Comércio da fé é coisa antiga

A Didaquê, espécie de manual religioso escrito por volta do final do primeiro século, traz orientações sobre diversas áreas da vida cristã. Como não havia televisão na época nem os ministérios personalistas de hoje, quem quisesse ser ouvido tinha de percorrer os locais de reunião do povo e contar com a hospitalidade dos irmãos. Mas já naqueles tempos remotos do cristianismo apareciam os espertalhões, que tentavam tirar proveito da bondade alheia. Pois a Didaquê ou Didaqué, nos capítulos 11 e 12, contém algumas instruções interessantes sobre a questão (o “profeta” equivale ao televangelista de hoje ou a qualquer um que use o púlpito ou a TV para faturar em nome da fé e da boa-fé dos outros). Veja lá:

  • Se vier alguém até você e ensinar tudo o que foi dito anteriormente, deve ser acolhido.
  • Mas se aquele que ensina é perverso e ensinar outra doutrina para te destruir, não lhe dê atenção. No entanto, se ele ensina para estabelecer a justiça e conhecimento do Senhor, você deve acolhê-lo como se fosse o Senhor.
  • Já quanto aos apóstolos e profetas, faça conforme o princípio do Evangelho.
  • Todo apóstolo que vem até você deve ser recebido como o próprio Senhor.
  • Ele não deve ficar mais que um dia ou, se necessário, mais outro. Se ficar três dias é um falso profeta.
  • Ao partir, o apóstolo não deve levar nada a não ser o pão necessário para chegar ao lugar onde deve parar. Se pedir dinheiro é um falso profeta.
  • Não ponha à prova nem julgue um profeta que fala tudo sob inspiração, pois todo pecado será perdoado, mas esse não será perdoado.
  • Nem todo aquele que fala inspirado é profeta, a não ser que viva como o Senhor. É desse modo que você reconhece o falso e o verdadeiro profeta.
  • Todo profeta que, sob inspiração, manda preparar a mesa não deve comer dela. Caso contrário, é um falso profeta.
  • Todo profeta que ensina a verdade mas não pratica o que ensina é um falso profeta.
  • Todo profeta comprovado e verdadeiro, que age pelo mistério terreno da Igreja, mas que não ensina a fazer como ele faz não deverá ser julgado por você; ele será julgado por Deus. Assim fizeram também os antigos profetas.
  • Se alguém disser sob inspiração: “Dê-me dinheiro” ou qualquer outra coisa, não o escutem. Porém, se ele pedir para dar a outros necessitados, então ninguém o julgue.
  • Acolha toda aquele que vier em nome do Senhor. Depois, examine para conhecê-lo, pois você tem discernimento para distinguir a esquerda da direita.
  • Se o hóspede estiver de passagem, dê-lhe ajuda no que puder. Entretanto, ele não deve permanecer com você mais que dois ou três dias, se necessário.
  • Se quiser se estabelecer e tiver uma profissão, então que trabalhe para se sustentar.
  • Porém, se ele não tiver profissão, proceda de acordo com a prudência, para que um cristão não viva ociosamente em seu meio.
  • Se ele não aceitar isso, trata-se de um comerciante de Cristo. Tenha cuidado com essa gente!

Que tal as igrejas se unirem para (re)adotar essas normas?

 

Anúncios

4 comentários em “Comércio da fé é coisa antiga

  1. As instituições (denominações) atuais, em nada se parecem com a igreja do 1º século, não seguem os ensinamentos do Mestre, não se parecem com o Mestre! Usam seu Santo Nome, mas não o reconhecem como Senhor! Pois se assim fosse não haveriam tantos escândalos e pilantragem dentro delas! Vendem descaradamente o que de graça o Senhor nos dá! Cobram o dízimo que, pela Graça foi abolido! Hipócritas conhecedores da Palavra mas que não a respeitam nem temem!

    A árvore e os seus frutos

    15 “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.
    16 Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?
    17 Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.
    18 A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.
    19 Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.
    20 Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!
    21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
    22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’
    23 Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!

    O apóstolo Paulo nos diz em I Corintios 5 – 9 Já disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais.
    10 Com isso não me refiro aos imorais deste mundo nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo.
    11 Mas agora estou escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.
    12 Pois como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro?
    13 Deus julgará os de fora. “Expulsem esse perverso do meio de vocês.”

    Curtir

  2. a paz do Senhor,

    Para sua meditação:
    Efésios 5:25-27: Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
    Hebreus 10:21-25: E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
    Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
    Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
    E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras,Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

    A igreja perfeita (universal) só será possível no céu com todos os santos já transformados, até lá oremos ao Senhor e sigamos o exemplos dos apóstolos,profetas e de Jesus.

    Em Cristo, com amor e temor.

    Curtir

  3. Todas as denominações atuais “vendem o evangelho”, lucram de alguma forma com a Santa Palavra, deturpam as escrituras para se manterem, para viverem no luxo, para custearem “shows” que chamam de culto ao Senhor! As “igrejas” evangélicas e católicas são meios de enriquecimento para alguns, devido a ignorância e o desconhecimento que seus membros tem do Senhor! O crente não conhece a Palavra em sua essência, conhece apenas versículos isolados, que são manipulados de acordo com os interesses de suas lideranças! O mundo “gospel” é uma fonte imensurável de dinheiro, pois usa a boa fé das pessoas para lucrarem, venderem, promoverem, dominarem e DESVIAR milhares do verdadeiro caminho do SENHOR! Graças ao meu SENHOR JESUS abri meus olhos e sa´pi do meio desta RAÇA DE VÍBORAS! HIPÓCRITAS!

    Curtir

  4. Nenhuma, repito, nenhuma instituição se enquadra como Igreja de CRISTO! Podem ser qualquer outra coisa menos IGREJA do SENHOR!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s