Lições Bíblicas: “Apocalipse, a revelação de Jesus Cristo”

Lição 1 — 2.° trimestre de 2012

A revista deste trimestre baseia-se no livro de Apocalipse e trata principalmente das sete cartas às igrejas da Ásia, como indica o título, com o apoio de seis outros temas, para completar as treze lições. O autor, Claudionor de Andrade, foi meu chefe na CPAD e é o que se pode chamar “enciclopédia ambulante” pelo seu vasto conhecimento teórico sobre diversos assuntos. A revista apresenta novo visual, mais colorido, talvez para competir com as revistas da Central Gospel. Notei, pelo menos na primeira lição, maior cuidado na “Orientação pedagógica” e nos auxílios bibliográficos. Mas estes, infelizmente, ainda estão limitados aos livros publicados pela CPAD. Assim, o professor deixa muitas vezes de ser apresentados a obras importantes publicadas por outras editoras.

A lição deste domingo é uma introdução ao livro de Apocalipse e, portanto, contém basicamente informações técnicas que podem se tornar cansativas se não forem acompanhadas de alguma aplicação à realidade de hoje.

O livro do Apocalipse

Comece esta seção explicando o que é literatura apocalíptica (ver “Auxílio bibliográfico I”). Esse tipo de literatura surgiu na época do Antigo Testamento e também era conhecido no período da Igreja primitiva. Esses livros caracterizavam-se por visões e revelações concedidas por Deus a homens santos e eram repletos de símbolos estranhos para nós. Eram livros pseudepigráficos, ou seja, um autor anônimo escrevia como se fosse  um herói da fé, como Enoque (o livro de 1Enoque é citado em Jd 14). Outros livros desse tipo são os Oráculos sibilinos4Esdras, 2Baruque e Apocalipse de Abraão. Pesquise sobre eles e passe algumas informações à classe, mas sem se deter muito tempo nessa exposição.

Autoria, data e local

O autor apenas afirma a autoria e data, uma vez que o espaço é limitado. Por isso, você deve pesquisar em bons comentários os motivos que levam a essas conclusões. Não deixe de apresentar também outras teorias sobre os dois tópicos, embora a opinião do autor represente as propostas mais bem aceitas.

Apocalipse, o livro profético do NT

Sugiro que só aqui você apresente o quadro “O livro de Apocalipse” da página 6, não no início da lição, como se vê na “Orientação pedagógica”. Na primeira seção, você explicou o que é literatura apocalíptica. Na segunda, as informações sobre autoria, data e local. E agora, a divisão do livro. Com isso você vai do geral para o particular.

A leitura do Apocalipse

Nesta seção, você tem a oportunidade de explicar a classe que os primeiros cristãos não iam para o culto com a Bíblia debaixo do braço, como hoje, e ninguém, salvo uns poucos privilegiados, “tinha Bíblia em casa”. Os apóstolos e missionários cristãos do primeiro século espalharam o evangelho por todo o Império Romano sem carregar uma Bíblia! Essa a razão de Paulo, por exemplo, às vezes iniciar o seu trabalho missionário numa cidade pela sinagoga, porque pelo menos ali ele podia manusear um exemplar das Escrituras hebraicas e ensinar ao povo (At 17.17 etc.). Lembre os alunos de que, nos dias de hoje, a despeito da facilidade de se conseguir uma Bíblia e da imensa oferta de Bíblias de estudo, o povo conhece cada vez menos a Palavra de Deus.

Conclusão

O livro de Apocalipse é fascinante principalmente por  seus mistérios. Apesar de ser uma “revelação”, discordo que seja fácil entendê-lo. As dezenas de teorias em torno de questões como o Anticristo, a Grande Tribulação, o Milênio, o momento da volta de Jesus, as “duas testemunhas”, a “mulher vestida do sol”, as multidões e outras demonstram que o livro dá margem a muitas interpretações. Sobre essa questão, sugiro o meu artigo “Ser crente é não crer em muita coisa” (leia aqui)

Lição 2 (leia aqui).

Anúncios

2 comentários em “Lições Bíblicas: “Apocalipse, a revelação de Jesus Cristo”

  1. Poderia ser mais completo ainda falta bastante informações.

    Jessica, a ideia aqui é apenas passar algumas sugestões aos professores, não apresentar um plano de aula completo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s