Sobre o desligamento de Samuel Câmara

A Mesa Diretora da CGADB reuniu-se ontem, dia 22, e por sete votos a três decidiu desligar o pastor Samuel Câmara do seu quadro de associados. O motivo foi “quebra de decoro”, segundo acusação do  Conselho de Ética e Disciplina. O pastor Samuel teria tumultuado a  a reunião da AGE de 2012, realizada em Maceió. No perfil do Facebook CGADB pra todos 2103, o acusado se defende: “Alega-se que quebramos o decoro na AGE de Maceió, quando, na verdade, o que queríamos era uma votação clara, precisa, mostrando o verdadeiro resultado dos votos no plenário”.

Uma fonte confirmou o que o pastor Samuel também declarou no Facebook: ele irá recorrer da decisão e acusa: “Eles buscam promover mais uma cisão. Nós buscamos a unidade assembleiana”. Em nome da “unidade” e do “decoro”, mais uma batalha judicial se anuncia.

Opinião desta ovelhinha. A julgar pelas atitudes de situação e oposição antes, durante e depois das AGEs e AGOs, “decoro” é últimas das preocupações naquele prédio da Vicente de Carvalho ou na esfera política da AD em geral. Ainda que o processo de desligamento do pastor Samuel tenha sido legítimo em todos os aspectos (não tenho cacife para julgar isso), há motivos para se pensar que o estatuto da CGADB veio apenas servir a uma conveniência. Se o desligamento for irreversível, uma nova cisão na AD será inevitável. E a cisão interessa à situação, porque assim estaria se livrando de um candidato forte e facilitando a perpetuação da família Costa à frente da entidade. A Samuel Câmara interessa a “unidade”, pois de outra forma não poderá realizar o sonho de presidir a CGADB, que vem alimentado há mais de duas décadas. Se a cisão ocorrer, sem dúvida uma nova convenção será criada e ele será o presidente, mas não é a mesma coisa. Assim, qualquer que seja o resultado, teremos mais motivos para lamentar que para celebrar.

[Balido suspirado.]

Atualização: No dia 26 de junho, a justiça reintegrou o pastor Samuel Câmara à CGADB. Veja mais detalhes nos blogs Point Rhema e Geremias do Couto e também no Facebook do pastor Samuel Câmara.

Anúncios

13 comentários em “Sobre o desligamento de Samuel Câmara

  1. SE DE UM LADO BUSCA-SE A PERPETUAÇÃO NO PODER,DO OUTRO LADO BUSCA-SE NO PODER A PERPETUAÇÃO!
    NÃO SE GANHA NADA NO GRITO! HÁ DE SE OBSERVAR O DEVIDO PROCESSO LEGAL ELEITORAL E JURÍDICO!
    SÃO AS REGRAS DO JOGO!
    O QUE FALTA AOS MEMBROS DAS IGREJAS AD EM TODO BRASIL,É,UM POUCO MAIS DE DISCERNIMENTO E COMPROMETIMENTO NO QUE TANGE A OBRA DE DEUS E APRENDER SEPARAR AS DUAS ÁREAS, A ESPIRITUAL E A ÁREA POLÍTICO ADMINISTRATIVA!
    NA OBRA DE DEUS HÁ ESPAÇO PARA TODOS!
    SOU DO INTERIOR DE SP,MAS NÃO SOU EMPREGADO DE JW COMO ALUDE ALGUNS A OUTROS IRMÃOS EM SEUS COMENTÁRIOS RSSSSSSS!!!!
    BRINCADEIRAS A PARTE SE UM DIA O PASTOR SAMUEL MERECER MEU APOIO O TERÁ INCONDICIONALMENTE,ASSIM COMO O TEM O PASTOR JOSÉ WELLINGTON.
    O NOBRE PASTOR SAMUEL TEM UM BOM PROJETO ADMINISTRATIVO PARA A CGADB,MAS O TEMPO DIRÁ QUANDO CHEGARÁ SUA VEZ!

    ” HÁ TEMPO DETERMINADO PARA TUDO DEBAIXO DO CÉU”

    PB ROBERTO ( Assembleia de Deus Min. Belém em Sorocaba SP) ADVOGADO na cidade de Tatuí SP

    Curtir

  2. CAro “Gerard”,

    Já te falei que o Gilberto Marques é igualzinho ao José Welligton: usa a maquina administrativa e tbm usa o dinheiro de suas fazendas de gado que tem no PARÁ e que não são poucas, para vencer eleições no Pará. Acho que vc sabe o que significa estar no poder e usar a maquina administrativa desse poder a seu bel poder né? ou quer que eu desenhe?

    OUTRA COISA: Acho que vc não sabe, pq não é de Belém, que o Pr. Samuel não dividiu nada em Belém, aliás só fez oficializar aquilo que na prática o pr. Firmino ja tinha feito a muito tempo.
    Vc sabe que nos tempos do pr. Firmino, o Gilberto marques o perseguia, e por isso nunca foi convidado para nenhuma celebração no TEMPLO CENTRAL.

    E qdo o pr. samuel assumiu, ele tentou sim democraticamente se eleger presidente da Comieadepa, mas DEMOCRACIA é um coisa que não existe no Dicionário do pr. Gilberto, tal como no do pr. JW. – eles são iguaizinhos!

    Voltando ao pr. JW e sua ditadura na CGADB: vc acha pouco o pr. Samuel ainda ter mais de 45% dos votos apesar do uso e abuso da maquina administrativa do JW?

    Vc não estranha o pr. JW não ter nenhum concorrente na CGADB fora o Samuel?
    Será que nehum pr. presidente almeja o cargo? Se vc pensar assim é muito ingênuo!

    VC não acha tremendamente estranho e absurda essa reeleições? m nehum pais sério do mundo alguém se reelege mais de 2 vezes estando no poder. A não ser no caso da Cuba e da Venezuela né? Mas seu chefe José Welligton é um tipo de Fidel castro e Hugo Chaves. e OLHA QUE NEM VOU FALAR NAS CONFUSAS LISTAS DE VOTAÇÃO e e nem nas desobediência da ordem judicial que mandou o JW MOSTRAR A CONCILIAÇÃO BANCÁRIA, mas parece que ele tem medo de algo né?

    Curtir

  3. Outros esclarecimentos:

    Meu caro Fernando Silva, você não tem argumentos. No máximo você tem chavões e tentativas de adivinhações… Quem não argumenta dentro do assunto não tem conhecimento e quem defende com cegueira, seguidor cego é…

    Mas como argumentar? Você mesmo afirmou que NÃO LEU meus dizeres… Não foi?

    Seus chavões não derrubam e nem anulam nenhuma das situações descritas por mim, ok? Simplesmente por que as tais situações traduzem a realidade dos fatos e é isto que é importante.

    De outras igrejas, do Silas Malafaia, do RR Soares etc… não posso falar nada, mas daqui da de Belém(Trav. 14 de Março) posso e posso muito pois sou testemunha ocular da história dos últimos 30 e poucos anos desta igreja. Tenho isenção, não devo cargo pra ninguém e nem sou seguidor cego… As 05 derrotas sofridas pelo SC e as brigas e desentendimentos havidos são do conhecimento de todos, portanto são públicos e notórios… Não dá pra negar. Não adianta meu caro Fernando ficar tentando anular a realidade com chavões… Afinal, nada aproveita ficar andando em círculo dizendo coisa com coisa nenhuma como você faz, ok?

    Você tentou adivinhar dizendo que eu já participara no Orkut não sei aonde… Errou feio, pois jamais participei de quaisquer discussões ou debates no Orkut ou em outra rede social. Tentou adivinhar que o pr. José Wellington era meu chefe… Errou feio de novo, pois sequer o conheço pessoalmente e nunca fui a sua igreja, não sei nem onde fica, só sei que é em São Paulo…

    Inicialmente, tenho certeza, você duvidou que eu fosse aqui de Belém, e praticamente estava convencido que eu era de outra cidade ou outro estado e que eu estaria chutando… Não foi?? Errou outra vez, viu?

    Se você é aqui de Belém e nega tais fatos você está praticando a cegueira antibíblica… Mas se você não é de Belém, procure se informar de forma ISENTA, sem paixão alguma, ok? Certamente você está sendo alimentado por somente um lado da história e esse lado está faltando com a verdade dos fatos..
    .
    Por fim, gostaria que você respondesse com sinceridade: Acredita mesmo que em 05 eleições em duas convenções diferentes, a COMIADEPA e a CGADB, o pr. Samuel Câmara tenha sido roubado e espoliado nos resultados?… Só devo lhe alertar que essas acusações ferem os estatutos e a ordem das coisas. Ou simplesmente a verdadeira resposta é que os resultados das urnas não foram aceitos pela parte derrotada, hein? Acho que o certo é compreender que a MAIORIA dos PASTORES ELEITORES votou pela reeleição e permanência do outro pastor. E isto tem que ser respeitado por todos, ok?

    Finalmente, volto a dizer, democraticamente, é meu direito, acho o pr. Samuel Câmara muito brigão e gostaria da Igreja de Belém aqui no Pará voltasse a ser presidida por um pastor mais calmo e menos brigão que ele. Ele chegou aqui em 1997, veio de Manaus, e a partir daí, aconteceram diversos desentendimentos e com a convenção estadual e com a CGADB… Chega!!

    Por fim, sempre me posicionei no sentido de que o pastor presidente deve morar na cidade da sede da Igreja que é Belém do Pará, assim não concordo que o presidente Samuel Câmara resida desde final de 2005 na cidade do Rio de Janeiro, a mais de 2.000 km distante daqui… É humanamente impossível que o presidente esteja satisfatoriamente à frente das necessidades da Igreja quando reside a toda essa distância…

    Por isto é certo dizer que apesar do presidente vir a Belém de vez em quando, é correto afirmar que o faz aquém das vezes necessárias, assim a igreja como um todo quase não tem contato pessoal com ele. Dezenas de congregações aqui em Belém há muitos anos não o vê pessoalmente, salvo pela telinha… Muitas reclamações são ouvidas por esta situação.

    Sou daqueles que torcem e votam para que o Samuel Câmara saia da Igreja –Mãe, volte para Manaus ou fique de vez aí no Rio de Janeiro..

    Por fim, vou repetir o que vejo e o que sinto:
    Tristes momentos presentes para a Igreja mãe… Antes ela irradiava o evangelho da PAZ e da COMUNHÃO entre as igrejas e os irmãos de todo o Brasil… Hoje o nome dela ela está vinculado a brigas e disputas… Chega!!
    Parabéns à CGADB pela decisão!

    Xxxxx
    Caro Fernando Silva, como você não atenta para o texto(você mesmo disse que não leu), consequentemente não usa argumentação provinda da análise, utiliza-se costumeiramente de chavões repetitivos, é chegado à prática de tentativa de adivinhação e faz afirmações fora do contexto, encerro minha participação nesta exposição de ideias, ok?

    Atenciosamente,
    Gerard
    Belém – Pará

    Curtir

  4. Ao FakeGerard,

    Nem li o que vc leu, pois não merecem crédito. mas o teu chefe JW só ganhou pq foi uma eleição controversa cheia de polemicas em torno de diversas listas de votação, e até agora ele não tem coragem de obedecera justiça por medo de ser desmascarado!

    Qto a Comieadepa. nada a declarar pois o Gilbero Marques é igaulzinho o JW: usa a maquina admnistrativa da convenção ao seu bel prazer.

    E me responda: qdo teu cehfe vai obdecer aordem judicial?

    Curtir

  5. Esclarecimentos diversos:

    O comentarista Fernando Silva está parecendo um confuso adivinhão babilônico quando tenta desmerecer minhas colocações. Quem está realmente parecendo um seguidor fanático é você, viu? Você é daqueles que defendem CEGAMENTE uma posição, um líder ou uma ideologia, não é?

    Sou de Belém, moro no bairro de São Brás, próximo do Terminal Rodoviário Hildegardo da Silva Nunes, próximo à ag. São Brás do Banco do Brasil, próximo do Mercado Municipal de São Brás e minha família se congrega no citado templo central desde os tempos do pr. Firmino da Anunciação Gouveia, do pr. Josias Camelo, do pr. Simeão Silva, onde hoje tem um pr. chamado Reginaldo que ficou no lugar do pr. Enaldo Brito que foi deslocado para a congregação que hoje funciona no centro de convenções do centenário que fica no bairro da Marambaia…. OK?

    Só para pensar um pouco: O pr. Samuel Câmara perdeu duas eleições para a convenção estadual COMIADEPA, não aceitou o resultado das urnas, rachou com a COMIADEPA e foi para a Convenção CIADSETA com sede em Palmas(TO)… Depois começou a ter problemas lá e segundo notícias que chegaram por aqui recebeu um prazo para sair de lá…. Depois fundou a convenção de Belém, que estava irregular segundo a CGADB e de pronto não foi reconhecida… Depois parece que algumas providencias saneadoras foram tomadas e foi reconhecida e aceita pela CGADB. Desde que chegou a Belém sempre se desentendeu com a convenção estadual COMIADEPA, depois que se desligou da COMIADEPA passou a se desentender com a CGADB… Aí a história vai se complicando.. Perdeu 03 eleições para a CGADB e seus atos demonstram que também não aceitou os resultados das urnas… O tempo todo é só desentendimento, confusões e brigas… Chega!

    Depois de todas essas brigas e problemas infindáveis o que quero mesmo é que a Igreja Mãe volte à direção de um pr. menos agitado e brigão que o SC (estão certas agora as iniciais?)

    Agora, caro Fernando Silva, vou mandar de novo o mesmo comentário, só que desta vez já consertado o erro de digitação SM para SC, aliás, vai logo Samuel Câmara no lugar, ok?

    XXXXXXXXXXXXXXXXX
    Aqui na igreja de Belém, Pará, o que sabemos é que o obreiro que não rezar a cartilha do pr. Samuel Câmara tem que cair fora ou perde o cargo na hora! Diversos teriam saído assim…

    O pr. Samuel Câmara já se meteu em diversos desentendimentos, brigas e confusões com diversas convenções e a meu ver há muito já merecia ter sido expulso da CGADB.

    Portanto ele apenas recebeu da mesma porção com que paga aos outros….
    Minha família se congrega há muitos anos no templo Central da igreja-mãe, sito à Av. 14 de março, esquina com a av. governador José Malcher, em frente à sorveteria Cairú, bairro de Nazaré mas não aprova as posturas de brigas e enfrentamentos do pr. Samuel.

    Sou daqueles que torcem e votam para que o Samuel Câmara seja desligado e saia da Igreja –Mãe, volte para Manaus ou fique de vez aí no Rio de Janeiro..

    Tenho o entendimento que o pr. Samuel está transformando a Igreja-Mãe numa casa de que irradia litigância para todo o Brasil…

    Tristes momentos presentes para a Igreja mãe… Antes ela irradiava o evangelho da PAZ e da COMUNHÃO entre as igrejas e os irmãos de todo o Brasil…

    Parabéns à CGADB pela decisão!

    Curtir

  6. Sabe pq o pr. Samuel ainda não reverteu o caso:

    veja:

    Informações oriundas de um dos advogados do Pastor Samuel Câmara, nos dão conta de que um pedido administrativo foi formulado pela banca de advogados ao Conselho de Ética da CGADB, mas sequer foi facultado, até o presente momento, vistas dos autos para tomar conhecimento sobre o cabal conteúdo acusatório e fundamentos dos elementos que levaram este conselho no último dia 22 a excluir sumariamente o Pastor Samuel Câmara do quadro da CGADB. Como o Pr Câmara ainda não foi notificado da decisão administrativa do conselho, os efeitos da decisão ainda não podem ser aplicados e estão suspensos, nem os prazos podem correr, nem ação pode ser ingressada, visto que juridicamente a situação ainda não está constituída e consolidada. Assim que os advogados tiverem acesso aos autos, poderão ingressar com ação anulatória, pelo rito sumário, para desconstituir todos os erros e vícios procedimentais e legais cometidos por aquela comissão. O advogado informou que irá alegar cerceamento de defesa, por ofensa aos princípios do devido processo legal, contraditório e ampla defesa. Ainda não se sabe onde o processo deverá ser distribuído, mas certamente é um pleito que a justiça vai acertadamente corrigir, tamanho os vícios contidos.

    Curtir

  7. PROVA QUE ESSE GERARD É FAKE E DOS FAKES FANÁTICOS POR JOSÉ wELLIGTON…:

    Vejam que ele se dirige ao pr. Samuel pelas iniciais de SM em vez de SC, igualzinho a um fake que existia na comunidade do pr. Samuel Câmara no orkut.
    Que coisa meu Deus, esses fakes não param de atormentra?

    Curtir

  8. Esse Gerard ai de cima é fake, pois isso jamais acontece na IGREJA que o pr, samuel dirige.

    Curtir

  9. Aqui na igreja de Belém, Pará, o que sabemos é que o obreiro que não rezar a cartilha do pr. Samuel Câmara tem que cair fora ou perde o cargo na hora! Diversos teriam saído assim…

    O pr. Samuel Câmara já se meteu em diversos desentendimentos, brigas e confusões com diversas convenções e a meu ver há muito já merecia ter sido expulso da CGADB.

    Portanto ele apenas recebeu da mesma porção com que paga aos outros….

    Minha família se congrega há muitos anos no templo Central da igreja-mãe, sito à Av. 14 de março, esquina com a av. governador José Malcher, em frente à sorveteria Cairú, bairro de Nazaré mas não aprovamos as posturas de brigas e enfrentamentos do pr.Samuel.

    Sou daqueles que torcem e votam para que o SM seja desligado e saia da Igreja -Mãe.

    Tenho o entendimento que o pr. Samuel está transformando a Igreja-Mãe numa casa de que irradia litigância para todo o Brasil…

    Tristes momentos presentes para a Igreja mãe… Antes ela irradiava o evangelho da PAZ e da COMUNHÃO entre as igrejas e os irmãos de todo o Brasil…

    Parabéns à CGADB!

    Curtir

  10. Pra que serve a CGADB ?, senão um braço político-religioso da AD para fazer gestões junto a políticos com vistas a interesses pessoais.

    Curtir

  11. Pronto. era isso que o pr. José Welligton queria: Acabar com as eleições da CGADB! Depois desta, qual pastor terá coragem de se candidatar?

    Curtir

  12. Concordo com vc: falta de decoro é o que menos interessa ao José Welligton! O que interessa mesmo a esse senhor é a retirada do pr. Samuel das eleições, para que sua familia possa se perpetuar no poder.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s