Lições Bíblicas: “Tiago — fé que se mostra pelas obras”

Lição 1 — 3.° trimestre de 2014

O assunto do terceiro trimestre é a epístola de Tiago. Esta primeira lição procura apresentar um panorama geral da carta, por isso sugiro que você busque em comentários e dicionários bíblicos textos relativos à sua autoria, data, destinatários, propósito, e assim por diante.

Autoria, local data e destinatários

Este resumo foi adaptado do livro Panorama do Novo Testamento (Ensinai):

Autor e data. Identifica-se como “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo”. É improvável que tenha sido Tiago, irmão de João, que foi martirizado muito cedo (At 12.2). Tradicionalmente, aceita-se que seja o meio-irmão de Jesus, que de início não acreditou no Messias (Jo 7.2-5), mas depois se converteu e alcançou posição de destaque na igreja (Gl 1.19; 2.17). É chamado “coluna” da igreja (Gl 2.9) e exerceu significativa liderança em Jerusalém (At 15.13). Alguns acreditam que ele escreveu a carta entre os anos 45 e 48, sendo, portanto, uma das mais antigas do Novo Testamento. Outros, porém, acreditam que foi por volta do ano 60, já perto do fim da vida (ele foi martirizado por volta de 62).

Tema. A fé manifestada nas boas obras é o tema de Tiago. Também poderia ser “A religião pura” (1.27).

Destaques e características especiais. Estas duas passagens resumem o conteúdo da carta: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo” (1.27); “Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” (2.26). A carta de Tiago é saturada de preceitos morais que expõem a ética do cristianismo: os seus 108 versículos contêm mais de cinquenta mandamentos.

O propósito da epístola de Tiago

Este comentário de R.  W.  Wall complementa o conteúdo da seção:

Tiago foi escrita para uma comunidade cuja fé em Deus está sendo ameaçada por tribulações constantes (Tg 1.2-4). Essas “provações” da fé são causadas por uma variedade de circunstâncias, externas e históricas. 0 mais importante é que cada teste gera uma crise teológica, quando o crente é en­ganado ou confundido com mais facilidade sobre quem Deus é e como ele age (Tg 1.5-8). Em uma crise profunda, que leva à reflexão teológica, em grande parte interna e espiritual (Tg 1.13-15), requer-se uma decisão que, em última instância, é a medida da verdadeira devoção do crente a Deus. Ou seja, é o que determina se ele está ou não em condições de participar do reino vindou­ro de Deus (Tg 1.12). Permanecer fiel a Deus no presente é o caminho para receber, no futuro, as bênçãos que Deus prometeu.

A atualidade da epístola de Tiago

Simon Kistemaker comenta a relação entre a epístola de Tiago e os ensino de Jesus:

Tiago se baseia na pregação de Jesus, discute a questão da fé e das obras de maneira independente em relação aos ensinamen­tos de Paulo e escreve sobre a submissão a Deus de forma mais simples do que aquela apresentada por Pedro em suas epístolas. Em sua epístola, Tiago se harmoniza com a tônica dos ensina­mentos de Jesus registrados nos evangelhos. É notável a semelhança existente entre o Sermão do Monte (Mt 5.3-7.27; Lc 6.20-49) e ver­sículos, orações, frases e palavras contidas na carta de Tiago.

Mostre aos alunos as semelhanças entre estes versículos: 1) Mateus 5.7 com Tiago 2.13; 2) Mateus 5.19 com Tiago 2.10; 1) Mateus 6.19 com Tiago 5.2,3.

Lição 2 (leia aqui).

BIBLIOGRAFIA. Ensinai: Curso de Teologia Ministerial. Panorama do Novo 
Testamento. Coordenação editorial de Judson Canto. 3. ed. Curitiba: AEIEADC, 
2010. * Kistemaker, Simon. Tiago e epístolas de João. Tradução de Susana 
Klassen. São Paulo: Cultura Cristã, 2006. * Wall, R. W. Tiago, Carta de. In: 
Reid, Daniel G. (Org.). Dicionário teológico do Novo Testamento. Tradução de 
Márcio L. Redondo e Fabiano Medeiros. São Paulo: Vida Nova, 2012.
Anúncios

Um comentário em “Lições Bíblicas: “Tiago — fé que se mostra pelas obras”

  1. Sempre que possível me envie mareriais para estudo.
    Sou membro da AD em BH. Sede.
    Obrigado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s