Assembleia de Deus faz 103 anos hoje

***

Hoje a Assembleia de Deus no Brasil comemora 103 anos de existência. Venho lembrando a data aqui no blog desde 2010, quando a denominação comemorou 99 anos.

O ano de 2014 também celebra alguns “centenários” da denominação. Nesse ano, o Brasil passa a ser oficialmente campo missionário da Missão Sueca. As cidades paraenses de Xarapucu e Catipuru são evangelizadas por Daniel Berg. Maria de Jesus Nazaré, a segunda pessoa batizada com o Espírito Santo na AD, evangeliza Uruberetama, no Ceará, trabalho continuado por Adriano Nobre. É fundada por Daniel Berg e Gunnar Vingren a Assembleia de Deus em Afuá, na ilha de Marajó. Dos Estados Unidos, chega a Belém do Pará o casal sueco Otto e Adina Nelson.

Mas volto a dizer: o loteamento das convenções por suas preferências políticas deram às últimas comemorações, com tantas coisas para celebrar, um clima de melancolia.

Mais uma vez, até a publicação desta postagem, não encontrei menção alguma nos sites da CGADB ou da CPAD. Para não ser injusto, li uma nota acanhada do pastor José Wellington no Facebook da Convenção Geral, que parece redigida por um secretário indolente obcecado por maiúsculas: “Hoje, 18 de Junho é um dia de festa para todos nós, hoje nossa Igreja, Assembleia de Deus completa 103 anos. 103 anos de Conquistas; 103 anos de Vitórias; 103 anos de História. Parabéns Assembleia de Deus! Eu, Você, Nós fazemos parte desta História”. 85 pessoas curtiram.

A igreja-mãe, é claro, celebra a data como tem feito nos últimos anos. E, para quem observa de fora, cada vez mais parece a festa “deles”.

Anúncios

Um comentário em “Assembleia de Deus faz 103 anos hoje

  1. O triste é que aqui no Pará, onde a denominação nasceu, a igreja está dividida. A igreja mãe pertence a SIADSETA, tendo sua maior força no centro de Belém com a família Câmara dirigindo. No interior do Estado as igrejas são filiadas a COMIEADEPA que por sua vez é filiada a CGADB. No centenário houve duas festas aqui em Bélém, uma dirigida pela CGADB e outra pela SIADSETA. Alguma semelhança entre judeus e samaritanos não é mera coincidência.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s