Bin Laden e o Espírito Santo

Fui apanhado a laço para ministrar algumas aulas sobre o Espírito Santo na igreja de um cunhado. As pesquisas que me vi obrigado a fazer em espremidos lapsos de tempo levaram-me a relembrar um fato interessante: o real significado do verbo “mover-se” no segundo versículo da Bíblia, associado com a participação do Espírito Santo na criação (ou recriação, vá lá!) do mundo.

Embora o verbo “mover-se” não seja incomum em nossas traduções, dizem os estudiosos que, no sentido daquela passagem, apenas duas ocorrências são verificadas na Bíblia, uma em Deuteronômio e outra em Isaías. Em ambos os textos, evoca-se o zelo da mamãe ave na tarefa de sustentar e proteger os filhotes.

Alguns comentaristas torcem o nariz para a ideia de que o Espírito Santo agisse nessa etapa da criação como uma ave a chocar os ovos, uma vez que nos dois textos citados os filhotes já estão nascidos. Contudo, não vejo problemas em levar a metáfora adiante (ou para trás?), e talvez até seja a interpretação mais correta. Isso porque na passagem de Gênesis o mundo ainda se encontra em estado embrionário, antes mesmo do fiat lux, o que seria o “ovo”, não? Penso que o conceito de proteção e preservação não é prejudicado nesse quadro.

Na primeira aula, também destaquei que o Espírito Santo é o Doador da vida, que não há vida sem espírito. Desse modo, o primeiro pulsar de vida criada no Universo foi inspirado e se sustém até hoje por obra da terceira pessoa da Trindade, o Deus discreto, como costumo dizer, mas imprescindível à existência de todo ser que respira.

E onde entra o Bin Laden nessa história? Bem, podemos dizer que ele também chocou o mundo.

Mas foi em outro sentido.

Anúncios

2 comentários em “Bin Laden e o Espírito Santo

  1. Judson
    Sou cristã, crente convertida a pouco tempo.
    Adoro seu blog ele me tira muitas dúvidas.
    Gosto do seu jeito sereno de escrever.
    Abraços
    Sofia

    Comentários como o seu são sempre gratificantes, Sofia. Obrigado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s