Escreva o seu livro — eu ajudo

***

Dia desses, revisei um livro bem simples, em que um cristão, hoje um empresário de destaque no estado de São Paulo, relata a sua trajetória de vida em doze breve capítulos. Se eu o tivesse conhecido durante a produção do livro, teria feito algumas sugestões para preencher os hiatos da narrativa e também poderia tê-lo orientado em outros aspectos do trabalho. Mas enfim, gostei de ter participado da obra, porque significa que alguém tomou a decisão de compartilhar com outras pessoas a sua experiência de vida, que por certo será de utilidade para alguém. Um livro é um legado que todos deveriam deixar.

Já relatei aqui no blogmorte de vários pastores e lamentei o fato de alguns deles partirem sem deixar nem mesmo um esboço para a posteridade. A cultura assembleiana (faço parte da entidade religiosa Assembleia de Deus) por muito tempo fez pouco dos seminários e até os combateu. O resultado foram no mínimo duas gerações de pastores, salvos honrosas exceções, sem nenhuma intimidade com a palavra escrita. Nos dias de hoje, há entre nós pastores com boa escolaridade, mas a produção literária continua sofrível, até porque as atividades ministeriais em que costumam se envolver deixam pouco tempo para a reflexão e quase nenhum para  a produção literária.

Mas a boa notícia é que um pastor — ou qualquer cristão, membro ou obreiro — pode produzir um livro com a história de sua vida, suas ideias e seus estudos bíblicos. Um bom exemplo é o pastor João Ceno, de Criciúma (SC), que por iniciativa dos filhos recorreu aos préstimos desta ovelhinha para publicar a sua biografia. Na postagem que publiquei sobre o lançamento da obra, também insisto na ideia do legado escrito (leia aqui).

E não pense que algo assim irá tomar muito tempo, se você for um pastor ou um membro de igreja muito atarefado. Para produzir 180 páginas foram necessárias menos de seis horas de gravação (veja os detalhes na postagem citada). Por questão de saúde e de outros compromissos tive adiar o projeto, mas agora pretendo me dedicar à busca desses testemunhos e conteúdos, que com certeza irão abençoar muita gente, pois as histórias de vida, principalmente, não raro produzem novo ânimo em nós e nos levam a retirar projetos empoeirados das gavetas.

Foi justamente aquela obra simples que revisei que me tornou a despertar para este trabalho. Se você tem vontade de deixar um legado escrito com o seu testemunho de conversão, sua história de vida ou qualquer outro conteúdo que pretenda passar para o papel, podemos trabalhar juntos. É um investimento que vale a pena. Escreva para o meu e-mail de contato aí em cima, e vamos conversar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s