Lições Bíblicas: “E deu dons aos homens”

Lição 1 — 2.° trimestre de 2014

Como texto introdutório, leia o artigo A dinâmica dos dons espirituais.

Os dons na Bíblia

“Na Antiga Aliança, Deus concedeu a Israel líderes extraordinários para guiá-los como povo eleito. Alguns tinham dons especiais, como Moisés, Arão, Miriã, Josué; outros eram profetas ou mensageiros, que tinham dons especiais, concedidos por Deus para a operação de sinais e maravilhas. Mas aqueles dons não estavam à disposição de toda a comunidade. Moisés fazia sinais ante Faraó, e o povo apenas tomava conhecimento e era beneficiário dos milagres de Deus. Eliseu fazia sinais, multiplicando o azeite da viúva; ou tornando doces as águas estéreis (2 Rs 3.20-22), e o povo era apenas espectador, ou nem tomava conhecimento de tais maravilhas.Entretanto, na Nova Aliança (Novo Testamento), como parte do plano de Deus, em Cristo Jesus, Ele resolveu dar ‘dons aos homens’ (Ef 4.8), após sua vitória sobre a morte e sobre todos os poderes do mal. Indo além dos “dons naturais”, Jesus resolveu capacitar seus servos, in­tegrantes de sua Igreja, dando-lhes dons {carismas), que são postos à disposição de todos os salvos, no seio da comunidade cristã” (Elinaldo Renovato de Lima).

Os dons de serviço, espirituais e ministeriais

Efésios 4.12 apresenta o propósito dos dons espirituais: “O aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”.

Listas de dons espirituais do Novo Testamento (ARC)

1. Efésios 4.11 — Apóstolos; profetas; evangelistas; pastores; doutores (pastores e doutores talvez combinados).

2. Romanos 12.6-8 — Profecia; ministério; ensino; exortar; repartir; presidir; misericórdia.

3. 1Coríntios 12.8-10 — Palavra da sabedoria; palavra da ciência; fé; dons de curar; operação de maravilhas; profecia; dom de discernir os espíritos; variedade de línguas; interpretação das línguas.

Observação: A profecia aparece nas três listas; o ensino, nas duas primeiras.

(Adaptado de uma fonte desconhecida.)

Corinto: uma igreja problemática na administração dos dons espirituais

“Uma coisa que você ainda não deve saber sobre dons espirituais é que eles, apesar do nome, não tornam o seu portador mais espiritual. Outra coisa é que eles também não são concedidos a alguém por ele ser mais espiritual que os outros. Você já deve ter lido a Carta aos Coríntios. Os crentes da igreja de Corinto deixavam muito a desejar no que diz respeito à conduta cristã, mas possuíam todos os dons que o apóstolo Paulo conseguia lembrar. As duas situações estão aí: crentes carnais, como chamamos, receberam todos os dons espirituais que podemos relacionar e não se tornaram melhores depois disso. Em nossos dias e desde muitos séculos, temos igrejas que não aceitam a atualidade desses dons, mas isso não impede que os seus membros sejam pessoas espirituais. Conheço muita gente assim. O que torna você uma pessoal espiritual é o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, amabilidade e domínio próprio. Observe que tudo está ligado à conduta cristã. Então, a espiritualidade se mostra em nossa maneira de agir. Agimos com amor? Temos paciência com as falhas alheias? Sabemos refrear os nosso impulsos? Se não há em nossa vida traços dessas virtudes, não importa quantas profecias entreguemos, quantas curas realizemos ou quantas coisas verdadeira revelemos, não somos pessoas espirituais. Simples assim” (Judson Canto — extraído de Dom de revelação: cartas a Anne (2), mas que se aplica a este tópico).

Lição 2 (leia aqui).

BIBLIOGRAFIA. Lima, Elinaldo Renovato de. Dons espirituais e ministeriais. Rio de 
Janeiro: CPAD, 2014.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s