Lições Bíblicas: “A firmeza do caráter moral e espiritual de Daniel”

Lição 2 — 4.° trimestre de 2014

Nesta lição, “destaca-se a firmeza de caráter demonstrada pe­los quatro jovens que deu a eles a capacidade de enfrentar o desa­fio à sua fé no Deus de Israel. Essa atitude significava a disposição interior e era fruto da formação moral e espiritual recebida de seus pais.Tratava-se de uma postura mais firme que colocava as suas vi­das em risco por não obedecer a ordem do R ei que afetava a sua fé. Neste início do século XXI, somos desafiados na nossa integri­dade como cristãos a termos uma postura que jamais renegue a nossa fé cristã. Haverá em nossos dias gente confiável? Para esse tempo de crise de integridade, a história de Daniel serve de modelo aos cristãos” (Elienai Cabral).

Uma retrospectiva histórica

Reveja as informações do meu comentário da lição anterior na seção “A história por trás do livro de Daniel/ Os fatos que propiciaram o exílio na Babilônia” (leia aqui).

Sobre Daniel 1.1, William MacDonald observa:

Parece haver uma discrepância entre Daniel 1:1 e Jeremias 25:1 [e 46.2]. Aqui, diz-se que Nabucodonosor sitiou Jerusalém no ano terceiro do reinado de Jeoaquim. De acordo com Jeremias, o quarto ano de Jeoaquim foi o primeiro ano de Nabucodonosor. Pode-se atribuir a divergência às formas diferentes em que judeus e babi­lônios realizavam os cálculos em seus calendários.

Gleason Archer explica:

Nabucodonosor foi coroado em 605 a.C; esse, segundo o sistema babilônico teria sido o “ano de acesso” dele. Seu primeiro ano de reinado, portanto, não começou antes do dia de Ano Novo, em 604. Mas, de acordo com o sistema judaico, o ano de acesso era contado como o primeiro ano do reinado. Visto que Jeoaquim subiu ao trono de Judá em 608, pelo faraó Neco, 605 seria o seu quarto ano de reinado (Jeremias teria contado assim, como residente em Jerusalém). Mas, segundo o cálculo babilônico (que Daniel, como residente na Babilônia, haveria naturalmente de seguir), 605 seria o “terceiro” ano de Jeoaquim (contando seu primeiro ano de reinado a partir do dia de Ano Novo de 607).

A força do caráter/ A atitude de Daniel e de seus amigos

Veja esta interessante explicação de Tokumboh Adeyemo sobre os nomes (e sua mudança):

Não nos é dito imediatamente porque os quatro moços hebreus, Daniel, Hananias, Misael e Azarias, são mencio­nados de modo específico [1.6]. Mas a informação que te­mos é que seus captores logo iniciaram um processo de despersonalização, começando pela mudança do nome dos jovens. Para os semitas, os nomes não são meras insígnias. Da mesma forma que os nomes africanos ligam as pessoas a seus ancestrais, a seus valores tribais e a seu destino coletivo, assim era para aqueles hebreus. Daniel significa “Deus é meu juiz”. Hananias significa “aquele a quem Javé demonstra graça”, Misael é uma pergunta: “Quem é como Deus?”, e Azarias significa “aquele a quem Javé ajuda”. […] Com o propósito de desligá-los de seus antepassados, de sua aliança com o Senhor e de seu destino coletivo como povo, Aspenaz, o chefe dos eunucos, deu-lhes nomes derivados de divindades babilônicas. Beltessazar significa “Príncipe de Bel”, conforme Bel, deus patrono da Babilônia [Is 46.1; Jr 51.44]. Sadraque significa “inspirado pelo deus-sol, Aku”. Mesaque significa “quem pode ser comparado a Shak?”, nome dado à deusa Vênus, a quem os babilônios adoravam. Abede-Nego significa “servo do fogo resplande­cente”, alusão ao deus-fogo ou uma corrupção do nome Nebo. […] recentemente, alguns cristãos [africanos] cujo nome familiar tem uma ligação com divinda­des tradicionais o substituíram por títulos como “Oluwa”, que significa “Senhor”, ou simplesmente “Jesus”. Daniel e seus amigos não tiveram escolha quanto a seus nomes, e tanto um grupo de nomes quanto o outro são usados de modo passível de mudança no livro. Contudo, onde tivessem de fazer uma escolha e onde isso tivesse maior significado, mais eles optavam pelo Senhor.

Sobre a fé e o caráter dos quatro jovens hebreus, Antônio Neves de Mesquita comenta:

Estes jovens estavam destinados a uma grande obra missionária no pais, e o triunfo de tudo estava nas mãos de Deus. Possivelmente eles ignoravam o que os aguardava no futuro, mas uma coisa fizeram confiaram no seu Deus. Em qualquer circunstância da vida, a fé ainda vale. A entrega da vida nas mãos do Senhor é sólida garantia de sucesso. Coloque-se quem quiser nas condições dos jovens hebreus. Como cativos, vivendo no palácio real, onde a vida dependia dos caprichos do rei, tentar mudar uma ordem requeria muita fé e muita coragem. Estes jovens receberam de Deus (v. 17) conhecimento e inteligência em toda cultura e sabedoria, mas a Daniel deu o dom da interpretação de sonhos e visões, que muito o iria ajudar na sua obra futura. Daniel foi mesmo bafejado pela graça divina para a obra que todos nós lhe reconhecemos. Os outros tiveram os seus dons, mas não iguais aos de Daniel.

Nota: Deixe o seu comentário, esse retorno é importante para mim. Se quiser compartilhar algo sobre o assunto desta lição com os outros professores, fique à vontade para usar este espaço.

Lição 3 (leia aqui).

BIBLIOGRAFIA

Anúncios

3 comentários em “Lições Bíblicas: “A firmeza do caráter moral e espiritual de Daniel”

  1. Os pés e dedos da estátua do sonho de Nabucodonosor também são interpretados como Roma dívidida e conflitos com os povos bárbaros que se tornariam nações da europa, o texto diz que um reino seria forte e outro fraco nem todos paises da europa são potências econômicas, diz também que se uniriam com semente humana mas não se ligariam , na idade média houve tentativas de reunificarva Europa com casamentos entre nobres, reis, rainhas, príncipes mas não deu certo, fora os que tentaram reunificar como Alexandre magno, Napoleão, no século 20 Hitler, mas a profecia não falha, e é na interpretação profética pela história chamada historicismo é que notamos que a rocha está mais perto do que imaginamos, senão ficaremos jogando o advento de Cristo sempre no futuro , sempre no futuro e muitos serão pegos de surpresa

    Curtir

  2. A PAZ DO SENHOR QUERO AGRADECER POIS FOI MUITO ÚTIL A MIM POIS AMANHÃ É MINHA PRIMEIRA AULA PARA OS ADULTOS ME AJUDOU MUITO!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s