Lições Bíblicas: “Tudo posso naquele que me fortalece”

Lição 7 — 1.° trimestre de 2012

A essência desta lição pode ser extraída da “Verdade prática”: satisfação e suficiência que não dependem de abundância nem de escassez. Você pode começar a aula explicando que a frase de Paulo que dá título à lição não significa que o crente possa fazer o que quiser ou ter o que quiser por ser “filho do rei”. Na vida cotidiana, algumas pessoas se julgam acima da lei apenas por serem filhos de alguém importante. Neste mundo injusto, o “tudo posso” é sinônimo de impunidade. Mas Deus é justo e, apesar de conceder boas dádivas aos seus filhos, jamais permitirá abusos, ainda que sob pretextos piedosos.

O contexto da afirmação de Paulo também não justifica de forma alguma a busca egoísta de bens materiais nem consiste em licença para barganhar com Deus. Observe que no versículo 6 Paulo aconselha: “Não andeis ansiosos de coisa alguma”. O aspecto financeiro-material é secundário. Em seguida, ele diz que aprendeu “a viver contente em toda e qualquer situação” (v. 11). O “tudo posso” de Paulo, no mesmo contexto diz respeito à sua carreira missionária vitoriosa, a despeito das muitas dificuldades que enfrentou.

Prosperidade na adversidade

Esta seção pode ser ilustrada com a história de José (Gn 37—50), especialmente nas três situações que ele vivenciou no Egito.

A primeira situação foi a de escravo, quando a Bíblia afirma que José “veio a ser homem próspero” (Gn 39.2). Ele prosperou na escravidão, conquistando a total confiança de seu amo, Potifar (v. 6).

Caluniado pela esposa de Potifar, ele perdeu tudo e foi para a prisão. Mas ali o Senhor também estava com ele, e José, naquele lugar degradante, mais uma vez conheceu a prosperidade (Gn 39.23).

Por ter interpretado corretamente alguns sonhos na prisão, o nome de José chegou aos ouvidos do faraó. O final da história todos conhecem: ele se tornou o segundo homem mais importante do Egito, abaixo apenas do próprio rei. Agora ele tinha prestígio, poder e, sem dúvida, bens materiais. Foi quando José conheceu a prosperidade na “prosperidade” (Gn 40.52)

O ensino muito claro que extraímos da vida de José é que a prosperidade não depende de bens materiais nem de circunstâncias favoráveis. O que faz o crente próspero em qualquer situação é o fato de Deus estar com ele. É o que Paulo confirma quando diz que tudo pode “naquele” que lhe dá forças. Deus também estava com Paulo, por isso o apóstolo também conheceu a verdadeira prosperidade.

Prosperidade na humildade

Creio que o autor pretende aqui alertar sobre o perigo de se adotar uma postura arrogante em face dos bens materiais ou do prestígio que possamos conquistar. Essas coisas não nos são vedadas, porém mesmo obtidas de maneira legítima devem ser administradas de modo que não venham a se tornar um tropeço para nós. Até mesmo a verdadeira prosperidade precisa ser vigiada, pois corremos o risco de cair na armadilha do orgulho espiritual (procure estudar ou rever alguma coisa sobre a mordomia cristã).

Quaisquer que sejam as circunstâncias em que você vive, mostre-se contente com elas. Procure administrar o seu mundo, por mais insignificante que pareça (José administrou muito bem o seu mundo quando este era a prisão). Sobre esse assunto, recomendo o artigo “Vida plena em casca de noz” (leia aqui).

Prosperidade na caridade e na unidade

Nesta seção, o autor lembra que a verdadeira prosperidade não é egoísta, principalmente no que diz respeito aos bens materiais. Jesus vê a Igreja como uma grande casa, onde ninguém passa necessidades, seja de calor humano, comunhão ou mesmo bens. A renúncia à prosperidade sem Deus conduz à prosperidade verdadeira, como o próprio Jesus declara: “Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos pelo Reino de Deus e não haja de receber muito mais neste mundo e, na idade vindoura, a vida eterna” (Lc 18.29,30). É a caridade e o amor fraternal que tornam próspera a família cristã.

Lição 8 (leia aqui).

Anúncios

Um comentário em “Lições Bíblicas: “Tudo posso naquele que me fortalece”

  1. este site é muito bom pois ajuda muito pra que é professor da E.D parabens.pr jamilson miranda

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s