Lições Bíblicas: “A celebração da primeira Páscoa”

Lição 4 — 1.° trimestre de 2014

“O cordeiro, o sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas, a morte dos primogênitos, ser livrado de um país hostil, e a celebração da festa da Páscoa durante toda a História de Israel — tudo isso foi destinado por Deus para ser um grandioso quadro histórico de Cristo, o Cordeiro Pascal, que por seu sangue nos livrou do mundo hostil e da escravidão ao pecado” (H. H. Halley).

A Páscoa

“A Páscoa simboliza livramento, tanto dos animais quanto dos seres humanos, ao passo que a Festa dos Pães sem Fermento representa a fuga e a evasão do Egito. Ou seja, são necessárias duas atividades para descrever o pleno significado do ato em que Israel é libertado e separado do Egito. De modo semelhante, o livramento pelo cordeiro pascal é constituído de duas partes, e ambas devem ocorrer no dia 14 do mês: 1) o abate e a aspersão do sangue do cordeiro (Êx 12.3-8); 2) a ceia na mesma noite, ocasião em que se come o cordeiro assado com ervas amargas e pão sem fermento, enquanto os israelitas estão vestidos como peregrinos prontos para a viagem (v. 7-14). Assim, a própria Páscoa exige duas atividades para descrever seu pleno significado. Ela tanto salva Israel da morte quanto sustenta o povo peregrino que ruma para Terra Jurada” (Bruce K. Waltke).

Os elementos da Páscoa

O pão. “Havia outra festa relacionada com a Páscoa: a Festa dos Pães Asmos. Naquela primeira noite de Páscoa, o povo saiu com muita pressa e não houve tempo para levedar a massa de pão (v. 34,39). Poste­riormente, ao observarem a festa durante sete dias, os israelitas lembrariam a rapidez com que saíram do Egito. Contudo, uma vez que o fermento é um símbolo do pecado, também lembrariam que os redimidos pelo sangue precisavam abandonar o pecado e deixar o mundo (representado pelo Egito) para trás” (William MacDonald).

As ervas amargas. “A endívia, a chicória e outras plantas de sabor amargo são naturais do Egito. Comê-las relembraria os anos amargos de servidão naquele país (v. 1,14)” (Bíblia de estudo NVI).

O cordeiro. “O animal para o sacrifício devia ser um cordeiro macho de um ano, isto é, um carneiro plenamente desenvolvido e na plenitude de sua vida. Assim Jesus morreu quando tinha 33 anos aproximadamen­te. O cordeiro tinha de ser sem mácula. Para assegurar que assim fosse, os israelitas o guardavam em casa durante quatro dias. De igual maneira Jesus era impecável e foi provado durante quarenta dias no deserto. O cordeiro foi sacrificado pela tarde como substituto do primogênito. Por isso morreram os primogênitos das casas egípcias que não creram. Aprendemos que ‘o salário do pecado é a morte’, porém Deus proveu um substituto que ‘foi ferido pelas nossas transgressões’. Os israelitas tinham de aplicar o sangue nas ombreiras e na verga das portas, indicando sua fé pessoal. No Cristianismo não basta crer que Cristo morreu pelos pecados do mundo; somente quando pela fé o sangue de Jesus é aplicado ao coração da pessoa está ela salva da ira de Deus. O anjo exterminador representa a sua ira” (Paul Hoff).

Cristo, nossa Páscoa

“Cristo é a nossa Páscoa (1Co 5.7); Cristo é o Cordeiro de Deus (Jo 1.29); muitas vezes é chamado Cordeiro no Apocalipse. Devia ser de qualidade ótima; Cristo se ofereceu no melhor de sua idade, não quando era o bebê de Belém. Devia carecer de todo defeito; o Senhor Jesus foi um Cordeiro sem mácula: o juiz que condenou a Cristo o declarou inocente. Tinha de ser separado quatro dias antes, denotando assim a designação do Senhor Jesus para ser Salvador, tanto no propósito como na promessa. Devia ser morto e queimado com fogo, denotando isto os penosos sofrimentos dEle, até a morte, e morte de cruz. A ira de Deus é como fogo e Cristo foi feito maldição por nós. Nenhum osso dele devia ser quebrado, coisa que foi cumprida em Cristo (Jo 19.33), indicando nisto a fortaleza não quebrantada do Senhor Jesus” (Matthew Henry).

Leia também: Algumas curiosidades sobre o livro de Êxodo.

Lição 5 (leia aqui).

BIBLIOGRAFIA. Bíblia. Português. Bíblia de estudo NVI. Nova versão internacional. 
Organizado por Kenneth Barker. Tradução de Gordon Chown (notas). São Paulo: Vida, 
2003. * Halley, H. H. Manual bíblico de Halley. Tradução de Gordon Chown. Ed. rev. 
e ampl. São Paulo: Vida, 2001. * Henry, Matthew. Comentário bíblico do Antigo 
Testamento. Tradução de Daniela Raffo. Rio de Janeiro: CPAD, s.d., vol. 1. * Hoff, 
Paul. O Pentateuco. Tradução de Luiz Aparecido Caruso. 6. impr. São Paulo: Vida, 
1995. * MacDonald, William. Comentário bíblico popular: Antigo Testamento. 2. ed. 
São Paulo: Mundo Cristão, 2011. * Waltke, Bruce K. An Old Testament Theology. 
Grand Rapids: Zondervan, 2007.
Anúncios

Um comentário em “Lições Bíblicas: “A celebração da primeira Páscoa”

  1. A MORTE DE UM REI IMORTAL:
    (MT.23.1) Então, falou Jesus às multidões e aos discípulos, (EX.1.16) Dizendo: (JB.12.23) É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem: (MT.15.10) Ouvi e entendei: (JB.3.27) O Homem não pode receber cousa alguma se do céu não lhe for dada: (EC.37.28) A vida do Homem se encerra num certo número de dias; porém os dias de Israel são inumeráveis: (AT.20.10) Não vos perturbeis, que a vida nele está; (JB.5.26/27) porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo; e lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem:(LC.13.27) Mas ele vos dirá: (JB.10.28) Eu lhes dou a vida eterna: (GL.2.20) Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim: (RM.6.19) Falo como Homem, por causa da fraqueza da vossa carne: (JÓ.33.2) Passo agora a falar, em minha boca fala a minha língua:

    Agora que o meu corpo já se curva sob o peso da idade, e já não dispondo de visão ocular suficiente para este Trabalho; penso que já é hora de retornar para a casa do nosso Pai Eterno, pois sinto que já estou pronto para voar rumo à glória infinita; (LC.22.37) pois vos digo que importa que se cumpra em mim o que está escrito:
    (JB.5.41) Eu não aceito a glória que vem dos homens, (SL.78.22) porque não creram em Deus, nem confiaram na sua salvação: (SL.14.3) Todos se extraviaram e juntamente se corromperam, não há quem faça o bem, não há nem um sequer; ((IS.5.23) os quais por suborno justificam o perverso, e ao justo negam justiça!(2PE.2.3) Também, movidos por avareza, farão comércio de vós com palavras fictícias: Ex.: IRRESIGNAÇÃO: Para eles, o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme:(LE.3.17) Então, disse comigo: (IS.14.14) Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo; (SL.18.22) porque todos os seus juízos me estão presentes, e dos seus estatutos não me desviei:
    (SL.122.1) Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor(1PE.4.7) porque a ocasião de começar o juízo pela Casa de Deus é chegada: (EC..41.5) Não temas o decreto da morte: Lembra-te de todos aqueles que foram antes de ti e dos que virão depois de ti; este é um decreto que o Senhor pronunciou contra toda a carne: (JÓ.5.26/2) Em robusta velhice entrarás para a sepultura, como se recolhe o feixe de trigo a seu tempo; (1SML.12.17) não é agora o tempo da sega do trigo?
    (DT.10.12) Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? (SL.74.18) Lembra-te disto: (LC.2.26) Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte, antes de ver o Cristo do Senhor: (GN.15.13) Então lhe foi dito: (EZ.2.3)) Filho do Homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se insurgiram contra mim, eles e seus pais prevaricaram contra mim até precisamente ao dia de hoje: Os filhos são de duro semblante e obstinados de coração, eu te envio a eles e lhes dirás: (ÊX.3.14) Eu sou o Senhor que me enviou a vós outros, (JD.1.15) para exercer juízo contra todos e para fazer convictos os ímpios de todas as obras impias que impiamente praticaram, e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele:: (Z.39.22) Desse dia em diante os da casa de Israel saberão que eu sou o Senhor seu Deus: (PV.1.23) Atentai para a minha repreensão, eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu Espírito e vos farei saber as minhas palavras; (JB.6.45) e serão todos ensinados por Deus: (SL.1.5) Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos;(EZ.12.24) porque já não haverá visão falsa nenhuma, nem adivinhação lisonjeira, no meio da Casa de Israel: (JB.20.22) Recebei o Espírito Santo:
    (DT.29.25) ) Então se dirá: LC.19.9) Hoje houve salvação nesta casa; (LC.19.10) porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido: (DT.5.24) Hoje vimos que Deus fala como o Homem, e este permanece vivo; (LS.2.23) porquanto Deus criou o Homem inexterminável, e o fez à imagem da sua semelhança:(TG.2.23) E se cumpriu a escritura a qual diz: (1CO.15.54) Tragada foi a morte pela vitória: (1JB.5.4) E esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé: (JB.15.13) Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos: (EC.11.24) A benção de Deus se apressa a recompensar o justo, e numa rápida hora o faz crescer (LC.22.69) Desde agora estará sentado o Filho do Homem à direita do Todo-Poderoso Deus:
    (JB.8.19) Eis em que deu a tua vida! E do pó brotarão outros; (LS.3.11) porque desgraçado é o que rejeita a sabedoria e a instrução, e a esperança deles é vã e os trabalhos sem fruto, e inúteis as suas obras: (JÓ.4.20) Nascem de manhã e à tarde são destruídos, perecem para sempre, sem que disto se faça caso:(JB.5.44) Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros, contudo, não procuram a glória que vem do Deus único?(EC.32.20) Aqueles que temem ao Senhor conhecerão o que é justo, e farão luzir as suas boas obras como farol: (OS.14.9) Quem é sábio, que entenda estas cousas; quem é prudente que as saiba; porque os caminhos do Senhor são retos e os justos andarão neles, mais os transgressores neles cairão: (AP.22.11) Continue o injusto fazendo injustiça, o imundo ainda sendo imundo;o justo continue na pratica da justiça, e o Santo continue a santificar-se…
    .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s