O que me incomoda no culto

culto-ad

O Daladier Lima está fazendo uma pesquisa entre seus leitores: “O que mais te incomoda no culto?”. Vi que a maioria se limitou a mencionar um detalhe, mas no meu caso há muitas razões para eu ficar incomodado. Então, inspirado pela pergunta, resolvi listar algumas delas, que me assaltam quando entro num templo da AD, minha principal referência. E é uma lista bem resumida, para não parecer uma versão irritada do salmo 122 com o volume do salmo 119:

Incomoda-me desde o início que o culto seja realizado no templo, tão impessoal, em vez de num ambiente aconchegante e familiar, onde todos podem se olhar nos olhos e se chamar pelo nome.

Incomodam-me os bancos direcionados para o púlpito, que não nos deixam interagir com o irmão do lado, a não ser quando um pregador chato manda o povo repetir alguma asneira.

Incomoda-me a verticalização do culto, pois a comunhão entre irmãos, que é horizontal, não é sentida nem desfrutada como deveria.

Incomoda-me a participação hierarquizada ou loteada entre os departamentos, que anula a espontaneidade (tão queridinha dos pentecostais) e não raro repele contribuições que seriam mais importantes para a edificação do Corpo.

Incomoda-me que a edificação esteja cada vez mais sendo substituída pelo espetáculo (a maioria não tão espetacular assim).

Incomoda-me, nos cultos temáticos, ver o seu propósito esquecido trinta segundos após o amém final.

Incomoda-me a verborragia piedosa despejada dos púlpitos, aquele sonido incerto e insistente que orienta o povo para lugar nenhum.

Incomoda-me — e pelas razões acima não me surpreende — o fato de muita gente deixar de frequentar os cultos e não sentir a mínima falta deles.

Incomoda-me, por fim, o fato de muitos deixarem de frequentar os cultos, e a igreja, por estar muito ocupada cultuando a Deus, não sentir a mínima falta deles.

2 comentários em “O que me incomoda no culto

Deixe um comentário

