Lições Bíblicas: “A função social dos sacerdotes”

Lição 4 — 3.° trimestre de 2018

Insisto em lembrar que o professor deve buscar meios de aplicar os tópicos de cada aula deste trimestre à realidade cristã atual. Além de o livro de Levítico não ser dos mais atraentes para estudo, as suas correlações (simbólicas ou de princípios) com a era da igreja foram praticamente deixadas de lado. Nesta lição em particular, manter-se estritamente ao conteúdo da revista significará correr o risco de ministrar a aula mais chata do ano (ou do século).

Funções clínicas
Para um professor pentecostal, não será difícil associar a função clínica do sacerdote à questão da cura divina. Os sacerdotes podem representar aqui a liderança da igreja, mas cuidado para não levar a comparação a extremos (veja o que falamos sobre hierarquia eclesiástica na lição passada). Se você for abordar a questão da cura divina, não vá atribuir o dom de cura como obrigatório para os líderes (“Têm todos o dom de curar?”, 1Co 12.30). O texto de Levítico pode indicar que seja responsabilidade da liderança da igreja vigiar questões relativas a esse dom, como incentivar sua busca, coibir o charlatanismo ou atestar reais casos de cura por operação divina (o que equivaleria à tarefa de declarar “limpo” o leproso curado: Lv 14.7; Lc 5.14).

A saúde mental das ovelhas também pode fazer parte da “função clinica” dos líderes da igreja. Sabemos que o estresse, a depressão e males semelhantes afetam milhões de pessoas nos dias de hoje, e o bem-estar do povo de Deus depende de uma mente saudável também.

Funções sanitaristas
Em muitas comunidades carentes, a orientação sobre higiene e saúde preventiva é uma necessidade real. Isso ocorre principalmente em campos missionários onde há falta de recursos médicos, saneamento básico e muita pobreza (pesquise exemplos). Também é normal a preocupação dos líderes com a saúde do povo em geral. Pode-se abordar por aí a questão da gula, do fumo, do álcool e das drogas, as orientações em situação de epidemia, e assim por diante.

Funções jurídicas
Os líderes da igreja são muitas vezes convocados para resolver conflitos familiares, litígios entre os membros da igreja e problemas do próprio corpo de obreiros. O pastor é um juiz por excelência, como demonstra com clareza o texto de 1Coríntios 6.1-11, que você deve estudar.

Por último, não se esqueça de que está falando a ovelhas, não a líderes, por isso cuide em apresentar essas características da liderança do ponto de vista das ovelhas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: