Nota dez é bom

Estava lembrando hoje dos meus tempos de ginásio, cursado inteiramente no Colégio Marechal Luz, em Jaguaruna. Na época, vários professores vinham de Tubarão, cidade vizinha que generosamente supria a carência de mestres da minha terra natal.

Um desses professores importados chamava-se José, um homem moreno, com aparência de índio. Ele ensinava matemática. Eu já disse que era bom aluno, e também tirava notas boas na matéria do professor José. Aliás, num ano em particular, na sétima ou oitava série, tirei dez em várias provas passadas por ele.

Já perto do final do ano letivo, numa de suas aulas ele começou a chamar os alunos um por um à sua mesa para entregar a primeira prova do último bimestre, que fizéramos na aula anterior. Quando ele me estendeu a folha dupla de caderno preenchida com a minha letra e com as correções dele, vi que havia tirado outro dez. E ele me disse:

— Olha, eu nunca dou “ótimo” pra ninguém no boletim. Mas se você tirar dez na próxima prova, eu vou te dar um “ótimo”.

O colégio havia adotado recentemente um sistema de notas para o boletim que trocava os números pelos conceitos “ótimo”, “bom”, “satisfatório”, ‘regular” e “NA” (a nota vermelha, sigla de “necessita de atenção”). E de fato: mesmo nos bimestres em que eu tirava dez nas duas provas de matemática recebia apenas “bom” no boletim. Nunca soube por que ele não dava “ótimo” para ninguém, apenas deduzi que fosse alguma teoria particular.

Chegou então o dia da última prova, e cravei outro dez. Não lembro se ele fez algum comentário ao entregá-la, mas fiquei aguardando o glorioso momento de ser o único aluno do professor José a tirar “ótimo” na matéria dele.

Quando recebi o boletim, constatei que ele não cumprira a promessa: lá estava o inflexível “bom” figurando na janelinha da matemática pela quarta vez. Sua convicção deve ter falado mais forte na hora de entregar a nota na secretaria.

Mas não fiquei ressentido com ele. Era boa pessoa e bom professor.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s