Reminiscências dos outros que também são minhas

Tive a grata surpresa de receber esta semana um e-mail do meu primo distante e amigo chegado Édson Machado, em que ele relembra de maneira maravilhosa a amizade que desfrutamos na adolescência em Jaguaruna e que permanece até hoje. Com a permissão dele, reproduzo o texto aqui:

EFEMA

Para: obalido@hotmail.com

Há muito tempo, dois guris divertidos, numa pequena cidade de Santa Catarina, amigos fiéis, compartilhavam informações (ou seriam fofocas?) e despreocupadamente sonhavam… havia afinidades entre eles… o estudo, a bola, as piadas e… os livros. Trocavam ideias sobre os textos que liam e um indicava para o outro qualquer título novo. Naquele canto do mundo, o universo era pequeno para eles: de Mark Twain a Franz Kafka, passando pelos gibis do Tio Patinhas e do Fantasma, tudo era devorado rapidamente. Cada um escrevia de um jeito, mas escreviam legal… na sala de aula as professoras liam em voz alta, para os demais alunos ouvirem, as redações de ambos.

O tempo, sempre ele, sempre o tempo, implacável tempo, voou. Um deles até hoje mantem estreita relação com as palavras… está sempre balindo… o outro fez Jornalismo, foi repórter/redator, viveu e se manteve dessa atividade por vários anos (somente se afastando por opção comercial)… O que lá atrás, na pequena cidade catarinense, era uma diversão, um passatempo (tinha tbm as palavras cruzadas), já era na verdade um molde do destino. O mesmo que agora os aproxima. O balido é um som parecido com “béééé”… E identifica as ações de Judson.

O e-mail que começa com “efema” é a abreviatura de Édson Ferreira Machado… Judson/Édson, dois nomes com sílabas finais iguais… as afinidades eram muitas… e o laço de amizade, embora o desgraçado do tempo tenha se intrometido, nunca foi rompido. A vida segue e o amanhã é sempre uma nova oportunidade. Os dois guris que de tudo riam – até do vento – agora maduros homens (?) por certo acharão tempo de rir do tempo que os separou e passou. Veremos, né Pedro Bó? [Brincadeira nossa.]

Abçs,

Édson Machado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s