Deus, o mar e a fidelidade

Estava ontem sentado diante do mar. Acomodara-me num dos vários troncos que as águas roubam das ilhas próximas e desovam na areia. O domingo ensolarado e quente trouxe muito povo para a praia, mas quando cheguei era noite escura e não havia mais ninguém.

No entanto, até os limites das rédeas que o Criador entregou à Lua, o mar continuava indo e voltando. Creio que pouca gente atentaria para isso, pois sabemos que, esteja a praia lotada ou deserta, o mar continua a fazer o seu trabalho. Jamais iremos chegar antes dele à praia porque ele sempre está ali.

Nós, humanos, não somos tão generosos com a nossa vocação. Recolhemo-nos ao nosso egoísmo quando sentimos que a nossa medida diária de serviço cristão foi preenchida. Tendemos a ser negligentes quando não há ninguém olhando. Entregam-nos à indolência quando ninguém nos cobra. Temos apagões de fé e crises de virtude. Apesar de tudo, é próprio do redimido buscar a perfeição. O mar não precisa melhorar em nada: naquilo que lhe concerne, ele já é perfeito. O ser humano, por sua vez, sofre influências de todos os lados, como se estivesse cercado de luas.

Por isso, a virtude da fidelidade, aquilo que nos torna confiáveis, exige cuidado constante. Deus é ainda mais confiável que o mar. Não há oscilações nele. Não há luas à sua volta. Não há como ele ser infiel. Assim, enquanto falhamos, ele permanece fiel. Jamais alcançaremos a fidelidade dele e,convenhamos, nem mesmo a constância do mar. Mas Deus sabe dos esforços que fazemos para não deixar a praia. Se um dia chegar mais cedo e não nos encontrar ali, ele vai entender.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s