Entre o sistema eclesiástico e a igreja de um só

Dia desses, falei aqui que eu estava quase desigrejado, porém me referia mais à condição de não estar mais tão sintonizado com o sistema da denominação, que é tema para discutir outra hora. Não estou me tornando uma daquelas ovelhas autônomas, cuja maior experiência de comunhão cristã parece ser o espelho.

Não posso negar a ideia de coletividade que está no cerne do conceito de igreja. Igreja é corpo e comunhão sobre a base da unidade, e não há comunhão nem unidade do eu-sozinho. Seria mais correto dizer que estou em recesso eclesiástico.

Estou cada vez mais desesperançoso de uma volta às origens. Sempre que penso em como uma igreja deve ser, sinto vontade de ir para mais longe. Estruturas paquidérmicas sustentadas com esquemas artificiais de contribuição (ainda que com nomes bíblicos) que sufocam a generosidade e o espírito de grupo; departamentos inúteis que só sabem fazer festa e sugar os recursos financeiros da igreja; anti-intelectualismo transformado em falso intelectualismo, em detrimento dos que estudam a Bíblia com seriedade — a lista é mais longa que o salmo 119.

Não digo que não haja coisas boas no meio disso tudo: basta citar a salvação de almas; não digo que não haja pessoas sinceras envolvidas no sistema: conheço muitas, a começar pela minha mãe; não digo que Deus não esteja ali: ele não espera estruturas perfeitas. Eu até poderia conviver com isso. Mas quando procuro me inteirar na Fonte do conceito mais puro de igreja, vejo um caminhar na direção oposta, e não quero fazer parte disso.

Assim, vou esticando o recesso, cuidando apenas para que não se transforme em limbo.

3 comentários em “Entre o sistema eclesiástico e a igreja de um só

  1. penso que é um sinal claro da volta do nosso Senhor Jesus Cristo, e que está na hora de você dar uns glórias com os irmãos na igreja e pensar no futuro culto perfeito no céu e ensaiar com os imperfeitos aqui da terra,afinal não há tesouro maior aqui na terra que nossos irmãos(fisicamente falando)…de uma outra ovelhinha que te ama em Cristo Jesus.

    Curtir

  2. Saudações em Cristo!, lendo sua postagem parece que vc está falando sobre mim, também estou como vc. O sistema nos sufoca, é muito poder nas mãos de poucos.
    O sistema administrativo assembleiano é falido e atrasado, ou seja, aos amigos tudo.

    Abraços no amor de Cristo – PB. João Eduardo Silva – AD Min. Belém – SP.

    Curtir

Deixe um comentário

