Taças divinas (reedição)

types_of_wine_glasses

Os enólogos recomendam uma taça diferente para cada tipo de vinho. A taça de vinho tinto é maior e mais bojuda e tem a borda um pouco fechada: é para impedir que os aromas se dispersem. A taça de vinho branco é menor porque esse tipo de vinho deve ser consumido a temperaturas mais baixas, que não seriam conservadas numa taça maior. A taça usada para beber os espumantes e o champanhe tem o formato alongado para conservar as borbulhas. A taças para vinho fortificado ou licoroso possui bojo pequeno, porque esses vinhos são consumidos em pequenas quantidades.

Deus também possui uma coleção de taças naquilo que podemos chamar a sua eclética prateleira de “vasos”, nas quais derrama os vinhos dos seus dons.

Ministérios encorpados, mais amplos e estabelecidos, comparáveis às colunas apostólicas, são conservados nos bojos maiores da perenidade, como as taças de vinho tinto. Nelas são servidos os vinhos do apostolado, do pastorado e dos demais serviços responsáveis por manter o aroma de Cristo na comunidade.

São servidos em taças de vinho branco os ministérios caracterizados por certa mobilidade. Os evangelistas e outros obreiros itinerantes têm uma vocação de “consumo rápido”. Se expandirem o bojo da taça, a permanência num só lugar, perderão o frescor.

Dons de poder precisam ser canalizados em estruturas mais estreitas, pois a efervescência se perde nas bordas alargadas. Daí que ministérios baseados em curas e milagres não podem se pretender bojudos — seriam taças impróprias para os espumantes de Deus.

Milhares de tarefas menores vêm se somar à unidade do Corpo. Em proporções exageradas, porém, desvirtuariam o propósito da igreja. Por isso, são vinhos servidos nas menores taças, pois é como serão mais apreciados.

E quando alguém é dotado de vários dons? Bem, existem taças desenhadas para receber vinhos de vários tipos. Por certo há também taças assim na prateleira de Deus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s