Lições Bíblicas: “Uma vida cristã equilibrada”

Lição 11  — 3.° trimestre de 2013

“A fim de vencer a ansiedade e de expe­rimentar segurança, devemos cumprir três condições que Deus determinou: orar cor­retamente (Fp 4.6,7), pensar corretamente (Fp 4.8) e viver corretamente (Fp 4.9)” (Warren W. Wiersbe).

A excelência da mente cristã

“Paulo não escreve: ‘ore sobre isso!’ É sábio demais para dar esse tipo de conselho. An­tes, usa três palavras para descrever a ‘ora­ção correta’: oração, súplica e ações de graças. Orar corretamente envolve esses três elementos. Oração é um termo geral usado para se referir às petições que fazemos ao Senhor. Tem a conotação de reverência, de­voção e adoração. Sempre que nos vemos ansiosos, a primeira coisa a fazer é ficar sozi­nhos com Deus e adorá-lo. […] O primeiro passo para orar corretamente é a adoração. O segundo é a súplica, uma expressão sincera a Deus das necessidades e dos problemas enfrentados. Não há lugar para orações indiferentes e insinceras! Apesar de sabermos que não somos ouvidos em fun­ção de ‘vãs repetições’ (Mt 6.7 8), também sabemos que o Pai deseja que sejamos ho­nestos em nossas petições (Mt 7.1-11). […] Depois da adoração e da súplica, vem a apreciação, dando graças a Deus (ver Ef 5.20; Cl 3.15-17). Sem dúvida, o Pai gosta de ouvir os filhos dizerem: ‘muito obriga­do!’ Quando Jesus curou dez leprosos, um deles voltou para agradecer (Lc 17.11-19), e nos perguntamos se a porcentagem é mais elevada hoje. Ninguém hesita em pedir, mas demonstrar apreciação é mais raro” (Warren W. Wiersbe).

O que deve ocupar a mente do cristão (4.8)

“Os cristãos devem crer no controle bíblico personal do pensamento. Isso é crucial para desenvolver a santidade na vida cristã. Quando Pablo diz que devemos pensar em certas coisas, isso significa que devemos meditar nelas, de modo que a nossa vida venha a conformar-se a essas coisas. […]  Nossa mente é a balança da justiça, e Paulo, em sua detalhada lista, inclui o pensar em coisas justas. [Por exemplo] se governarmos a nós mesmos de acordo a Regra de Ouro [Mt 7.12], iremos tratar os outros da maneira que gustaríamos de ser tratados por eles” (Frank Barker).

A conduta de Paulo como modelo (4.9)

“Para Paulo Deus é o Deus da paz. Em realidade trata-se de um título favorito [Rm 16.20; 1Co 14.33; 1Ts 5.23]. Para o judeu a paz não só tinha um significado negativo; não consistia só na ausência de conflitos; a paz era tudo aquilo que fazia o bem supremo do homem. Só na amizade com Deus o homem pode encontrar o verdadeiro significado que a vida possui. Mas também para o judeu esta paz derivava necessariamente em relações corretas. Só pela graça de Deus podemos entrar numa devida relação com Deus e com nossos semelhantes. O Deus da paz é o Deus capaz de fazer com que a vida seja o que está destinada a ser, capacitando-nos a entrar com relação a ele e com nossos semelhantes” (William Barclay).

Ainda sobre a paz divina, leia a seção “A singularidade da paz de Deus (4.6,7)” da lição 10.

Obs.: Disponibilizei para download dois comentários antigos (em inglês) da Carta aos Filipenses (clique aqui para baixar).

Lição 12 (leia aqui).

BIBLIOGRAFIA. Barclay, William. Comentário do Novo Testamento: Filipenses. Tradução 
de Carlos Biagini. * Barker,Frank. Filipenses. Miami: Logoi, 2007 * Cabral, 
Elienai. Filipenses: a humildade de Cristo como exemplo para a igreja. Rio de 
Janeiro: CPAD, 2013. * Wiersbe, Warren W. Comentário bíblico expositivo: Novo 
Testamento. Tradução de Susana E. Klassen. Santo André: Geográfica, 2006, v. 2.
Anúncios

2 comentários em “Lições Bíblicas: “Uma vida cristã equilibrada”

  1. Para termos uma vida equilibrada e frutífera, é imprescindível que a nossa mente e coração estejam focados nas coisas que agradam a Deus. Sem a transformação que em nós é promovida pelo Espirito Santo, que só ocorre naqueles que dá espaço para Deus, não há transformação de vida.

    Curtir

  2. pra mim o crente tem que ter um bom testemunho de vida amor , fidelidade , sinceridade, não fazer escandalo, essa é uma vida equilibrada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s