Lições Bíblicas: “Lidando de forma correta com o dinheiro”

Lição 4 — 4.° trimestre de 2013

O dinheiro é essencial a quem está integrado às práticas e esquemas do mundo. Essa é a condição de toda a humanidade hoje, exceto por um grupo aqui ou ali, que pelo isolamento resiste à ditadura da moeda. Ainda assim, eles têm lá os sistemas de troca um mesmo alguma forma não tradicional de moeda. E, por ser essencial, temos de apreender a lidar com ele. Aliás, o dinheiro é tão importante que o apego indevido a ele é definido na Bíblia como “a raiz de todos os males” (1Tm 6.10). Diz o samba que “dinheiro na mão é vendaval na vida de um sonhador”. Na mão do crente, pode ser dinamite, com poder bastante para implodir a fé.

O cuidado com as fianças e empréstimos

“Provérbios emprega o termo ‘fiança’ em sentido amplo, significando também crédito aberto ou dinheiro emprestado, tudo o que se fia ou confia à solvabilidade de terceiros. E proscreve todas essas formas de confiança, desde que esse terceiro não ofereça, pela sua honestidade, a certeza de quitar-se. Quantas vezes se ouve dizer: ‘Eu liquidaria as minhas dividas, se os que me devem liquidassem as suas comigo’. O melhor, portanto, é não tê-las, para não ficar na dependência de outros, subordinado a honorabilidade estranha. Eis aqui um caso curioso, ocorrido, segundo me contaram, no interior. Antônio pediu cem cruzados emprestados a Benedito e não lhos pagou; Benedito, no desembolso do dinheiro e precisando dele agarrou-se com Corcino, para que lho emprestasse; mas, depois, seguindo o exemplo de Antônio, não lho pagou; Corcino procedeu de igual modo; e assim foi-se repetindo o empréstimo, até envolver sete devedores. Afinal o último deles, Gustavo, necessitando dos cem cruzados que emprestara e não lhe tinham sido pagos, recorreu inocentemente… a Antônio, que o serviu. O lado humorístico da historia é que Antônio, emprestando a Gustavo, continuava devedor de Benedito, sem suspeitar que, na realidade, estava pagando a própria dívida. Se Antônio, em vez de, emprestar a Gustavo tivesse pago o que devia a Benedito, todos talvez teriam sido pagos e sete pessoas se livrariam de uma divida. Sete homens em desobediência, sucessivamente arrastados um pelo outro! Talvez não teria [sic] acontecido isso se Antônio não tivesse pedido dinheiro emprestado, ou, se, forçado pela necessidade pedisse e tivesse pago a sua dívida” (E. Percy Ellis).

O cuidado com o lucro fácil

“Como o peso falsificado (Pv 16.11), a justiça pervertida pode destruir uma cultura. O termo presente foi traduzido literalmente de uma palavra que também significa suborno. No versículo 8, a mesma palavra hebraica se traduz positivamente como presente, mas neste versículo [17.23] o sentido é negativo, porque o objetivo do presente é perverter a justiça” (O novo comentário bíblico: Antigo Testamento).

O uso correto do dinheiro/ Buscando o equilíbrio financeiro

Conselhos de Salomão para ser bem-sucedido sem ganância:

Concentre-se em uma meta e não no dinheiro. O que de fato você quer alcançar na sua vida, na sua família, na sua carreira ou em um projeto em especial? Em Provérbios 14.23, Salomão escreveu: ‘Todo trabalho é lucrativo, mas limitar-se a palavras leva apenas à pobreza.’ Se você aplicar verdadeira diligência aos seus esforços em qualquer projeto, alcançará sucesso na maioria das vezes, desde que sua busca pelo sucesso não o faça abandonar seus
valores e prioridades.
Use seu trabalho para alcançar o sucesso financeiro, em vez de buscar o enriquecimento por outras vias. Salomão diz que todo trabalho é lucrativo. Diz também que devemos ser diligentes e primorosos no que fazemos. Sou um profissional de marketing. Ganhei muito dinheiro com meu trabalho e perdi muito me aventurando fora da minha área de atuação. Se você aplicar a sabedoria de Salomão aos seus gastos, suas economias crescerão. Se buscar conselheiros competentes, sem tentar enriquecer da noite para o dia, seus investimentos darão lucros significativos.
Não tente ficar rico. Salomão nos ensina a não nos concentrarmos em ficar ricos. Fazê-lo é uma das maneiras mais rápidas de ir à falência (leia Pv 23.4,5). Quando investi em projetos no intuito de ficar rico, perdi meu dinheiro. Mas, quando me concentrei em alcançar metas com o meu trabalho, tive mais sucesso do que poderia imaginar. Todo mundo quer ganhar na loteria. Todos querem ficar ricos com o mínimo de esforço possível. Mas, para cada ganhador, existem milhões de perdedores. Por outro lado, 100 em cada 100 pessoas que são diligentes e primorosas no que fazem alcançarão o sucesso. Embora isso envolva um esforço bem maior, gosto muito mais desse caminho. (Adaptado de Salomão, o homem mais rico que já existiu, de Steven K. Scott.)

Ainda sobre o propósito cristão da prosperidade e  do uso do dinheiro, releia os dois comentários que fiz da revista do primeiro trimestre de 2012: Lições Bíblicas: “A prosperidade em o Novo Testamento”Lições Bíblicas: “O propósito da verdadeira prosperidade”.

Obs.: Disponibilizei para download alguns comentários de Provérbios e Eclesiastes (clique aqui para baixar).

Lição 5 (leia aqui).

BIBLIOGRAFIA. Ellis, E. Percy. Os Provérbios de Salomão. 6. ed. Rio de Janeiro: 
CPAD, 1996. * Gonçalves, José. Sábios conselhos para um viver vitorioso. Rio de 
Janeiro: CPAD, 2013 * Radmacher, Earl D. et alii. O novo comentário bíblico: 
Antigo Testamento. Tradução de Bruno Destefani et alii. Reimpr. Rio de Janeiro: 
Central Gospel, 2010.* Scott, Steven K. Salomão, o homem mais rico que já existiu. 
Tradução de Fabiano Morais. Rio de Janeiro: Sextante, 2008
Anúncios

Um comentário em “Lições Bíblicas: “Lidando de forma correta com o dinheiro”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s