Câncer de Lula é motivo da minha oração

O ex-presidente Lula está com câncer na laringe. Nem precisei ler nos blogs cristãos as matérias e comentários para deduzir as duas principais vertentes de opinião: a dos que acham que é castigo de Deus e dos que se veem na obrigação de orar por ele, uns felizes com a “justiça divina”, outros impelidos pelo “amor cristão”.

Não vou criticar nenhuma das atitudes de meus irmãos em Cristo, mas também não vou ser ingênuo a ponto de pensar que não haja entre essas posturas algumas pretensões farisaicas, seja o velado sentimento de vingança em expressões piedosas, seja o desejo de anunciar a própria piedade ao som de trombetas.

A verdade é que eu já oro pelo câncer de Lula faz algum tempo, mas não o câncer que ele tem, anunciado no último dia 27. Oro pelo câncer que espalhou pelo país, a metástase da imoralidade em todos os sentidos. O presidente que “não sabia de nada” protagonizou o governo mais corrupto da história do Brasil. Ele facilitou que as células cancerosas do politicamente “correto” minassem as opiniões e a coragem do povo. Os mais cruéis ditadores e terroristas estrangeiros viraram heróis nacionais, orientando a nossa política internacional. O proselitismo gay virou prioridade do governo, em detrimento da maioria e de outras minorias, transformando principalmente os cristãos em vilões. Os tumores sociais se alastram sem tratamento, enquanto no partido tudo é festa. Se estamos solicitando a quimioterapia do céu, que seja sobre o Brasil. O país é que está doente — “desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres, não espremidas, nem ligadas, nem nenhuma delas amolecida com óleo”, para dizer o mínimo.

Quanto ao Lula, não vou orar pela cura dele. E, se alguém deseja tanto assim orar por um doente, sugiro que dê uma passadinha no hospital do SUS mais próximo de sua residência e encontrará lá dezenas de pessoas sofrendo, além da doença, com a falta de verbas, que provavelmente foram parar na cueca de algum petista.

Eu orei pelo meu pai, que teve câncer no esôfago, também causado pelo cigarro, e morreu aos 50 anos de idade. Hoje oro pela cura da minha mãe, uma serva do Senhor, que sofre com diabetes e labirintite. Recebo toda semana uma lista de pedidos de oração de várias pessoas necessitadas. Essas são as minhas preocupações, entre outras.

Mas quero que me entendam: já orei pelo Lula quando ele era presidente. Só não vejo motivo para toda essa sofreguidão de orar pela sua cura. Nas atuais circunstâncias, isso me parece mais masoquismo espiritual que amor cristão, porque significaria apenas o seu retorno à vida política para continuar o que começou, algo que nenhum cristão, em sã consciência, iria desejar. Esclareço que não lhe desejo nenhum mal, mas que ninguém venha me cobrar empatia. Vou continuar orando pelo Brasil.

Anúncios

9 comentários em “Câncer de Lula é motivo da minha oração

  1. Que o senhor JESUS seja o medico dos medicos em sua vida pois não á medico igual a ele deixe eu ora por vc.PAI NOSSO QUE ESTA NO CEÚ SANTIFICADO SEJA TEU NOME VENHA NÓS O TEU REI SEJA FEITA A TUA VONTADE AQUI NA TERRA COMO LÁ NO CEU O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE E PERDOAI NOSSA OFENÇAS E NÃO NOS DIEXE CAI EM TENTAÇÃO MAS NOS LIVRAI DO MAL AME QUE ASSIM SEJA

    Curtir

  2. Meu pai já falecido, que dependeu do SUS (perfeito segundo inúmeros discursos do Lula), recebeu o diagnóstico de câncer somente após quase um ano passando por vários médicos do SUS (que não resolveram) e depois de três médicos particulares, ao fazer a biópsia, levou 40 dias para chegar o resultado, diferente do Lula que a obteve no mesmo dia, depois de receber o diagnóstico, meu pai veio a falecer em seis meses e vinte dias. Isso num Sistema Público de Saúde que segundo Lula causa inveja entre os europeus!!!

    Na blogosfera vi muitos desejando que Lula morresse ou que se tratasse pelo SUS.

    Não desejo mal ao Lula, não desejo que Deus o castigue, mesmo porque creio somente na lei da semeadura não creio que Deus castigue as pessoas, não desejo que ele “pene” na fila do SUS para ser tratado, embora essa atitude faria com que ele honrasse seus princípios populistas, assim no auge da sua demagogia se juntaria ao povo e trocaria experiências com outros cancerígenos durante os meses ou anos enquanto esperava uma vaga para ser atendido, certamente seria a melhor cartada política feita por ele, certamente ele cogitou essa possibilidade, mas sabendo “o que foi feito pela saúde pública durante o seu governo” ele sabia que não estaria vivo para desfrutar do resultado da sua cartada.

    Afinal com essa doença não dá para brincar.

    Não, não desejo nada disso!

    Vai que ele pena pela fila do SUS e ainda vive!!!

    Seria catastrófico!

    A mim pelo menos me parece uma árdua tarefa orar por uma pessoa com câncer, apesar de parecer tão fácil para tanta gente.

    Em se tratando de fazer isso, concordo plenamente, vou a um hospital público, onde certamente encontrarei casos que serão impossíveis de não se deixar de mover-se de íntima compaixão, já o caso do Lula…
    Tem tudo o que ele (o Lula) julga precisar…

    Moyses, não entrei nessa discussão sobre o SUS. Mas sem dúvida Lula merece ser cobrado por aquela declaração. O certo é que ele jamais irá topar o desafio.

    Curtir

  3. Olá Judson, está aí um post que movimentou o pessoal, observo nos comentários a dificuldade de se equilibrar o conceito bíblico de “honra ao rei” e ao mesmo tempo ser “Luz” e “Sal” em meio a uma sociedade corrompida e imersa no maligno. O cidadão LULA deve ser alvo de nossas orações, no que tange a salvação de sua alma, se o Pai Celestial deseja curá-lo, o será para um bem maior. Mas os dois mandatos e agora na sequência o Governo de Dilma Houssef, até mesmo considerando algumas ações tidas como excelentes, são na verdade uma cortina de fumaça para um dos governos mais malignos que tivemos, concordo plenamente com seu texto e vejo a mão do Todo Poderoso agindo em favor do seu povo, já que nunca se fez tanto contra a verdadeira Fé e a verdade, nunca se entregou tanto os recursos nacionais ao estrangeiro, as forças armadas destruídas, a saúde em meio ao caos, a educação mais acessível, porém sem a qualidade mínima aceitável, estamos bem posicionados na economia, mas quando medimos a qualidade desta economia, perdemos feio para países bem mais pobres. Espiritualmente ? A cultura incentivada por Lula e seus correligionários veio da mente de Satanás em pessoa. Concordo que todos os governos anteriores eram corruptos, mas colocamos no Governo do Brasil pessoas que eram criminosos procurados por roubos, assaltos, atos terroristas e nunca pagaram seu débito com a sociedade, endossaram a ideia que o crime compensa, que o fim justifica os meios.

    Perfeita a sua interpretação, Gilson. Lula ainda é motivo de minha oração no que respeito aos destinos do país, que ele ainda influencia. Se a doença dele é a mão de Deus, talvez já seja parte da resposta a milhares de cristãos preocupados com o futuro. Não posso afirmar isso, mas não seria surpresa. Creio que em pouco tempo essa dúvida será esclarecida.

    Curtir

  4. vc é do PSDB?

    Não. Mas sou avesso aos partidos que se alimentam da repressão às liberdades individuais. O PT ainda não conseguiu muita coisa nesse sentido, mas está sempre tentando.

    Curtir

  5. Judson Canto

    Lamentável esse seu texto, pareceu mais um desabafo do que simplesmente um texto opinativo, além de deixar transparecer uma pitada de vingança, apesar da negativa.

    Você noticiou a lista de malversação na qual o governo praticou, todavia esquece-se da coisas boas, como questão de justiça.

    Gostaria de ver aqui nesse blog, a mesma indignação contra a corrupção na igreja, em especial as Assembléias de Deus e suas congêneres, não adianta dizer que vem tratando desse tema aqui exaustivamente, pois sou leitor do blog, e quando você faz, o faz de forma incipiente, sem dar nome aos “bois”.

    A corrupção no governo, isso existe há séculos, mais corrupção que houve no governo JK não houve igual, mas hoje JK é tratado como herói pela midia politicamente correta e de certa forma o foi, você provavelmente não viveu essa época, não sei.

    Então meu caro, “buraco é mais em baixo”, se há corrupção no governoe há, por trás dela estão centenas de vetustos líderes evangélicos, inclusive da nossa amada AD.

    Nosso julgamento deve começar pela nossa casa senão seremos taxados de hipócritas.

    Devemos orar por Lula, pois a nossa lógica de justiça deve andar na contra-mão dos nossos sentimentos, amando até inimigos, imagina não orar por um ex-presidente que exerce iminência em nossa pátria.

    Fico por aqui, apenas ousando divergir

    Frtaernalmente

    Mauro Silva de Cabo Frio/RJ

    Prezado Mauro, você aqui tem toda liberdade para divergir. Você está certo ao dizer que sempre houve corrupção no Brasil, porém Lula e o PT conseguiram a proeza de se destacar nesse quesito. Já orei pelo Lula e vou vou orar de novo, para que a sua influência, que sem dúvida continuará exercendo, mesmo doente, não seja tão nociva ao Brasil. O que eu digo no artigo, e já esperava não ser bem compreendido, é que não me sinto na obrigação de orar pela saúde dele. Mas se alguém achar que deve, fique à vontade. Não se trata de uma campanha “não ore pelo Lula”. Não consigo orar por todo o mundo, por isso estabeleço as minhas prioridades, e Lula hoje não é uma delas. A verdade é que nessa seleção jamais seremos abrangentes o bastante. Seremos falhos, omissos, desatenciosos, mas o importante é que estejamos orando por alguém.
    Agora a sua observação de que eu não dou nome aos bois não é justa. Há casos em que eu propositadamente não cito nomes, porque a ideia não é denunciar ninguém em particular. Geralmente, faço isso quando critico a teologia da prosperidade, os modismos e os nossos “representantes” evangélicos. Contudo, mesmo nesses assuntos, posso vir a citar alguém. Mas leia aqui:

    https://judsoncanto.wordpress.com/2009/10/08/sobre-ovelhas-e-lobos
    https://judsoncanto.wordpress.com/2010/06/09/policia-federal-investiga-samuel-camara
    https://judsoncanto.wordpress.com/2010/06/04/carta-de-renuncia-do-pastor-antonio-santana-expoe-improbidades-da-cgadb/
    https://judsoncanto.wordpress.com/2010/07/17/a-promocao-a-patriarca-e-suas-implicacoes
    etc.
    Não tenho receio de citar nomes, assim como não vejo problema em omiti-los.
    Sobre o julgamento que deve começar pela casa, já escrevi sobre o assunto e tenho bastante coisa engatilhada. O tempo é que anda curto. Mas garanto que você não vai ficar frustrado. Obrigado por ser leitor do blog.

    Curtir

  6. Caro Judson Canto,

    o tema “O câncer de Lula” chamou-me a atenção, no entanto, ao ler seu conteúdo fiquei sobremodo assustada com tal afirmação, ou indignação. Seu desabafo “santo” em ralação ao ex-presidente é estarrecedor; o que responderia Deus a você e a tantos outros que parecem mais se regozijarem , com o acontecido, a entristecer? Entendi seu desabafo como algo PESSOAL.
    Referente a corrupção, o que não dizer de Paulo Maluf, Geraldo Alkimim (médico e que conhece bem a necessidade de uma pessoa doente) dentre tantos que desviaram e desviam verbas públicas? Não mereciam também um câncer? Aonde está a misericórdia que Deus manda que exercitemos, me perdoe mas você só destilou ódio em seu comentário. Que absurdo ao delegar ao ex-presidente Lula o “autor” do homossexualismo; pergunto: aonde estão os “profetas” para “pôr o dedo na cara” daqueles que estão em eminência e, que, aprovam o movimento gay. Pois os profetas do passado agiam dessa forma, porque eram corajosos, hoje é mais fácil outorgarmos a responsabilidade a outros.Será que não há interesses políticos por trás, e, por isso, preferem calar-se? Cada um tem sua parcela de culpa a família, a igreja, as instituições, o governo, enfim todos.
    Que tipo de evangelho você difundi aos que não são cristão?
    Graças a Deus o Senhor permitiu que eu o conhecesse, contudo não sou melhor do que os outros, mas devo, sim, ajudá-los a conhecê-lo [ Deus]. A Folha fez bem em não divulgar seu artigo, porque fere a Deus e não ao ex-presidente Lula.

    Célia.

    Célia, Se você prestou atenção ao texto, eu não aprovo o regozijo com a doença de Lula nem a hipocrisia de alguns (não todos) que alardeiam o fato de que estão orando por ele, muito menos afirmo que foi castigo de Deus. Se você leu isso, não foi aqui. Outros políticos são corruptos, sem dúvida, mas não estou falando deles agora. Lula abraçou a bandeira do homossexualismo, sim. Não é o seu “autor”, mas ele e o seu partido facilitaram a verdadeira ameaça que paira hoje sobre os críticos do comportamento homossexual. Se você acompanhou as matérias sobre o PLC 122, deve ter notado que a própria senadora Marta Suplicy reconheceu, meio sem querer, que os cristãos, pela proposta original do projeto de lei, estariam proibidos de criticar o homossexualismo até dentro do templo. A situação moral do país era ruim e piorou no governo dele. Não estou desejando nenhum mal ao Lula, apenas não me sinto na obrigação de orar por ele, como alguns cristãos parecem sentir. Foi tão somente o que expressei aqui. Tenho criticado a Igreja também neste blog, porque ela também tem culpa nessa situação. Os principais líderes das Assembleias de Deus são os mais omissos, e os nossos pretensos representantes, um fiasco total. Você vai encontrar em outros artigos meus o “dedo na cara” que está me cobrando. De minha parte, também procuro melhorar e, como faço parte da Igreja, também me sinto culpado pela situação atual, não cobro apenas dos outros. Criei este blog em parte por isso, para sair da moita. E as minhas opiniões são pessoais, sim. Assumo toda a responsabilidade por elas. Quanto ao evangelho que tento apresentar é aquele sem hipocrisia. Talvez você tenha ficado chocada por não estar habituada com a franqueza, embora eu saiba que a linha entre a sinceridade e a ofensa às vezes seja muito tênue, e posso ser mal compreendido. De qualquer forma, achei o seu comentário interessante. Sinta-se à vontade para sempre opinar aqui.

    Curtir

  7. Caro pr. Carlos!

    Qaundo me converti em outros tempos que já vão longe, ninguém falava em divórcio e traição dentro da Igreja, pois isso não existia.
    Agora o divórcio virou moda até entre os que formam a opnião pública, como no caso da cantora assembleiana Lauriete, que separou-se do marido, não sei lá pq e continua cantando em nossas igrejas como se nada tivsse acontecido.
    Onde vamos parar?
    Antonio Carlos Braga – Vila Velha.

    Curtir

  8. Prezamado Judson Canto,

    A paz de Cristo, o nosso Senhor!

    Não poderia calar-me diante desta sua exposição, escrita com a sensibilidade INSTITUCIONAL, diante de matérias com extrema demagogia e sem sentido comum, diante do verdadeiro câncer que envolve a nação brasileira e emana de um Governo que conseguiu ludibriar a cabeça até mesmo de alguns pensantes, com a sua astuta oportunidade em enganar aos pobres deste país.

    Creio que a sua lista é apenas um dos sintomas do muito a se declarar de erros grotescos desta máquina de corrupção que vandalizou a mente até dos mais crédulos.

    Poucos se concentraram em não prevaricar com este Governo, que terá a sua ferida aberta, após os eventos esportivos e veremos o verdadeiro tamanho da ferida ou das chagas.

    É impossível expressar a dor que sinto, por saber, que muitos chorarão e lamentaram, no momento em que for necessário realizar a cirurgia no Brasil.

    O Senhor seja contigo,

    O menor de todos os menores.

    Sem dúvida, pastor Newton. O verdadeiro tamanho da chaga ainda não foi revelado. Não duvido que ultrapasse as previsões mais pessimistas.

    Curtir

  9. Meu bom amigo Judson,noto que os males do Lula la denunciado pore sua pessoa sao grandes..seria tudo isso verdade?…….ou so uma parcela desta imundicie apoiada por obreiros que nao chamo de laranjas..mas de farinhas(de Fariseu) numca na historia do Brasil nossa Igreja sofreu tantos ataques,e os ”Farinhas ”quietos
    para quem vem para Igreja depois de deixar sua mocidade no mundo,isso não doi mas para alguem como eu que renunciei tudo para servir a Igreja,traz uma dor indescritivel
    obrigado Pr.Moabel

    Pastor Moabel, o silêncio de certas entidades cristãs diante da corrupção e de tudo o mais é simplesmente indesculpável.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s