Opiniões sobre a opinião pública (reedição)

***

Opinião pública

Ano de eleição é a época em que se põe em evidência a opinião pública. É quando os políticos vão para a TV declarar que o povo é inteligente (esperem o horário político). Sim, o povo troca o voto por dentadura porque é inteligente. Sim, o povo assiste entrevista com ex-BBBs porque é inteligente. Pense aí num terceiro exemplo, não vai ser difícil.

Lendo um romance policial, deparei com uma ótima tirada do detetive Lecoq, personagem de Émile Gaboriau, um francês que produzia esse tipo de literatura quando Arthur Conan Doyle ainda era criança: “Estou ansioso por aprender o sentimento geral, a opinião pública, como dizem, a fim de não confiar nela”.

Do escritor britânico Samuel Butler, pincei esta citação: “O público compra opiniões do mesmo modo que compra a carne ou o leite, partindo do princípio de que custa menos fazer isso do que manter uma vaca. É verdade, mas é mais provável que o leite seja aguado”.

Não custa nada também lembrar este exemplo bíblico de lucidez popular: “Solte Barrabás!”.

Tudo bem, de vez em quando o povo acerta. Afinal, em termos de escolha, é impossível errar sempre. Digamos então que a opinião pública erra por vocação e acerta por condescendência da estatística.

O mais preocupante é que essa opinião pública, que tem o dom alquímico de transformar cultura em mediocridade (ou será o contrário?) e consegue ditar, por exemplo, o conteúdo da TV, é que de fato elege os governantes. A única preocupação dos eleitos, depois de saquear o erário, é ir a público dizer que são inocentes ou perseguidos, afirmar que as promessas não cumpridas no atual mandato (por falta de verbas, quem diria?) serão cumpridas no próximo e lembrar, é claro, que o povo é inteligente o bastante para saber que isso é a mais pura verdade. Se ainda houver dúvidas, as dentaduras completam o serviço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s