id=85

    Grato: Afonso Mendes;

    Curtir

  4. Relativismo. Eis aí uma palavra que deveria incomodar muito mais aos cristãos; até porque, por não saber do que se trata, muitos tem seguidos os seus ditames, e, consequentemente, fazendo com que outros também os siga. Lembremo-nos, contudo, que o certo e o errado são muito bem definidos pela Palavra de Deus (Is 5. 20). Voltemos à Palavra! Um abraço.
    http://www.vosbi.blogspot.com

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s