Por que choram os norte-coreanos?

Vendo ontem as manchetes do portal do iG sobre a morte do ditador Kim Jong-il, tive a impressão de que a Coreia do Norte era governada por alguém da mesma índole da Madre Teresa. Ao estilo de Caras, informam que o “Querido Líder”, epíteto que uma das matérias faz questão de lembrar, era “vaidoso” e “excêntrico”. Não faltam nem umas fotos quase simpáticas. Segundo a TV estatal norte-coreana, a adorável criatura morreu no sábado, de ataque cardíaco, o que significa que a sua morte ocorreu em outro dia e que a causa pode ter sido qualquer uma, menos ataque cardíaco.

Mas a verdade é que há mesmo diversas fotos de norte-coreanos chorando, que vêm coroar sugestivas manchetes ao estilo queremos-um-líder-assim, como “Norte-coreanos lamentam morte de líder Kim Jong-il”. Não tenho dúvidas de que o choro é verdadeiro, então fiquei pensando: “Porque alguém choraria diante da morte desse sujeito?”. Embora a pergunta soe ridícula aos enlutados editores do iG, posso imaginar alguns motivos:

1) O povo da Coreia desenvolveu a síndrome de Pyongyang e acabou se afeiçoando ao “Querido Sequestrador”.

2) Norte-coreano é que nem mulher de malandro. (Nesse caso, choram em vão, porque no momento a liberdade tem tantas chances de abrir as asas sobre eles quanto um Chester assado.)

3) As autoridades coreanas obrigaram o povo a chorar, sob pena de considerar qualquer pessoa de olhos secos inimiga do regime. (Que calúnia! Coisa de blogueiro de direita retrógrado e homofóbico, submisso ao imperialismo americano.)

4) Alguém alertou os cidadãos de que Kim Jong-un (“fã de basquete”, derrete-se o iCaras), filho e sucessor de Kim Jong-il, não será tão amável quanto o pai.

5) Aproveitaram a ocasião para chorar por motivos diversos, o que em outros momentos seria considerado subversão.

Atualização 1: O portal do iG, talvez envergonhado da louvação dissimulada (ou nem tanto) a um dos ditadores mais cruéis da história recente do mundo, resolveu publicar uma matéria que analisa de maneira mais sensata o choro dos coreanos (leia aqui).

Atualização 2: Mas imperdível é a nota de pesar do PCdoB, que sonha, no mesmo travesseiro que o PT, livrar o Brasil das garras do imperialismo e implantar aqui aquele paraíso de amor, prosperidade e liberdade  (leia aqui).

Atualização 3: Agora há rumores de que a Coreia do Norte está punindo quem não chorou (leia aqui e aqui).

Anúncios

4 comentários em “Por que choram os norte-coreanos?

  1. Choram de raiva, por terem sido enganados e de impotência, perante o sofrrimento que, tudo indica, vai continuar..mas fingem dor, por conveniência..vivesse lá era capaz de fazer o mesmo.

    Ou teria de fazer…

    Curtir

  2. choraram pelo mesmo motivo que nos brasileiros ficamos imóveis diante de tanta roubalheira sem fazer absolutamente nada….

    Curtir

  3. “Norte-coreano é que nem mulher de malandro”, essa foi boa, rsrsrs
    Lavagem cerebral… Só pode…

    Ninguém duvida da capacidade dos comunistas nesse quesito.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s