Posso ajudar?

Algumas pessoas estão me escrevendo com dúvidas sobre assuntos mencionados em postagens publicadas aqui no blog. Pedem explicações adicionais ou aproveitam o gancho para perguntar algo relacionado ao assunto de maneira indireta.

Não são muitos, e alguns parecem querer apenas satisfazer uma curiosidade, o que não é errado — até porque uma pergunta que nos parece pouco objetiva pode estar refletindo necessidades mais profundas.

Mas percebo em alguns leitores verdadeira aflição e o desejo de encontrar respostas a questões que estão afetando gravemente a sua vida espiritual e comunitária. Percebo também, com grande pesar, que a igreja local não consegue lhes dar uma resposta satisfatória. Assim, depois de muito hesitar, concordei em dedicar alguma atenção a esses leitores curiosos ou aflitos.

Essa hesitação tem dois motivos. O primeiro motivo é a responsabilidade, principalmente nas questões delicadas. Estou ciente também de que só vou dispor de um lado da história, o que me impõe a tarefa adicional de deduzir o restante. O segundo motivo é o receio de que a minha disposição em ajudar seja confundida com a função de oráculo, tão ao gosto de certos mestres e blogueiros. Minha intenção é unicamente compartilhar ideias ou passar orientações que julgar serem de alguma utilidade. A pessoa é que irá decidir o que fazer com elas.

Já tem três pessoas na fila, e para responder a essas questões com o recurso estilístico das cartas, que já foi muito usado em livros. Vou criar uma categoria com esse nome. Penso que a resposta que eu der a uma pessoa poderá, em alguns casos, servir também a outros leitores.

Acho que é hora de eu fazer aquela  oração que Tiago recomenda, porque já começo na segunda-feira.

2 comentários em “Posso ajudar?

Deixe um comentário

