Meditações ao acaso: 1Samuel 16.14

O povo de Israel, estabelecido na Terra Prometida havia algum tempo, achou por bem sacudir de si o jugo da teocracia. Queriam experimentar algo mais humano, um governo de homens para homens, que manteria Deus apenas como reserva técnica de poder ou como arma secreta.

Então o próprio Deus, engolindo a rejeição, providenciou para eles o melhor homem disponível para assumir o posto de governante máximo da nação. Saul de forma alguma foi um equívoco ou um expediente para perpetrar uma suposta vingança divina. Deus concedeu ao povo exatamente o que este pediu. O novo rei preenchia todos os requisitos e atendia a todos os anseios do povo.

Mas Saul não era Deus. Suas qualidades aos poucos foram ofuscadas pelos seus desmandos. E depois que, à semelhança do povo, ele cortou relações com Deus, ficou à mercê de um espírito maligno. Em suma, Israel trocou o Deus santo por um rei endemoninhado.

É ilusão pensar que na rejeição a Deus restará apenas o humano. Toda a nossa vida está entremeada com o mundo espiritual. Existencialmente, a laicidade é impossível. A rejeição a Deus ou a negação dele não põe o ser humano numa redoma de neutralidade. Quem se afasta de Deus acaba se aproximando do Maligno. É a inexorável lei da existência.

Anúncios

Um comentário em “Meditações ao acaso: 1Samuel 16.14

  1. Caro Judson.

    Ótima análise do texto bíblico!

    Pela graça do Pai Celestial, desde os primeiros passos como novo convertido, sempre pensei no assunto da ausência de Deus lembrando da afirmação de Cristo: “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha”.

    Meditando em Mateus 12:30, e textos correlatos, entendi que não existe meio termo para ser um cristão autêntico. Ou é ou não é.

    Abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s