Confissão de adolescente

***

Eu era bom aluno. Tinha facilidade para aprender e estudava muito pouco fora do horário de aula. Quando a prova exigia apenas que se reproduzisse o texto do livro ou do caderno para responder às perguntas, eu me sentava em algum lugar e decorava quantas páginas fossem necessárias, às vezes quando já estava pronto para ir à escola. Vez por outra, tirava uma nota um pouco baixa, mais por desatenção ou por um “branco” ocasional.

Eu via os meus colegas escondendo papeizinhos com cola na manga do uniforme ou escrevendo fórmulas na palma da mão e até achava engraçado. Também acontecia de todo mundo querer sentar perto de mim em dia prova. Eu não gostava de ficar soprando respostas, embora fizesse isso às vezes, mas não me importava se alguém copiasse alguma resposta de mim.

Mas venho aqui confessar o meu pecado: eu também colei na escola. Foram apenas duas vezes, uma vez no primário (quarta série, eu acho) e outra vez no ginásio. Fora isso, devo ter conferido uma ou duas vezes a minha resposta com a do colega do lado.

A primeira vez que colei foi num teste de geografia. Eu havia faltado à aula e não me preocupei em copiar a matéria de ninguém. Assim, chegou o dia da prova e eu não estava preparado. Alguém me falou que seriam cinco questões, e em cada questão teríamos de escrever o nome dos estados que formavam uma das regiões do Brasil. Sem tempo para decorar, copiei num papel bem pequeno, em letra bem miúda, todas as siglas dos estados por região. Na hora da prova, coloquei o papelzinho debaixo da folha para facilitar a consulta. Tirei dez.

A segunda vez foi numa prova de técnicas comerciais. Eu havia esquecido que era prova. Alguma coisa eu sabia, mas era muito pouco para conseguir uma nota decente. Como não havia preparado cola, retirei o caderno de baixo da carteira e copiei o que pude. Num certo momento, quando vi o professor mais distraído, cheguei a colocar o caderno em cima da carteira. Não tirei dez, mas ainda me saí bem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s