De volta aos comentários das lições de escola dominical

Lições Bíblicas - 3.° trimestre de 2018

Como parte de meu projeto de ressuscitação do blog, estou retornando aos comentários das Lições Bíblicas. Postei-os semanalmente desde o primeiro semestre de 2012 até o último semestre de 2014 e deixei de publicá-los depois que materiais desse tipo se multiplicaram na blogosfera.

Volto agora com o mesmo propósito: ajudar os professores de escola dominical da classe de Adultos com algumas sugestões e subsídios. A proposta é bem simples, também como antes, apenas algo do tipo “se eu fosse dar essa aula, faria assim”.

O assunto deste trimestre é o livro de Levítico, com certeza um dos mais “chatos” da Bíblia,  porque é composto na maior parte de leis e regulamentos referentes às ofertas, ao ofício sacerdotal e a procedimentos relacionados com alimentos, doenças, comportamento moral e até partos. É essencialmente um manual de judaísmo antigo, e com certeza a pergunta que estará sempre na mente do aluno é: “E eu com isso?”.

Assim, já vai aqui a minha primeira sugestão: não deixe de aplicar nenhuma parte da lição à realidade cristã atual. Embora o conhecimento do conteúdo de cada livro da Bíblia seja importante e necessário, o simples estudo de liturgias e leis antigas não são atraentes para a maioria dos alunos.

O autor da revista é Claudionor de Andrade, consultor teológico da CPAD (função antes ocupada pelo respeitado teólogo Antonio Gilberto). Ele possui vastíssimos conhecimentos bíblicos e, naturalmente, é profundo conhecedor da doutrina assembleiana.

O primeiro comentário será publicado ainda hoje ou no máximo até amanhã. É provável que a partir da próxima semana os outros sejam postados com mais antecedência. Quero ainda lembrar que a sua contribuição é importante, por isso não hesite em curtir (se gostar), deixar seu comentário e fazer sugestões. Ficarei ainda muito feliz e agradecido se puder divulgar este trabalho nas redes sociais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: