Histórias, despedidas e lembranças

Recebi há poucos dias, como cortesia do historiador Mário Sérgio de Santana, um exemplar do livro O Reino entre príncipes e princesas, lançado em 2008, por ocasião dos 75 anos  da Assembleia de Deus em Joinville. Foi editado por Claiton Pommerening, e o Mário Sérgio é coautor. O título do livro evoca o da cidade, conhecida como dos Príncipes.

Fiquei feliz ao ver que o jornal O Assembleiano, editado por este blogueiro em tempos idos, contribuiu com algumas informações. Na verdade, editei dois jornais com o mesmo nome. O primeiro era de propriedade da AD de Joinville e circulou durante a gestão do pastor Satyro Loureiro. O segundo foi lançado por uma firma que registrei sob o pomposo nome JRC Empresa Jornalística e Editora.

No livro, é citada a última declaração do pastor Satyro à igreja de Joinville, que ele decidiu entregar por motivos de saúde: “Posso terminar  meu ministério de cabeça erguida, pois, com humildade, realizei a obra que Deus me confiou, conforme as minhas forças”.

O primeiro número desse segundo jornal, publicado em novembro de 1990, trazia justamente na manchete principal: “Satyro Loureiro deixa o pastorado”, e foi dessa matéria que os autores extraíram a citação. Lembro-me de que, quando lhe entreguei um exemplar, ele leu a manchete e fez aquela expressão de  “caiu a ficha”. Com a voz embargada, agradeceu e se afastou rapidamente com o jornal na mão. Quem o conheceu sabe que foi uma decisão difícil. Ele morreu em 1993.

Na época em que o jornal era da igreja, fui chamado várias vezes ao seu gabinete para levar bronca ou dar explicação de alguma liberdade que eu havia tomado, quer no jornal já impresso, quer nas laudas datilografadas que ele lia antes da publicação. Mas conto essa história numa futura postagem.

Anúncios

Um comentário em “Histórias, despedidas e lembranças

  1. Amei o depoimento, Vivemos tempos dificieis e trabalhosos. Ninguem prega os pilares que Jesus Cristo deixou antes de ascender o ceu, Jesus salva, cura batiza com agua e com fogo eleva para o ceu, O grande objetivo da igreja e salvação de alma este sim e maior riqueza. Fica na paz amados irmãos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s