A vingança de Adão

Adão possuía inteligência superior. Não tinha a mente limitada como hoje, e as conversas que mantinha no cair da tarde com o Criador deveriam tê-lo blindado contra eventuais cauterizações ideológicas, mesmo as de um ser insidioso como a Serpente.

Mas o fim da história dos começos é conhecido de todos. Tão inexplicável foi a sua queda que aquele ser magnífico, capaz de proferir discursos que encantariam as cortes angélicas, limitou-se à patética estratégia de culpar o outro. Incapaz de se justificar, foi expulso do jardim do Éden.

O tempo não teve efeito restaurador sobre ele, e Adão passou a definhar física e espiritualmente. O mundo que ele construiu lá fora desenvolveu-se de forma impressionante, mas era tão caótico que teve de ser destruído. E ei-lo expulso outra vez.

Adão teve a chance de um novo começo, porém nada mudou. O Criador chegou a lhe dar por escrito a lista de tudo que ele fazia de errado e do que podia fazer para remediar a situação. Não houve progresso, mais uma vez. Não tinha a mente de antes e entendeu tudo errado.

Adão saiu à procura de respostas na filosofia, na ciência e na própria religião. Viveu fases obscuras, achou-se iluminado e depois se declarou moderno. Insatisfeito, criou por fim outro mundo para si.

Este agora lhe parece perfeito. Se uma verdade o incomoda, basta criar outra que o tranquilize. Ele agora é o centro de tudo. Sem testes com árvores, sem prestação de contas e sem vergonha de estar nu.

Nesse novo Éden, a presença do Criador ainda é percebida, porém cada vez menos desejada. É a vingança de Adão. O Criador está sendo expulso do jardim do Homem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s