Lições Bíblicas: “Dons de poder”

Lição 4 — 2.° trimestre de 2014

“A categoria dos dons de poder é constituída pelo dom da fé, pelos dons de curar e pela operação de maravilhas […]. Podemos dizer que esses dons consistem no poder sobrenatural do Espírito Santo que nos possibilita fazer aquilo que não está ao alcance da capacidade humana” (Temóteo Ramos de Oliveira).

O dom da fé (1Co 12.9)

“A fé, como um dom, é obviamente diferente da salvífica e da fidelidade que é o fruto do Espírito. Alguns entendem que se trata da fé que move montanhas, ou do tipo da que foi demonstrada pelos heróis da fé em Hebreus 11. Mas assim como uma palavra de sabedoria é dada à Igreja para satisfazer a necessidade de um item específico de sabedoria, também este dom pode ser a transmissão de fé ao Corpo. O Espírito Santo pode usar um cântico, uma oração, um testemunho, ou a pregação como um canal para comunicar a fé ou erguer o nível da fé na Igreja. Essa comunicação da fé fez de Paulo um ministro capaz do Novo Testamento (novo concerto) (2Co 3.4-6). Capacitou-o a ajudar outros a receber o Espírito mediante a pregação da fé (Gl 3.2,5). Certamente, também, foi manifestada na oração uníssona que produziu um novo derramamento do Espírito em Jerusalém (At 4.31). Possivelmente, também tem sido expressada na forma de poder para levar a efeito outros tipos de ministério” (Stanley M. Horton).

“Por este dom, o crente é […] revestido do poder sobrenatural de confiar em Deus em situações que só um milagre poderia alterar; de confiar quando tudo está aparentemente perdido; de confiar mesmo quando não há a mínima esperança de solução” (Gordon Chown).

Dons de curar (1Co 12.9)

“Paulo expressa o primeiro destes dons usando o plural — literalmente ‘dons de curar’. O termo ‘dons’ poderia indicar que toda cura é um dom especial; a palavra ‘aura’ possivelmente chama a atenção para diferentes tipos ou categorias de curas que envolvem a ‘restauração da saúde do homem como um todo, corpo, alma e espírito. Os evangelhos e Atos sustentam amplo testemunho da grande diversidade de curas efetuadas por Jesus e seus seguidores (veja Mc 1.32-34). Não é necessário, porém, concluir que o plural implica que um indivíduo com um dom específico possa curar uma doença ou um grupo de doenças em particular, ou que queira dizer que sejam necessários diferentes dons para diferentes tipos de doenças” (Anthony Palma).

“A cura do corpo doente pela fé é um fruto da morte de Cristo na cruz do Calvário (cf. Is 53.4,5; 1Pe 2.24,25; Mt 8.16,17; 9.35,36). Os dons de curar consistem em uma operação do Espírito Santo, pela qual o poder de cura que Jesus ganhou é transmiti­do ao doente de modo abundante, imediato, para a cura completa. Vemos em Atos esse dom em plena atividade no ministério de vários homens de Deus: Estêvão (cf. At 6.8), Pedro (cf. At 3.6,7; 9.32-43), Filipe (cf. At 8.7) e Paulo (cf. At 14.8-10; 28.8,9)” (Eurico Bergstén).

 O dom de operação de maravilhas (1Co 12.10)

“A operação de maravilhas consiste em dois plurais: de dunamis (façanhas de grande poder sobrenatural) e energêma (resultados eficazes). Esse dom pode estar relacionado à proteção, provisão, expulsão de demônios, alteração de circunstâncias ou juízo. Os evan­gelhos registram milagres no contexto da manifestação do Reino (ou domínio) messiânico, da derrota de Satanás, do poder de Deus e da presença e obra de Jesus. A palavra grega para ‘milagre’, em João, enfatiza o seu valor como sinal para encorajar as pessoas a crer e a continuar crendo. Atos dos Apóstolos enfatiza a continuação dessa obra na Igreja, de­monstrando que Cristo é vencedor” (David Lim).

Leia também: A dinâmica dos dons espirituais.

Lição 5 (leia aqui).

BIBLIOGRAFIA. Bergstén,Eurico. Introdução à teologia sistemática. Rio de Janeiro: 
CPAD, 1993. * Chown, Gordon. Os dons do Espírito Santo. São Paulo: Vida, 2002. * 
Horton, Stanley M. O que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo. Tradução de Gordon 
Chown. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1995. * Lim, David. Os dons espirituais. In: 
Horton, Stanley M. (Org.). Teologia sistemática: uma perspectiva pentecostal. 
Tradução de Gordon Chown. Rio de Janeiro: CPAD, 1996. * Oliveira, Temóteo Ramos 
de. Teologia sistemática: os dons espirituais. In: Canto, Judson (Org.). EBO: 
Escola Bíblica de Obreiros 2007. Curitiba: Assembleia de Deus em Curitiba, 2007. 
* Palma, Anthony. 1 Coríntios. In: Arrington, French L.; Stronstad, Roger (Org.). 
Comentário bíblico pentecostal. Tradução de Luís Aron de Macedo e Degmar Ribas 
Júnior. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s