Algumas curiosidades sobre as sete igrejas da Ásia

As sete próximas lições deste trimestre terão como tema cada uma das igrejas da Ásia, com as quais o Cristo glorificado se comunica por meio de cartas ditadas ao apóstolo João. Por esse motivo, reuni algumas informações interessantes que o professor poderá expandir pela pesquisa e passar aos alunos.

Estamos habituados a pensar nas cartas dirigidas às sete igrejas da Ásia, mas tudo indica que o livro de Apocalipse é endereçado a elas (Ap 1.4,11).

Na época em que o livro foi escrito, a perseguição romana aos cristãos era intensa, e as falsas doutrinas espalhavam-se pelas igrejas.

A Ásia Menor, onde estavam situadas as sete igrejas, era uma província romana que hoje corresponde à Turquia Oriental. A Bíblia viva, que é uma paráfrase, traz a expressão “as sete igrejas da Turquia”.

Essa província ficava diante da ilha de Patmos, onde João recebeu sua revelação. Era como se ele escrevesse contemplando ao longe os destinatários.

As sete igrejas da Ásia distavam cerca de 80 quilômetros umas das outras e formavam um círculo. É provável que na época existissem outras igrejas na região, mas João parece ter escolhido essas sete porque elas formavam uma rota natural para o pregador itinerante, que iniciava em Éfeso e seguia no sentido horário através de Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.

A escolha de sete igrejas não é coincidência. Nas Escrituras, o número sete geralmente simboliza totalidade ou plenitude, como os sete dias da Criação. Isso nos leva a crer que a mensagem de João não se restringe a essas sete igrejas, mas diz respeito à Igreja universal.

 (Fonte: Archaeological Study Bible.)

Anúncios

4 comentários em “Algumas curiosidades sobre as sete igrejas da Ásia

  1. Deus quis mostrar atravez de joao em todo livro de apocalipse q existe um principau proposito para a decida do seu filho jesus aq na terra e por isso se destaca as condiçoes espirituais das 7 igrejas

    Curtir

  2. o livro de apocalipse não é somente pra igrejas da asia , mas tambem para o nosso s dias vejam apocalipse 1 .19

    Curtir

  3. João não escolheu, ele recebeu a Revelação e passou aos seus destinatarios.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s