Lições Bíblicas: “Há um milagre em sua casa”

Lição 10 — 1.° trimestre de 2013

O título da lição é homônimo de um livro lançado pela CPAD, da autoria de Tommy Barnett. O subtítulo do livro resume muito bem o assunto deste domingo: “A solução de Deus começa com o que você tem”. Você pode citá-lo na introdução e/ ou na conclusão.

A motivação do milagre

A necessidade humana é o motor do milagre, e os ministérios de Elias e Eliseu contêm farto material sobre as ações miraculosas de Deus em benefício do ser humano. O episódio ressalta a misericórdia divina em resposta a um clamor. De fato, para quem busca uma solução que está além da capacidade humana, o clamor parece ser a melhor  se não a única — maneira de obter o favor divino (Sl 5.1; Dn 9.19 etc.). Se Bartimeu tivesse ficado de boca fechada, teria morrido cego (Mc 10.46-52). Às vezes, a súplica precisa ser insistente (Lc 18.1-7).

Os milagres registrados nas biografias dos dois profetas, entretanto, nos permitem identificar outras vias para o milagre. A primeira delas é quando Deus toma a iniciativa e age em benefício direto de seu instrumento humano ou do alvo de sua misericórdia. Elias, sem pedir nada, mas pelo fato de Deus ainda ter planos para ele, tomou a iniciativa de enviar corvos para alimentá-lo (1Rs 17.3-6; leia também 2Rs 13.21;  Jo 5.1-9; At 3.1-10).

Pode-se dizer que a maioria dos comentarista dos livros de Reis destacam as semelhanças entre o milagre de Eliseu estudado nesta lição e o milagre de Elias em Sarepta (a viúva, a situação desesperadora, o azeite). Mas há uma diferença marcante: no episódio de Sarepta, a viúva foi beneficiada por causa de Elias. Deus, para preservar o seu instrumento humano, fez um milagre na casa daquela viúva. Foi o profeta quem a procurou, por orientação de Deus. Ela não lhe pediu nada (1Rs 17.9.16). Assim, temos aqui a “terceira via”. Note que também ocorre por iniciativa de Deus. Talvez um estudo mais aprofundado revele ainda outros caminhos, mas creio que esses três expressam muito bem os métodos de Deus. Se você tiver tempo, faça uma lista dos milagres de Elias e de Eliseu e classifique assim: 1) beneficiado direto por clamor; 2) beneficiado direto por iniciativa de Deus; 3) beneficiado indireto por iniciativa de Deus. Falaremos mais de milagres na lição 11.

A dinâmica do milagre

Aqui se aplica a frase: “A solução de Deus começa com o que você tem”. Deus pode criar coisa do nada (Gn 1.1), mas os milagres “de multiplicação”, como o nome já diz, partem necessariamente de algo que já existe: o azeite de ambas as viúvas citadas aqui, os pães e espigas que alimentaram cem homens (2Rs 4.42-44; leia também Mt 15.34; Jo 6.9).

Um ato de fé às vezes é exigido do beneficiário. Por mais estranha que parecesse a ordem, a viúva e os filhos dela saíram de casa em casa coletando vasilhas. Qual teria sido a sensação dos três quando, ao despejar o azeite na primeira vasilha, perceberem que não estavam fazendo uma simples transferência, mas que a pequena botija que tinham nas mãos se transformou de depósito em fonte? Além de demonstrarem gratidão, aprenderam o valor da obediência. A bênção de Deus costuma ser também um expediente didático.

Os instrumentos do milagre

Não esqueça de esclarecer os alunos de que nem sempre Deus utiliza um instrumento humano, às vezes ele age diretamente. É o caso, já citado, dos corvos que alimentaram Elias. Ali é dito que o profeta é instrumento humano, mas do plano de Deus, não desse milagre em si. Com relação ao milagre, Elias foi um beneficiário direto, sem ação de instrumento (intermediário) humano.

O objetivo do milagre

Além de suprir necessidades humanas e glorificar a Deus, os milagres também se prestam a cumprir a agenda divina. Nesse propósito, é claro, necessidades humanas podem ser supridas. Elias precisava ser alimentado para continuar o seu ministério conforme o plano divino, por isso Deus enviou os corvos. A cura de Naamã, além de suprir uma necessidade humana, resultou numa atitude evidente de glorificação a Deus (2Rs 5.17,18; leia também Lc 7.16).

Nota: Se você, professor, tiver alguma dúvida sobre o texto acima, use o comentário para perguntar. Na medida do possível, vou tentar esclarecer. Se tiver alguma sugestão ou comentário próprio, compartilhe com os seus colegas.

Lição 11 (leia aqui).

BIBLIOGRAFIA. Bíblia. Português. Bíblia de estudo Dake. Revista e corrigida 
1995. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. * Gonçalves, José. Porção dobrada. Rio de 
Janeiro: CPAD, 2012. * Halley, H. H. Manual bíblico de Halley. Tradução de 
Gordon Chown. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Vida, 2001. * MacDonald, William. 
Comentário bíblico popular: Novo Testamento. Tradução de Alfred Poland et 
alii. São Paulo: Mundo Cristão, 2008. * Radmacher, Earl D. et alii. O novo 
comentário bíblico: Antigo Testamento. Tradução de Bruno Destefani et alii. 
Reimpr. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2010. * Unger, Merril Frederick. Manual 
bíblico Unger. Revisado por Gary N. Larson. Tradução de Eduardo Pereira e 
Ferreira & Lucy Yamakami. 3. reimpr. São Paulo: Vida Nova, 2011.

 

Anúncios

4 comentários em “Lições Bíblicas: “Há um milagre em sua casa”

  1. Adinamica do milagre um pouco de azeite epreciso ser um milagre para falar de milagre,orem por mim

    Curtir

  2. eu ente ando que na passagem da viuva de serepita havia duvida da parte da viuva quanto a indentidade do profeta elias confira 1 a reis 17,17 a24.

    Samuel, creio que ela ficou confusa com a morte do filho, um presente divino. Note que ela chama Elias de “homem de Deus”. O problema não parece ter sido a identidade de Elias, mas incapacidade de entender aquela tragédia: Deus lhe deu um filho para tirá-lo em seguida, causando toda aquela dor?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s