Processar a Globo para quê?

Li algures que um pastor está processando a rede Globo por causa do beijo entre duas personagens gays numa novela. Não posso dar detalhes da cena porque faz tempo que não assisto à TV aberta. Também não me inteirei dos detalhes da tal ação movida pelo pastor. Mas vale aqui o domínio de fato, que nos permite julgar essas coisas sem medo de incorrer em injustiça.

É fato, por exemplo, que algumas novelas são empenhadas na causa gayzista e que ao longo da trama o telespectador é bombardeado por vasta doutrinação GLBT e sem nenhum contraponto, porque a discussão não é democrática. Vozes contrárias só aparecem quando se quer mostrar que quem não empunha a bandeira do arco-íris é idiota ou preconceituoso. Acertei?

Voltando ao pastor, porque ele também é político, e ainda com base no domínio de fato, sabemos que ações desse tipo apoiam-se numa balela chamada “representação evangélica na política” (leia o artigo recomendado abaixo). Apoiam-se também na utopia de criar uma nação que seja do Senhor Jesus, algo que absolutamente não existe, é puro delírio neopentecostal. 

A ação movida pelo pastor contra a Globo faz parte de uma estratégia muito estranha. Apregoa-se que há uma ação de forças diabólicas por trás dessas campanhas anticristãs, e não discordo, mas então se tenta vencê-las com armas carnais! Qual a lógica disso? Porque leis, ações judiciais e protestos organizados são recursos meramente humanos. Não discuto a legitimidade de tais expedientes, apenas a eficácia nesse cenário: não se amarra Sansão com estopa queimada.

Ainda que a Globo seja condenada (quase outra utopia), a vitória nos tribunais não trará nenhum benefício à igreja, porque isso é política, não luta espiritual. Então pergunto: para que processar a Globo?

Recomendo a leitura deste artigo, que publiquei em 2010:

A falácia da representação evangélica

Anúncios

Um comentário em “Processar a Globo para quê?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s