Bíblia Dake é relançada no Brasil — sem cortes

A polêmica Bíblia de estudo Dake acaba de ser relançada em português, agora sem os cortes feitos pela equipe editorial da CPAD. A parceria com a editora assembleiana foi desfeita, segundo informação que obtive de uma funcionária de Gary Haynes, embora os fatos em torno dessa ruptura ainda estejam cercados de mistério. Fui informado também que a tradução original passou por uma revisão (a meu ver, em pouco tempo, para um trabalho satisfatório).

Mas o certo é que a versão integral já está à venda, e sai apenas com o selo da Editora Atos (foto).  Consta que a nova edição tem 2.335 páginas contra 2.144 da anterior, um acréscimo de quase 200 páginas. Claro, é preciso levar em conta as medidas do livro, tipo e corpo (tamanho) da fonte (letra), diagramação e outros fatores para chegar a um número mais preciso, porém creio que o acréscimo de material chega a quase 10% .

Liguei para algumas livrarias evangélicas aqui de Curitiba, e elas já confirmaram o pedido da nova edição da Dake. Só na loja da CPAD a funcionária que me atendeu disse não estar informada do relançamento. Sem surpresa.

Outra notícia interessante ligada ao assunto é que o diretor executivo da CPAD, irmão Ronaldo Rodrigues de Souza, esteve na Dake Publishing, em Atlanta, no final do ano passado. Nesse encontro, ele teria proposto a mesma coisa que fez Gary Haynes: publicar a Dake sem cortes, desde que a CPAD pudesse fazê-lo de maneira independente, ou seja, sem o peso da parceria com a Atos. Mas os americanos não concordaram, em razão do contrato firmado com a outra editora.

(Matérias relacionadas: Bíblia Dake: pastor Antonio Gilberto fala a “O balido”; Bíblia Dake: mudanças não estavam autorizadas; CPAD suspende publicação da Bíblia Dake.)

Anúncios

21 comentários em “Bíblia Dake é relançada no Brasil — sem cortes

  1. Pingback: Bíblia de Estudo Dake: uma bíblia pra não se ter em casa | Infosol

  2. Larga Infelizmente vcs da cpad e todos que nao querem assumir que a biblia dake sem sombra de duvida è a. Melhor biblia de estudo em larga distancia e quanto os filhos Deus serem os anjos isso è um fato inegavel tanto biblica historicamente falando e comprovado entre os pais da historia da igreja parem com essa palhaçada e digam a verdade outra biblia. Que pra mim esta ao lado da dake como as melhores è a macarthur tbm incrivel digo isso pois possuo dezenas de biblias de estudo nao julgue o livro pela capa leia e tire suas conclusoes muitos idiotas leem ela um dia e toman conclusoes precipitadas sem examinar cuidadosamente como dake diz estao na lista dos preguiçososque argumentam a dificil compreençao da bibllia

    Curtir

  3. Para mim a Bíblia Dake é sem dúvida uma das melhores bíblias de estudo já publicada, é completa e rica em comentários,que ainda não comprou está perdendo…..

    Curtir

  4. o conteudo da biblia dake ,não esta nas palavras, e sim na maneira em que a enterpletamos, pra muitos pode ñ ter nenhum conteudo mas para outros pode.

    Curtir

  5. SABEMOS NÓS TEMOS QUE MOSTRAR A PALAVRA DO JEITO QUE ELA É.
    E INTERPRETAR COMO O ESPIRITO SANTO DEIXOU, NÂO COMO OS HOMENS PENSSAN.DEUS deixou essa santa palavra foi pra ter reverência,mas o que confia no senhor engordará.pv,28,25.
    jesus dessi nesse tempo muitos serâo escandalizados,e treir-se-âo uns aos outros se aborrecerâo a muitos.mt,24,10 deste momento agora que jesus esta falando.

    Curtir

  6. DESCULPEM MAS A BIBLIA COMENTADA DAKE AINDA TEM CORTES,PARA INICIO O MAPA FEITO POR DAKE E COPIADO POR LAWRENCE OLSON.NAO ESTA GARY HAYNES NA PRESSA SE ESQUECEU,AINDA NAO TENHO A NOVA BIBLIA EM MAOS(VIVO NO EXTERIOR) MAS ESSE DETALHE EU JA SEI,NO MAIS A DAKE VENDE SEM PARAR OBRIGADO

    Curtir

  7. Volto ao tema em foco, estimulado pelos comentários de Antônio Mesquita e Glaucia: Possuo um livro intitulado “New Age Bible Versions” (Versões Bíblicas da Nova Era”), de G.A. Riplinger, editado nos EUA em 1993 pela AV Publications Corporation – Virginia (avpublications.com), que trata das versões “modernas”, tão em moda lá e cá. É assustador constatar que a Palavra de Deus está sendo adulterada de maneira vil, e introduzida no meio evangélico para fins estritamente comerciais. Quase todas as lideranças embarcaram nesta canoa furada e estão afundando em um mar de dinheiro e lama. Junte-se a isto a mídia evangélica desvairada e temos já instalado o pré-caos espiritual que antecede o arrebatamento da Igreja. Maranatha!

    Curtir

  8. Olá meu caro, vi a Bíblia Dake em uma livraria e logo depois vc fez a postagem.
    Como disse o Robson, não há nada de novo em a Atos publicá-la, pois não é editora confessional.
    Cito ainda a Gláucia quanto a busca desenfreada de Bíblias para suprir (ou saturar) o MERCADO.
    Os judeus são exemplos nisso e não sei se exageram, mas a Bíblia deveria ser mais valorizada e não tratada como um simples produto de mercado.

    Forte abrç e parabéns pela postagem.

    Curtir

  9. Concordo com aqueles que acham que há bíblias de estudo em exagero no mercado. Passa a sensação de que o interesse por trás de tantos lançamentos é meramente comercial. Já existem bíblias do bebê, da criança, do adolescente, do jovem, da mulher, do pregador, do obreiro, da vitória financeira, e por aí vai… O que mais falta ser lançado? Bíblia de Estudo dos ex-homossexuais? BE dos presidiários evangélicos? Como vc sempre corre atrás da informação, Judson, que tal fazer um levantamento das Bíblias de Estudo que já existem em português e postar aqui no seu blog? Acho que ficaríamos todos espantados com a quantidade de títulos.

    Curtir

  10. A poucos dias no Templo Sede da AD em minha Cidade, Sinop MT, um Ministro operador de milagre, após ver fracassada sua tentativa de curar a surdez de um irmão, justificou a Igreja que a operação de maravilha se dá gradalmente, ou seja, a prestação. A Dake é só mais um detalhe.
    Como o falso profeta copera em Cuiabá – MT, com o filho do Pr. Presidente Estadual, não se houviu, do Pastor local, nenhuma repeensão ao moço.

    Milton Figueirêdo Jr
    Sinop MT.

    Curtir

  11. Bem sabemos que o problema está nos comentários e anotações, mas enquantos pulpitos pentecostais não se ouve o pior hoje? Cada um dá a sua interpretação pessoal daquilo que acha estar correto. O povo é que tem que tirar as espinhas do peixe, porque o pregador uma vez indagado nunca dá uma resposta Bíblica para o que ele diz ser “Mistérios de Deus” concordo com Paulo Ferreira não podemos ser privados a luz de quem quer pensar por nós. Somos seres pensantes avaliadores e formadores de ideias.

    Curtir

  12. São tantas Bíblias,tantas versões,eu acho que o apostolo Paulo não pediria para Timoteo nos dias de hoje apenas os livros e principalmente os pergaminhos.Ele pediria todas as bíblias que fosse possível que timoteo pudesse achar no comércio,porque senão ele ficaria para trás desse monte de teologos que acabam de ler um capítulo da Bíblia, e já querem escrever um livro e editar uma nova versão da Bíblia. E sou obrigado a escutar de católicos e testemunhas de jeová que nos evangélicos temos tantas Bíblias e somos o povo que se diz Cristão mas dividido.

    Curtir

  13. Ainda bem que essa novela chegou ao fim. A CPAD nos últimos anos tem se expandido e lucrado, mas durante muito tempo, principalmente nas crises econômicas dos anos passados, ela teve ajuda das igrejas assembleianas de todo o país. Então longe de somente querer lucrar, deve haver um compromisso da denominação com a doutrina bíblica defendida pela mesma.

    Curtir

  14. Prezamado JUdson,

    A paz do Senhor!

    Boa aplicação a esta matéria, que sem dúvida, permitirá sempre a reflexão sobre causas e “CAUSOS”.

    Sigo com a defesa da ELIMINAÇÃO COMPLETA do título causador de tristeza, dor, ou seja lá o que for, aos sentimentos derivados do título sem temor aos Livro dos livros: A Bíblia.

    Deve quase ser obrigatório que não se massifique o título de Bíblia de estudos a qualquer livro destinado a demonstrar conhecimentos e sentimentos, bem como, referências que possam ser confrontadas com a Palavra de Deus, e suas bem elaboradas defesas com o sem o consentimento do orientador da verdade: O Espírito Santo de Deus. Este, que certamente provêra com sabedoria e conhecimento a cada um em seu tempo correto e natural.

    Não sou contra qualquer livro de estudo, que seja, contanto que não se utilize de forma nenhuma a palavra Bíblia de Estudo. Creio, que se eliminaria, desta forma, as confusas confusões, que confundem a mente e o coração de muitos que se confundem cada vez mais, nesta pequena artimanha.

    Aproveito para ATALAIAR: Será que todos os livros da CPAD, estão conforme as conformes e devidas orientações bíblicas?

    Posso afirmar, quase colocando o meu pescoço à forca, que não estão, e que a grande maioria, não passa de puro e estreito interesse comercial. Triste!

    Nem só de pão viverá o homem, mas……..

    Menos livros, mas com qualidade, não gráfica, ou de beleza somente estética, e sim com estreita capacidade em professar ensino de qualidade e crescimento espiritual. Sem sobras de dúvidas!

    O Senhor seja contigo!

    O menor de todos os menores.

    Curtir

  15. Não sei como informar que não sei exatamente o que dizer, se me sinto alegre (por conta das outras bíblias de estudo, que pouco contribuem para o crescimento dos seus leitores) ou tristeza, por terem metido a editora da AD nesta negociata. Saudo a publicação, mas a sombra da palhaçada tão cedo se desfará. Sem que houvesse necessidade alguma…

    Curtir

  16. Olá Judson Canto,

    Graça e Paz!

    Creio que agora as coisas entram no eixo, pelo menos do ponto de vista acadêmico. Uma editora confessional não pode trair a denominação, ainda que não intencional.

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    Curtir

  17. Penso que agora não haverá discussão a respeito da Dake ser publicada na íntegra pela Atos, uma vez que a cítada editora não é confessional.

    Parabéns pela postagem irmão Judson.

    Curtir

  18. Caro Judson: Sempre imaginei que divergências doutrinárias denominacionais não poderiam privar o público estudioso brasileiro desse primor de Bíblia de Estudos que é a Dake. Claro que divergiremos de alguns comentários e anotações do autor, como de resto ocorre com qualquer comentário bíblico. Só espero que a pressa em produzir a nova tradução não resulte em prejuízos maiores. Afinal, como dizem os italianos, “tradutore, traditore”. O tradutor é sempre um traidor. Oxalá isto não ocorra em relação à Dake.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s