A dinâmica dos dons espirituais

Esta postagem reproduz o artigo Quem recebe o dom espiritual. Volto a publicá-lo como subsídio para as lições do 2.º trimestre de  2014.

Uma questão com que deparei em minhas pesquisas para ministrar aulas sobre o Espírito Santo (leia as outras  aqui e aqui) é a de quem recebe o dom/ os dons do Espírito.

Sabe-se  que “dom” é dádiva, presente, aquilo que se dá, e no discurso de Pedro aos peregrinos judeus no dia de Pentecoste ele exortou os seus ouvintes a se arrependerem a fim de que recebessem o “dom do Espírito Santo”. Daí se deduz que a primeira dádiva espiritual recebida pela Igreja foi o próprio Espírito. Ele foi enviado como um presente do céu, para ajudar e habitar os crentes e, por sua vez, conceder-lhes dons. A Igreja como um todo e todos os crentes, portanto, recebem o dom do Espírito.

Há também pessoas que recebem capacitações especiais concedidas pelo Espírito Santo. São receptores de um presente (ou mais de um) que se presta, por sua vez, a conceder algum benefício (dom, dádiva, presente) a outras pessoas. Por exemplo, quem recebeu a capacidade de curar acaba por agraciar outra pessoa ou pessoas com a cura.

A pessoa que recebe a cura ministrada por alguém com o dom de curar (sei, sei: são “dons”, no plural) também recebeu uma dádiva, um presente e, portanto, um dom. Assim, pode-se dizer que a cura em si também é um dom espiritual.

A dinâmica dos dons espirituais então parece ser esta: o Espírito Santo, ele mesmo um dom, concede dons (capacidades) a pessoas e esses dons resultam ainda em outros dons (benefícios) a alguém.

Não custa dar mais um exemplo: a pessoa que profetiza recebeu o dom/ capacidade da profecia, e a mensagem que ela entrega é também um dom/ benefício, recebido pela  igreja local.

Nota: As terminologias “capacidade(s)” e “benefício(s)” são minhas, apenas para maior clareza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s