A paz, um presente de Deus

Adaptado do artigo: Lições Bíblicas: “No mundo tereis aflições

Jesus-sleeping-in-boat-at-peace-in-storm

O fato de sermos cidadãos do Reino de Deus não nos isenta das leis naturais nem das agruras do sistema em que estamos inseridos. Se nos jogarmos de um precipício, iremos nos estatelar lá embaixo. Na vida diária, sofremos injustiças, ficamos doentes, nos afadigamos no trabalho e nem sempre realizamos os nossos sonhos. Atrasamos as prestações do carro, e as enchentes destroem os nossos móveis. Sentimos raiva e experimentamos frustrações.

Ninguém passa incólume por este mundo. Caímos nas suas armadilhas e todos os dias pecamos contra Deus. Os milagres e livramentos estão longe de ser a nossa rotina. Temos a alegria da salvação, mas nem por isso a vida é um oba-oba. Não somos seres etéreos, somos criaturas de carne e osso, e foi Deus que nos criou assim. Cristo andou sobre as águas, mas nunca reivindicou isenção de sua humanidade. Tentado pelo próprio Satanás, recusou-se a violar as leis da natureza em benefício próprio.

Temos a vida controlada por Deus, e nem sempre entendemos os seus caminhos. Entre a promessa feita a Abraão e o ingresso de sua descendência na Terra Prometida, o povo escolhido experimentou a escravidão e o silêncio de Deus, foi maltratado e perseguido, cedeu à murmuração e à incredulidade e teve, por isso, a jornada prolongada em quatro décadas no deserto. Paulo teve de se conformar com o “espinho na carne”, mas “combateu o bom combate, venceu a carreira e guardou a fé”.

Para aceitar a realidade da aflição em nossa vida, “paz” é uma palavra-chave. Ela é uma dádiva de Deus para nos facilitar a jornada através deste mundo. O próprio Cristo entregou-nos esse presente: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. Ele mesmo deu um grande exemplo prático dormindo num barquinho sacudido por uma terrível tempestade, imagem que nos será de grande ajuda evocar nas tormentas da vida.

O apóstolo Paulo, calejado das tempestades literais e espirituais, descreve assim a eficácia dessa ferramenta gratuita: “A paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”. Ela será sempre mais poderosa que qualquer aflição que enfrentemos no mundo. Sobre essa base, nenhuma adversidade nos levará ao desespero ou nos fará perder a fé.

Anúncios

2 comentários em “A paz, um presente de Deus

  1. A Palavra de Deus é farta de narrativas que comprovam que a dor e a aflição são mais eficazes como ferramentas de Deus no processo de formar Cristo em nós do que os momentos de paz. Mostra ainda que esta, a paz, fica ainda mais preciosa ao findar da guerra. Boa reflexão, que o Senhor ilumine mais e mais sua escrita.

    Curtir

  2. Tenho você por exemplo ; Lemos milhares de gibis, e até hoje não tens nenhum preferido… Mas tiraste grandes experiência ok: Aqui esta a paz.
    Mas nos últimos anos temos visto muitos crentes se apaixonar pelo personagem do evangelho, e não mais saber do ensino da palavra de Deus… E por isso muitos deixam a prática da paz de cristo ; e vivem na aflição, por não saber lutar contra o seu ego… As bíblias de hoje já não usam mais o roda pé para o caminha adiante na palavra e fica um texto neutro._ Para resposta humana ; E nisso conturba a paz…
    A paz seja contigo e a saúde, felicidades.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s